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Tipo do documento: Dissertação
Título: Mobilidade urbana no município de São Gonçalo/RJ: políticas públicas de mobilidade urbana, contextos das desigualdades sociais e as condições para o desenvolvimento
Autor(es): Carminatti Júnior, Ademir Silva
Orientador(a): Baptista, Vinícius Ferreira
Primeiro membro da banca: Baptista, Vinicius Ferreira
Segundo membro da banca: Pereira, Tatiana Cotta Gonçalves
Terceiro membro da banca: Reis, Paulo Ricardo da Costa
Palavras-chave: Mobilidade Urbana;São Gonçalo;Plano Diretor;Políticas Públicas;Desigualdade Social;Urban mobility;Master plan;Public policy;Social inequality
Área(s) do CNPq: Planejamento Urbano e Regional
Demografia
Idioma: por
Data do documento: 16-Jul-2020
Editor: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Ciências Sociais Aplicadas
Programa: Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial e Políticas Públicas
Citação: CARMINATTI JÚNIOR, Ademir Silva. Mobilidade urbana no município de São Gonçalo/RJ: políticas públicas de mobilidade urbana, contextos das desigualdades sociais e as condições para o desenvolvimento. 2020. 157 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Territorial e Políticas Públicas) - Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2020.
Resumo: O planejamento na mobilidade urbana tem a relação entre o desenvolvimento territorial e oportunidades sociais para a população, principalmente se levarmos em consideração a acessibilidade. A pesquisa tem como objeto a mobilidade urbana no município de São Gonçalo/RJ, considerando o contexto da segregação espacial e do planejamento estratégico da cidade, identificando os seus problemas e as suas consequências. O objetivo geral é analisar o planejamento estratégico para a mobilidade urbana, verificando as condições de desenvolvimento das políticas públicas de mobilidade urbana e com o desenvolvimento socioeconômico e social, a exemplo das ferramentas utilizáveis para formação de políticas e apresentadas pela legislação dos três entes federativos em que é aplicável, de modo que verifica sua capacidade de sanar os problemas relativos à temática, gerado caráter positivo o desenvolvimento socioeconômico para a população do município. Para alcançar este objetivo, elencamos especificamente a construção de referencial teórico sobre o planejamento da mobilidade urbana, identificando os envolvidos; descrevemos as características de São Gonçalo, como também no uso de políticas públicas; apontamos as consequências da desorganização da mobilidade; e buscamos dados da relação entre mobilidade, políticas públicas e desigualdades afim de avaliar soluções para a região neste contexto. A metodologia utilizada é a pesquisa bibliográfica, documental, de caráter descritivo e analítico, retratando o uso de conteúdos científicos para analisar São Gonçalo/RJ com o apoio de técnicas quali-quanti. Diante desse cenário, a pesquisa aborda, analisa e avalia os problemas na mobilidade urbana na cidade, bem como os contextos da desigualdade social na mobilidade urbana e os documentos normativos que orientam o planejamento estratégico municipal na cidade desde 2015. A partir dos resultados destacamos que as condições relativas ao modo de como as políticas públicas para a mobilidade urbana no município de São Gonçalo estruturadas no contexto de seu planejamento estratégico não fornecem meios de desenvolvimento socioeconômico e social de modo equitativo de forma a causar impactos positivos para o conjunto da sociedade. Portanto, a cidade apresenta lacunas de planejamento para mobilidade, além de pouca capacidade de articulação de ações conjuntas para problemas que a cidade, por si só, não é capaz de resolver.
Abstract: Urban mobility planning has the relationship between territorial development and social opportunities for the population, especially if we take accessibility into account. The research aims at urban mobility in the municipality of São Gonçalo in the State of Rio de Janeiro, considering the context of spatial segregation as a problem in the city and its consequences of the lack of planning. The general objective comprises the conditions for the development of public urban mobility policies, such as the tools and the legislation of the three federative entities in which it is applied, so that it verifies its capacity to solve problems related to the theme, generating a positive character for socioeconomic development for the population of the municipality. To achieve this objective, we specifically list the construction of a theoretical framework on the planning of urban mobility, identifying those involved; we describe the characteristics of São Gonçalo, as well as the use of public policies; we point out the consequences of disorganized mobility; and we seek data on the relationship between mobility, public policies and inequalities in order to evaluate solutions for the region in this context. The methodology used is bibliographic, documentary, descriptive and analytical research, portraying the use of scientific content to analyze São Gonçalo / RJ with the support of quali-quanti techniques. Given this scenario, the research addresses, analyzes and evaluates the problems in urban mobility in the city, as well as the contexts of social inequality in urban mobility and the normative documents that guide the municipal strategic planning in the city since 2015. From the results we highlight that the conditions related to the way in which public policies for urban mobility in the municipality of São Gonçalo structured in the context of its strategic planning do not provide a means of socioeconomic and social development in an equitable manner in order to cause positive impacts for society as a whole. Therefore, the city has planning gaps for mobility, as well as little capacity to articulate joint actions for problems that the city, by itself, is not able to solve.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12028
Aparece nas coleções:Mestrado em Desenvolvimento Territorial e Políticas Públicas

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