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Tipo do documento: Dissertação
Title: Percepção do consumidor em relação aos produtos diet e light
Other Titles: Consumer perception in relation to diet and light products
Authors: Canelas, Amanda Antunes da Silva
Orientador(a): Deliza, Rosires
Primeiro coorientador: Rosenthal, Amauri
Primeiro membro da banca: Deliza, Rosires
Segundo membro da banca: Santos, Karina M. Olbrich dos
Terceiro membro da banca: Barbosa, Maria Ivone M. Jacintho
Keywords: Sensory evaluation;Expectation;Jam;Análise sensorial;Expectativa;Geleia
Área(s) do CNPq: Ciência e Tecnologia de Alimentos
Idioma: por
Issue Date: 20-Feb-2017
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Tecnologia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos
Citation: CANELAS, Amanda Antunes da Silva. Percepção do consumidor em relação aos produtos diet e light. 2017. 50 f. Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos). Instituto de Tecnologia, Departamento de Tecnologia de Alimentos, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2017.
Abstract: As pessoas que consomem alimentos ricos em nutrientes energéticos e pobres naqueles que contribuem de forma positiva para a saúde, aliado ao sedentarismo podem desenvolver obesidade e doenças crônicas não transmissíveis (DCNT), como diabetes, hipertensão arterial, câncer, doenças respiratórias crônicas, acidente vascular cerebral e infarto. Por outro lado, certos consumidores buscam uma dieta mais equilibrada, pois estão preocupados com a saúde e/ou em manter a boa forma. Para atender à demanda de indivíduos acometidos por DCNT e obesidade, assim como aqueles que estão em busca da boa forma foram desenvolvidos os produtos diet e light. O primeiro refere-se aos alimentos para fins especiais, sendo destinados tanto aos indivíduos que precisam de dietas com restrição de nutrientes, como os carboidratos, gorduras, proteínas, sódio; quanto àqueles que precisam controlar a ingestão alimentar visando controle de peso. Já o produto light refere-se à redução mínima de 25% de algum ingrediente em comparação ao produto tradicional. A produção destes tipos de alimentos cresce a cada ano em volume de vendas. As informações contidas nos rótulos de tais produtos ainda geram dúvidas nos consumidores. Este projeto avaliou a percepção do consumidor a respeito dos produtos diet e light, utilizando uma abordagem qualitativa (sessões de Grupo focal) e também quantitativa, planejada a partir dos achados das sessões de Grupo Focal. No estudo qualitativo foi investigado o grau de entendimento em relação a tais produtos, a percepção dos riscos e benefícios associados ao consumo de diet e light, bem como os pontos negativos e positivos percebidos pelos participantes, para algumas categorias destes produtos. Não consumidores de diet e light também participaram do estudo tendo sido discutido os motivos do não consumo. A abordagem quantitativa enfocou geleias reduzidas em calorias (diet, light, zero açúcar nos sabores morango e goiaba) e do produto controle (tradicional) como estudo de caso. Para tal, foi desenvolvido e aplicado um questionário, no qual participaram 102 indivíduos de distintas idades, gêneros e classes sociais. Além disso, os participantes avaliaram a aceitação das geleias de frutas (morango e goiaba) nas versões tradicional, diet, light e zero, às cegas, apenas observando as embalagens disponíveis no mercado e observando a embalagem e degustando o produto. Os resultados sugerem que o nível de conhecimento do consumidor sobre alimentos diet e light é baixo. Em relação à influência do rótulo na avaliação dos produtos, os resultados indicaram que a informação sobre a versão da geleia (diet, light, zero ou tradicional) afetou a percepção dos produtos tanto na aceitação como na descrição sensorial dos mesmos. As geleias de morango nas versões tradicional e diet foram as mais aceitas pelos consumidores quando avaliadas às cegas; porém, com informação (olhando os potes) não houve diferença entre as quatro versões. Em relação às geleias de goiaba, as versões tradicional, light e zero alcançaram maiores médias na condição com informação quando comparada às cegas. Diferenças na frequência de menção dos atributos sensoriais foram observadas entre as três condições de avaliação para os dois sabores de geleia.
Abstract: The people who consume foods rich in energy and poor in nutrients that contribute positively to health, combined with a sedentary lifestyle can develop obesity and non-communicable diseases (NCDs) such as diabetes, hypertension, cancer, chronic respiratory diseases, stroke and heart attack. On the other hand, some consumers seek a more balanced diet, either because they are health-conscious or because they want to keep a good physical shape. The diet and light products were developed to meet the demand of individuals affected by NCDs and obesity, as well as those who look for fitness. Diet product refers to food for special purposes, and they are for both individuals who need diet with restriction of nutrients such as carbohydrates, fats, proteins, and sodium; as for those who want to control the intake aiming at controlling the weight. The light product refers to the 25% minimum reduction of some ingredient compared to the traditional counterpart. The production of this type of food increases every year in sale volume. The information on the labels of such products still generates doubts to consumers. This project investigated the perception of consumers regarding diet/light products, using a qualitative approach (Focus group sessions) as well as quantitative, from the Focus Group findings. The qualitative study investigated the level of understanding regarding such as products, the consumers perception of the risks and benefits associated with the consumption of diet and light, as well as the negative and the positive points perceived by them. Non- consumers of diet and light were also interviewed and the reasons for the non-consumption were discussed. The quantitative approach focused on calorie-reduced jams (strawberry and guava in the version diet, light, zero sugar) and the control product (traditional) as case study. For that, a questionnaire was developed and applied, in which 102 individuals of different ages, genders and social classes took part. In addition, participants evaluated the acceptance of all versions of the fruit jellies (strawberry and guava) coded with three digit numbers (blind condition), only observing the packages and observing the packaging together with tasting the product. Results suggest that the level of consumer knowledge on diet and light products is deficient. Taking into account the label influence on product evaluation, the results indicated that the information on the version of the jam (diet, light, zero or traditional) affected the consumer product acceptance and sensory characterization. The traditional and diet strawberry jam versions were more liked by consumers when evaluated in blind; however, with information (looking at the jar of the jams) no difference was found among versions. Considering the guava jams, the traditional, light and zero versions reached higher acceptance means under informed condition when compared to blind. Differences on the frequency of mention of the sensory attributes were observed among the three evaluation conditions for the two jam flavors.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/11079
Appears in Collections:Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos

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