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dc.contributor.authorCláudio, Tânia Maria
dc.date.accessioned2023-12-22T02:03:21Z-
dc.date.available2023-12-22T02:03:21Z-
dc.date.issued2018-12-03
dc.identifier.citationCLÁUDIO, Tânia Maria. As dificuldades no processo de ensino-aprendizagem na percepção dos alunos do curso de Licenciatura em Letras-Espanhol e Literatura Hispânica na modalidade a distância do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima. 2018. 63 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola). Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ. 2018.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12146-
dc.description.abstractO estudo trata das dificuldades no processo de ensino-aprendizagem dos alunos da modalidade de Educação a Distância (EaD) do curso de Licenciatura em Letras-Espanhol e Literatura Hispânica, ofertado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR), a partir do ponto de vista dos próprios alunos. Este curso é o único curso superior executado pelo Campus de Boa Vista Centro, através da Universidade Aberta do Brasil (UAB), que tem por objetivo formar professores para a Educação Básica. Tendo em vista a necessidade, em todo interior do Estado, de profissional professor de Letras- Espanhol, inicialmente o curso é ofertado em dois polos de atendimento presencial, sob a supervisão do Departamento de Educação a Distância (DEAD), responsável também por elaborar, executar e avaliar projetos pedagógicos relacionados com a oferta de ensino na modalidade a distância. Os resultados foram comparados como os da pesquisa em âmbito nacional realizada, no ano passado, pela Diretoria de Educação a Distância da CAPES para obter mais informações do Sistema UAB. Foram também contextualizados com os dados obtidos pelo Censo de 2016 realizado pela Associação Brasileira de Educação a Distância/ABED. Esperamos, com este estudo, trazer uma compreensão mais aprofundadas das dificuldades dos estudantes.por
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectProcesso de ensino-aprendizagempor
dc.subjectEducação a Distânciapor
dc.subjectdificuldades dos alunospor
dc.subjectTeaching-learning processeng
dc.subjectdistance learningeng
dc.subjectdifficulties of the studentseng
dc.titleAs dificuldades no processo de ensino-aprendizagem na percepção dos alunos do curso de Licenciatura em Letras-Espanhol e Literatura Hispânica na modalidade a distância do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima.por
dc.title.alternativeThe difficulties in the teaching-learning process in the perception of students of the Licentiate course of Spanish Literature and Literature Hispânica in the distance modality of the Federal Institute of Education, Sciences and Technology of Roraima.eng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThe study deals with the difficulties in the teaching-learning process of the students of the Distance Education modality (EaD) of the Licentiate course in Spanish-Spanish Literature and offered by the Federal Institute of Education, Science and Technology of Roraima (IFRR), from the point of view of the students themselves. This course is the only upper course run by the Campus of Boa Vista Center, through the Open University of Brazil (UAB), which aims to train teachers for Basic Education. Taking into consideration, throughout the interior of the State, for professional teacher of Spanish Letters, initially the course is offerd in two poles of attendance, under the supervision of the Department of Distance Education (DEAD), also responsible for elaborating, executing and evaluating pedagogical projects related to the provision of distance education. The results were compared like those of the national survey carried out last year by the CAPES Distance Learning Board to obtain more information from the UAB System. They were also included with the data obtained by the 2016 Census conducted by the Brazilian Association of Distance Education / ABED. We hope, with this study, to bring a deeper understanding of the difficulties of the students.eng
dc.contributor.advisor1Yukizaki, Suemy
dc.contributor.advisor1ID275589647-65por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2122375026816115por
dc.contributor.referee1Yukizaki, Suemy
dc.contributor.referee2Silva, Adriana Carvalho
dc.contributor.referee3Oliveira, Carmen Irene Correia de
dc.creator.ID199825692-87por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5593306590763227por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
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dc.subject.cnpqEducaçãopor
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