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Tipo do documento: Dissertação
Title: Detecção rápida de psicrotróficos em leite e monitoramento de Listeria spp no ambiente de processamento de laticínios
Other Titles: Rapid detection of psychrotrophs in milk and monitoring of Listeria spp in dairy processing environment
Authors: Silva, Claúdia Guerreiro da
Orientador(a): Luchese, Rosa Helena
Keywords: Pseudomonas;Listeria;ambiente;leite;laticínio;environment;milk;dairies
Área(s) do CNPq: Ciência e Tecnologia de Alimentos
Idioma: por
Issue Date: 29-Sep-2006
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Tecnologia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos
Citation: SILVA, Claúdia Guerreiro da. Detecção rápida de psicrotróficos em leite e monitoramento de Listeria spp no ambiente de processamento de laticínios. 2006. 44 f. Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Instituto de Tecnologia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2006.
Abstract: O presente trabalho tem como tema a complexidade na gestão da educação pública. Novas tecnologias, novas relações de trabalho, novas idéias nas organizações, conduziram transformações na forma de pensar a educação.A educação não pode ser ingênua e as dimensões política, econômica e social interagem e interferem na escola, gerando assim, uma diversidade. Ao mesmo tempo, a organização de educação tem uma singularidade própria, distinta das demais organizações, pois seus fins a distinguem das outras. A unidade e a diversidade convivem na educação e a consciência dessa perspectiva pode trazer um novo olhar, um novo paradigma para a sua gestão. O objetivo geral neste trabalho é contribuir para o estudo sobre a gestão da educação pública, a partir da combinação de conceitos, de idéias e da vivência em uma escola de educação profissional do Rio de Janeiro. Baseado nesse pensamento, este trabalho tem como suposição que da complexidade de uma organização de educação pública emerge a sua singularidade. A evolução do pensamento científico ocidental; a complexidade; a evolução das principais teorias de organizações e modelos de gestão; o pensamento crítico sobre a gestão da educação pública no Brasil e a evolução da educação profissional no Brasil formaram os pilares da fundamentação teórica. Este trabalho tem como base metodológica o pensamento complexo, baseado em proposições de Edgar Morin. Sob a luz do pensamento complexo, então, este trabalho utilizou uma combinação de métodos e técnicas. Foi realizado um estudo de caso de uma escola de educação profissional para se tentar buscar a complexidade na base. Existe a consciência aqui de que não se percebe de maneira simples e quantitativa o acaso, a desordem, a incerteza. Nesse sentido, o método de pesquisa escolhido foi o etnográfico, a partir do qual poder-se-ia perceber e retirar da realidade o que não se percebe apenas por meio de métodos convencionais de pesquisa.Uma pesquisa com perguntas abertas foi feita para identificar as singularidades da escola pesquisada. E, a partir de entrevistas em profundidade e de uma observação participante, foi possível fazer relações com os antagonismos propostos por Perrenoud e com as avenidas da complexidade apresentadas por Morin. Dessas relações, foi possível viver a complexidade e identificar a singularidade como um de seus dos aspectos.
Abstract: The present work focuses the complexity in the management of public education. New technologies, new job relations, new ideas in the organizations lead to transformations in the way education is viewed. Education can not be naïve as political, economic and social dimensions interact and interfere in the school, thus generating a diversity. At the same time, the education organization has a proper, distinct singularity, different from other organizations, which distinguishes its goals from those of others. The unit and the diversity coexist in education and the conscience of this perspective can bring a new look and, a new paradigm for its management. The main objective of this work is to contribute to the study of management of public education, from the combination of concepts, ideas and the experience in a school of professional education in Rio de Janeiro. Based on this thought, the work assumes that its singularity emerges from the complexity of an organization of public education. The evolution of western scientific thought; the complexity; the evolution of main theories of organization and models of management; the critical thought about public education management in Brazil and the evolution of the professional education in Brazil formed the pillars of the theoretical study. This work is methodologically based in complex thought, especially on proposals by Edgar Morin. Under the light of complex thought, then, this work used a combination of methods and techniques. A case study of a school of professional education was carried through search for its basic complexity .It is believed that chance, disorder and uncertainty are not perceived in a simple and quantitative way. For this reason, the ethnographic method of research was chosen were it is possible to perceive and choose from reality that which is not perceived by conventional research methods. A research with open questions was made to identify the singularities of the target school. Besides, through interviews and participant observation it was possible to establish relations between antagonisms considered by Perrenoud and the complexity presented by Morin. From these relations, it was possible to live the complexity and to identify the singularity as one of its aspects.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/10936
Appears in Collections:Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos

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