Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12028
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorCarminatti Júnior, Ademir Silva
dc.date.accessioned2023-12-22T02:01:59Z-
dc.date.available2023-12-22T02:01:59Z-
dc.date.issued2020-07-16
dc.identifier.citationCARMINATTI JÚNIOR, Ademir Silva. Mobilidade urbana no município de São Gonçalo/RJ: políticas públicas de mobilidade urbana, contextos das desigualdades sociais e as condições para o desenvolvimento. 2020. 157 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Territorial e Políticas Públicas) - Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2020.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12028-
dc.description.abstractO planejamento na mobilidade urbana tem a relação entre o desenvolvimento territorial e oportunidades sociais para a população, principalmente se levarmos em consideração a acessibilidade. A pesquisa tem como objeto a mobilidade urbana no município de São Gonçalo/RJ, considerando o contexto da segregação espacial e do planejamento estratégico da cidade, identificando os seus problemas e as suas consequências. O objetivo geral é analisar o planejamento estratégico para a mobilidade urbana, verificando as condições de desenvolvimento das políticas públicas de mobilidade urbana e com o desenvolvimento socioeconômico e social, a exemplo das ferramentas utilizáveis para formação de políticas e apresentadas pela legislação dos três entes federativos em que é aplicável, de modo que verifica sua capacidade de sanar os problemas relativos à temática, gerado caráter positivo o desenvolvimento socioeconômico para a população do município. Para alcançar este objetivo, elencamos especificamente a construção de referencial teórico sobre o planejamento da mobilidade urbana, identificando os envolvidos; descrevemos as características de São Gonçalo, como também no uso de políticas públicas; apontamos as consequências da desorganização da mobilidade; e buscamos dados da relação entre mobilidade, políticas públicas e desigualdades afim de avaliar soluções para a região neste contexto. A metodologia utilizada é a pesquisa bibliográfica, documental, de caráter descritivo e analítico, retratando o uso de conteúdos científicos para analisar São Gonçalo/RJ com o apoio de técnicas quali-quanti. Diante desse cenário, a pesquisa aborda, analisa e avalia os problemas na mobilidade urbana na cidade, bem como os contextos da desigualdade social na mobilidade urbana e os documentos normativos que orientam o planejamento estratégico municipal na cidade desde 2015. A partir dos resultados destacamos que as condições relativas ao modo de como as políticas públicas para a mobilidade urbana no município de São Gonçalo estruturadas no contexto de seu planejamento estratégico não fornecem meios de desenvolvimento socioeconômico e social de modo equitativo de forma a causar impactos positivos para o conjunto da sociedade. Portanto, a cidade apresenta lacunas de planejamento para mobilidade, além de pouca capacidade de articulação de ações conjuntas para problemas que a cidade, por si só, não é capaz de resolver.por
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectMobilidade Urbanapor
dc.subjectSão Gonçalopor
dc.subjectPlano Diretorpor
dc.subjectPolíticas Públicaspor
dc.subjectDesigualdade Socialpor
dc.subjectUrban mobilityeng
dc.subjectMaster planeng
dc.subjectPublic policyeng
dc.subjectSocial inequalityeng
dc.titleMobilidade urbana no município de São Gonçalo/RJ: políticas públicas de mobilidade urbana, contextos das desigualdades sociais e as condições para o desenvolvimentopor
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherUrban mobility planning has the relationship between territorial development and social opportunities for the population, especially if we take accessibility into account. The research aims at urban mobility in the municipality of São Gonçalo in the State of Rio de Janeiro, considering the context of spatial segregation as a problem in the city and its consequences of the lack of planning. The general objective comprises the conditions for the development of public urban mobility policies, such as the tools and the legislation of the three federative entities in which it is applied, so that it verifies its capacity to solve problems related to the theme, generating a positive character for socioeconomic development for the population of the municipality. To achieve this objective, we specifically list the construction of a theoretical framework on the planning of urban mobility, identifying those involved; we describe the characteristics of São Gonçalo, as well as the use of public policies; we point out the consequences of disorganized mobility; and we seek data on the relationship between mobility, public policies and inequalities in order to evaluate solutions for the region in this context. The methodology used is bibliographic, documentary, descriptive and analytical research, portraying the use of scientific content to analyze São Gonçalo / RJ with the support of quali-quanti techniques. Given this scenario, the research addresses, analyzes and evaluates the problems in urban mobility in the city, as well as the contexts of social inequality in urban mobility and the normative documents that guide the municipal strategic planning in the city since 2015. From the results we highlight that the conditions related to the way in which public policies for urban mobility in the municipality of São Gonçalo structured in the context of its strategic planning do not provide a means of socioeconomic and social development in an equitable manner in order to cause positive impacts for society as a whole. Therefore, the city has planning gaps for mobility, as well as little capacity to articulate joint actions for problems that the city, by itself, is not able to solve.eng
dc.contributor.advisor1Baptista, Vinícius Ferreira
dc.contributor.advisor1ID122.594.647-69por
dc.contributor.referee1Baptista, Vinicius Ferreira
dc.contributor.referee2Pereira, Tatiana Cotta Gonçalves
dc.contributor.referee3Reis, Paulo Ricardo da Costa
dc.creator.ID157.520.607-29por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9759063067727367por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Sociais Aplicadaspor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial e Políticas Públicaspor
dc.relation.referencesABAS, Muhamad Azahar. Public Policy and Governance: Theory and Practice. In: Farazmand A. (eds) Global Encyclopedia of Public Administration, Public Policy, and Governance. Springer, Cham. ALMEIDA, Lia de Azevedo; GOMES, Ricardo Corrêa. Processo das políticas públicas: revisão de literatura, reflexões teóricas e apontamentos para futuras pesquisas. Cad. EBAPE BR, Rio de Janeiro , v. 16, n. 3, p. 444-455, Set. 2018. Disponível em: <https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-39512018000300444&lang=pt>. Acesso em 20 de fevereiro de 2020. ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE TRANSPORTES PÚBLICOS (ANTP). Relatório sobre os custos da mobilidade das principais cidades brasileiras com população acima de 500 mil habitantes. Disponível em: <www.antp.org.br>. Acesso em 01 de agosto de 2019. BARROS, José D’Assunção. Igualdade e diferença: construções históricas e imaginárias em torno da desigualdade humana. Petrópolis: Editora Vozes, 2016. BRASIL, Lei nº. 10.257, de 10 de julho de 2001. Denominada Estatuto da Cidade. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/LEIS_2001/L10257.htm>. Acesso em 10 de agos. de 2017. BRASIL, Lei nº. 12.587, de 3 de janeiro de 2012. Institui as diretrizes da Política Nacional de Mobilidade Urbana. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12587.htm>. Acesso em 13 de ago. de 2017. BRASIL. Ministério das Cidades. PlanMob, caderno de referência para elaboração de plano de mobilidade urbana. Brasília, DF, 2015a. Disponível em: <http://www.capacidades.gov.br/biblioteca/detalhar/id/270/titulo/planmob---caderno-de-referencia-para-elaboracao-de-plano-de-mobilidade-urbana>. Acesso em 12 de fev. de 2019. BRASIL. Ministério do Meio Ambiente. Poluentes atmosféricos. Brasília, DF, 2016. Disponível em: <http://www.mma.gov.br/cidades-sustentaveis/qualidade-do-ar/poluentes-atmosf%C3%A9ricos#Aldeidos>. Acesso em: 15 de ago. de 2018. BRASIL. Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão. Orçamentos da União exercício financeiro 2019, projeto de lei orçamentária, volume 4. Brasília, DF, 2018. Disponível em: <http://www.planejamento.gov.br/assuntos/orcamento-1/orcamentos-anuais/orcamento-anual-de-2018#LOA>. Acesso em: 15 de ago. de 2019. BRASIL. Lei nº 10.257, de 10 de julho de 2001. Estatuto da Cidade e Legislação Correlata. 2. ed., atual. Brasília: Senado Federal, Subsecretaria de Edições Técnicas, 2002. Disponível em: <http://www.geomatica.ufpr.br/portal/wp-content/uploads/2015/03/Estatuto-da-Cidade.pdf>. Acesso em 10 de mar. de 2019. BRASIL. Lei no 13.089, de 12 de janeiro de 2015. Institui o Estatuto da Metrópole, altera a Lei no 10.257, de 10 de julho de 2001, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 2015b. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/LEIS_2001/L10257.htm>. Acesso em 15 de mar. de 2019. BRITTO, Ana Lucia Nogueira de Paiva et al. ST 4 A segregação socioespacial no município de São Gonçalo, RJ: uma análise a partir do acesso ao saneamento básico. Anais ENANPUR, v. 17, n. 1, 2017. CARMINATTI JÚNIOR, Ademir Silva; BAPTISTA, Vinicius Ferreira. Mobilidade urbana, políticas públicas e o Plano Diretor do município de São Gonçalo. Revista Baru - Revista Brasileira de Assuntos Regionais e Urbanos, Goiânia, v. 4, n. 1, p. 31-46, set. 2018. ISSN 2448-0460. Disponível em: <http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/baru/article/view/6385>. Acesso em: 28 maio 2019. COCCO, Rodrigo Giraldi; SILVEIRA, Márcio Rogério. Transporte público, mobilidade e planejamento urbano: contradições essenciais. Estudos avançados 27 (79), Santa Catarina, UFSC, 2013. DAHL, Robert. Análise política moderna. Tradução de Sérgio Bath. 2. ed. Brasília: Universidade de Brasília, 1988. (Pensamento Político, n. 26). DIAS, Fabiana. A questão metropolitana. Cadernos Metrópole., [S.l.], n. 14, 2005. Disponível em: <https://revistas.pucsp.br/index.php/metropole/article/view/8783>. Acesso em: 23 de abril de 2018. EASTON, David. Uma teoria de análise política. Tradução de Gilberto Velho. Rio de Janeiro: Zahar, 1968. FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - FIRJAN. Os custos da (i)mobilidade nas regiões metropolitanas do Rio de Janeiro e São Paulo. Nota técnica, n. 3, jul, 2014. Disponível em: <https://www.firjan.com.br/publicacoes/publicacoes-de-economia/os-custos-da-i-mobilidade-nas-regioes-metropolitanas-do-rio-de-janeiro-e-sao-paulo.htm>. Acesso em 20 de fevereiro de 2020. FERREIRA, Ulisses Carvalho Silva. Movimento Pendular, principais destinos e tempo de deslocamento para o trabalho na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. XVII Enanpur. São Paulo, v. 17, n. 1, 2017. Disponível em: < http://anais.anpur.org.br/index.php/anaisenanpur/article/view/1693>. Acessado em: 20 de maio de 2020. FIX, Mariana; RIBEIRO, Giovani Espíndola. PRADO, André Doca. Mobilidade urbana e direito a cidade: uma entrevista com Lucio Gregori sobre transporte coletivo e tarifa zero. Rev. Bras. Estud. Urbanos Reg., v. 17, nº 3, p. 175-191, Recife, set./dez., 2015. Disponível em: <https://rbeur.anpur.org.br/rbeur/article/view/5145>. Acesso em 20 de fevereiro de 2020. FREDERICO, Claudio de Senna. Do planejamento tradicional de transporte ao moderno plano integrado de transportes urbanos. Secretário dos Transportes Metropolitanos do Governo do Estado de São Paulo, São Paulo, 2001. GOMIDE, Alexandre de Ávila. Agenda governamental e o processo de políticas públicas: o projeto de lei de diretrizes da política nacional de mobilidade urbana. Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, Brasília, 2008. IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censo da população do município de São Gonçalo/RJ. Disponível em: <https://cidades.ibge.gov.br/brasil/rj/sao-goncalo/panorama>. Acesso em: 18 de ago. de 2017. JANNUZZI, Paulo de M. Indicadores sociais no Brasil: conceitos, fontes de dados e aplicações. 3. ed. Campinas: Alínea, 2004. KHANDKER, Shahidur R.; KOOLWAL, Gayatri B.; SAMAD, Hussain A. Handbook on impact evaluation: quantitative methods and practices. World Bank Publications, 2010. KLINTOWITZ, Danielle; ROLNIK, Raquel. Mobilidade na cidade de São Paulo. Estudos Avançados 25 (71), USP, São Paulo, 2011. LIMA, Eduardo de Almeida. Uma análise das linhas municipais de transporte coletivo de São Gonçalo por meio de um modelo de otimização. Monografia (Graduação em Engenharia Civil). Rio de Janeiro: UFRJ / Escola. Politécnica, 2016. Disponível em: < http://monografias.poli.ufrj.br/monografias/monopoli10017028.pdf>. Acesso em 21 de abril de 2018. LOURENÇO, Giovana Hardt; DAL BOSCO JUNIOR, Alceu; BERNARDINIS, Marcia de Andrade Pereira. Respostas à política nacional de mobilidade urbana: comparativo entre capitais dos incentivos ao transporte público e à bicicleta. Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes (ANPET), v. 27, n. 2, 2019. Disponível em: <https://www.revistatransportes.org.br/anpet/article/view/1413>. Acesso em 20 de fevereiro de 2020. LOWI, Theodore J. Four Systems of Policy, Politics, and Choice. Public Administration Review, Vol. 32, No. 4, Jul-Aug, pp. 298-310, 1972. MACHADO, Luciene Ferreira Monteiro et al. Mobilidade urbana. In: FERRARI, Marcos Adolfo Ribeiro (Org.) et al. O BNDES e as agendas setoriais: contribuições para a transição de governo. Rio de Janeiro: Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, 2018. p. 45-54. MIHESSEN, Vitor; MACHADO, Danielle Carusi; PERO, Valéria. Mobilidade urbana e mercado de trabalho na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Revista da ABET, v. 14, n. 2, p. 310-327, jul./dez., Rio de Janeiro, 2015. Disponível em: < http://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/abet/article/view/27958/15025>. Acessado em: 03 de abril de 2018. MONTE-MOR, Roberto. O que é o urbano, no mundo contemporâneo. Revista Paranaense de Desenvolvimento - RPD, Local de publicação (editar no plugin de tradução o arquivo da citação ABNT), 0, jun. 2011. Disponível em: <http://www.ipardes.pr.gov.br/ojs/index.php/revistaparanaense/article/view/58>. Acesso em: 04 de abril de 2018. NERI, Marcelo. Impactos do Bilhete Único. Revista Conjuntura Econômica, Rio de Janeiro, v. 65, n. 2, p. 62-65, fev. 2011. Disponível em: <http://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/rce/article/view/22503>. Acesso em: 20 de maio de 2020. PATEMAN, Carole. Participação e Teoria democrática. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992. PEREIRA, R. & SCHWANEN, T. (2013). Texto para Discussão nº 1813, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplica (Ipea). Tempo de deslocamento casa-trabalho no Brasil (1992-2009): diferenças entre regiões metropolitanas, níveis de renda e sexo. Disponível em: <http://www.ipea.gov.br/>. Acesso em: 15 jul. 2019. PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar de. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. Ed. Rio Grande do Sul: Nova Hamburgo, 2013. QUANTA-LERNER, Consórcio. Produto 18 do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano Integrado da Região Metropolitana do Rio de Janeiro TOMO I. Rio de Janeiro: Câmara Metropolitana de Integração Governamental (CMIG), 2018. Disponível em: <https://www.modelarametropole.com.br/documentos/#documentos-produtos>. Acessado em 20 de maio de 2020. REZENDE, Denis Alcides; ULTRAMARI, Clovis. Plano diretor e planejamento estratégico municipal: introdução teórico-conceitual. Revista de Administração Pública, Rio de Janeiro, 2007. RIBEIRO, Renato. G.; TOLEDO, Juliana. I. F.; SCHIAFFINO, Daniela. P. L. Tarifa Zero: Uma reflexão sobre a proposta. In: 20º Congresso Brasileiro de Transporte e Trânsito, 2015, Santos. 20º Congresso Brasileiro de Transporte e Trânsito, 2015. Disponível em: <http://files-server.antp.org.br/_5dotSystem/download/dcmDocument/2015/06/15/C088AE18-A9D3-4CCD-9A56-F54E04438370.pdf>. Acesso em 20 de fevereiro de 2020. ROLNIK, Raquel. Plano de transporte? Para que?. Raquelrolnik.wordpress, 2013. Disponível em: <https://raquelrolnik.wordpress.com/2013/07/11/plano-de-transporte-para-que/>. Acessado em: 15 de ago. de 2017. RUBIM, Barbara; LEITAO, Sérgio. O plano de mobilidade urbana e o futuro das cidades. Estud. av., São Paulo, v. 27, n. 79, p. 55-66, 2013. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S010340142013000300005&lng=en&nrm=iso>. Acessado em 23 de jun. de 2019. SAMPAIO, R. G. et al. Estudo de viabilidade entre as possibilidades de implementação de linhas de metrô em São Gonçalo. Revista de trabalhos acadêmicos Lusófona, ISSN: 2595-5772, Faculdade Paraíso, Rio de Janeiro, 2018. SÃO GONÇALO [MUNICÍPIO]. Lei Complementar nº 1 de 2009. Aprova a revisão do plano diretor do município de São Gonçalo e dá outras providências. Disponível em: < https://leismunicipais.com.br/a/rj/s/sao-goncalo/lei-complementar/2009/1/1/lei- complementar-n-1-2009-plano-diretor-do-municipio-de-sao-goncalo>. Acessado em: 20 de março de 2018. SÃO GONÇALO [MUNICÍPIO]. Projeto: Plano Municipal de saneamento básico do município de São Gonçalo. Disponível em: <https://www.saogoncalo.rj.gov.br/plano-municipal-saneamento-basico.php>. Acessado em: 15 de março de 2020. SÃO PAULO [ESTADO]. Pitu 2020 planeja o futuro do transporte na Região Metropolitana de São Paulo. São Paulo, 2000. Disponível em:< http://www.saopaulo.sp.gov.br/spnoticias/ultimas-noticias/pitu-2020-planeja-o-futuro-do-transporte-na-regiao-metropolitana-de-sao-paulo/>. Acessado em 15 de ago. de 2017. SECCHI, Leonardo. Análise de Políticas Públicas: Diagnóstico de Problemas, Recomendação de Soluções. São Paulo: Cengage Learning, 2017. SECCHI, Leonardo. Políticas públicas: conceitos, esquemas de análise, casos práticos. São Paulo: Cengage Learning, 2010. SECRETARIA NACIONAL DE TRANSPORTE E DA MOBILIDADE URBANA (SEMOB). Ministério das Cidades. Indicadores para monitoramento e avaliação da efetividade da Política Nacional de Mobilidade Urbana (PNMU). Brasília, DF, 2018. Disponível em: <http://www.cidades.gov.br/images/stories/ArquivosSEMOB/publicacoes/relatorioindicadores2018.pdf>. Acesso em 23 de dez. de 2018. SEN, Amartya. Desigualdade reexaminada. Rio de Janeiro: Record, 2001. SILVA, André da. Mobilidade urbana e equidade social: possibilidades a partir das recentes políticas de transporte público na Metrópole do Rio de Janeiro. Revista de Geografia e Ordenamento do Território, nº 10 (dezembro). Centro de Estudos de Geografia e Ordenamento do Território, p. 293-317. Rio de Janeiro, 2016. SILVA, Alan Jeferson de O.; MURTA, Aurélio Lamare S. Implicações econômicas, sociais e espaciais do sistema de bilhete único – Região Metropolitana /RJ. XXVI Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes. Joinville/SC: ANPET, p. 1033-1044, 2012. Disponível em: <https://www.researchgate.net/publication/278303226_IMPLICACOES_ECONOMICAS_SOCIAIS_E_ESPACIAIS_DO_SISTEMA_DE_BILHETE_UNICO_-REGIAO_METROPOLITANA_RJ>. Acesso em 25 de fevereiro de 2020. SOUZA, W. J. Responsabilidade social corporativa e Terceiro Setor. Brasília: Universidade Aberta do Brasil, 2008. TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - TCE. Estudos socioeconômicos municípios do Estado do Rio de Janeiro São Gonçalo. Rio de Janeiro, 2018. Disponível em: <https://www.tce.rj.gov.br/estudos-socioeconomicos1>. Acesso em 25 de fevereiro de 2020. VERGARA, Sylvia Constant. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. Editora Atlas, PUC Minas, Minas Gerais, 1998. VIANA, Juliana Nazare Luquez. Rupturas e continuidades – A produção do espaço e o processo de reestruturação: um olhar a partir de São Gonçalo, Região Metropolitana do Rio de Janeiro. 2019. 312 f. Tese (Doutorado em Geografia Humana) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2019. Disponível em: <https://teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8136/tde-20052019-115702/pt-br.php>. Acesso em 05 de maio de 2020. VIANNA, Paolla da Motta. Convênio de cooperação para diagnóstico quanto a viabilidade de reativação das linhas ferroviárias entre os municípios de São Gonçalo, Niterói, Itaboraí e Maricá. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão Pública com ênfase em governo local) – Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), Brasília.por
dc.subject.cnpqPlanejamento Urbano e Regionalpor
dc.subject.cnpqDemografiapor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/70138/2020%20-%20Ademir%20Silva%20Carminatti%20J%c3%banior.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/5843
dc.originais.provenanceSubmitted by Jorge Silva (jorgelmsilva@ufrrj.br) on 2022-08-04T16:30:56Z No. of bitstreams: 1 2020 - Ademir Silva Carminatti Júnior.pdf: 7618237 bytes, checksum: 098f91baea7becdb6e151a84cef27b2f (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2022-08-04T16:30:56Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2020 - Ademir Silva Carminatti Júnior.pdf: 7618237 bytes, checksum: 098f91baea7becdb6e151a84cef27b2f (MD5) Previous issue date: 2020-07-16eng
Appears in Collections:Mestrado em Desenvolvimento Territorial e Políticas Públicas

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2020 - Ademir Silva Carminatti Júnior.pdf7.44 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.