Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12171
Tipo do documento: Dissertação
Title: Educação a distância como política de inclusão e suas contribuições na trajetória de egressos do curso de Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará
Other Titles: Distance education as inclusion policy and its contributions in the trajectory of graduates of the Mathematics course do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará
Authors: Pereira, Maria do Carmo Viração
Orientador(a): Mattos, Sandra Maria Nascimento de
Primeiro coorientador: Mattos, José Roberto Linhares de
Primeiro membro da banca: Nascimento, Eulina Coutinho Silva do
Segundo membro da banca: Sousa, Olenêva Sanches
Keywords: Educação a Distância;Política de expansão da educação superior;Universidade Aberta do Brasil (UAB);Inclusão social;Education learning;Expansion policy for college education;Social inclusion
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Issue Date: 22-Oct-2018
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citation: PEREIRA, Maria do Carmo Viração. Educação a distância como política de inclusão e suas contribuições na trajetória de egressos do curso de Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará. 2018. 91 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2018.
Abstract: Esta pesquisa foi realizada no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Teve como população de estudo os egressos do curso de licenciatura em matemática ofertado pela modalidade de Educação a Distância (EaD), da primeira turma ingressante em 2008.1 até a turma de 2013; a amostra foi do tipo livre adesão, constituída por 55 participantes. O objetivo geral foi analisar as possíveis contribuições socioeconômicas e culturais advindas na trajetória de egressos da modalidade de educação a distância, decorrentes da realização do curso de licenciatura em matemática pela Universidade Aberta do Brasil (UAB), como impacto da EaD. Utilizou-se uma abordagem metodológica de cunho descritivo, com os levantamentos e análises na forma qualitativa e quantitativa. O estudo se constitui da formação do referencial teórico, que se fundamentou num estudo bibliográfico referente à política de Educação a Distância no processo de expansão, democratização e acesso à educação superior no país, a partir do ano de 1990, considerando os aspectos históricos, legais, estatísticos, teóricos, etc.; o tema foi contextualizado por uma investigação documental sobre a institucionalização da EaD no âmbito do IFCE, na atuação de sua função social em sua área de abrangência educacional, e teve como referência o curso de licenciatura em matemática. Na pesquisa de campo foi utilizado como ferramenta investigativa um questionário do tipo semiestruturado, formulado e aplicado via Google Forms. Os resultados evidenciaram a relevância da expansão da educação superior via modalidade de ensino EaD para os participantes da pesquisa e para a região como uma política pública de inclusão. O IFCE, no uso de suas prerrogativas educacionais e no cumprimento de sua função social, ao ofertar cursos na modalidade EaD pode atender a grande demanda da população cearense que aguardava uma oportunidade de fazer um curso superior gratuito e de qualidade, constatada pela inserção de pessoas que se viam excluídas do processo educacional, especialmente as de cor parda e indígena, bem como de pessoas em condições de vulnerabilidade social, o que permitiu a inclusão social. A realização do curso superior, para os egressos, possibilitou várias contribuições de melhorias pessoal, profissional, socioeconômica e culturais. A formação para a docência de Matemática na Educação Básica, mostrou-se relevante, para além dos aspectos científico e tecnológico, ao oferecer uma formação humanística, ética e cultural, propiciando uma visão ampla de mundo, refletindo na carreira profissional e na vida pessoal.
Abstract: This research was developed at the Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). The population of our study were the concluding ones of the degree in mathematics offered by distance learning from class 2008.1 to class 2013.2. The sample of 55 participants was obtained by completing the form voluntarily. The general objective was to analyze the possible socioeconomic and cultural contributions that came from the graduates of the distance learning, resulting from the concluding ones of the degree in mathematics from the Universidade Aberta do Brasil, as an impact of distance learning. A descriptive methodological approach was used, with qualitative and quantitative surveys and analyzes. The first part of the study consisted of the formation of the teorical basis, which was based on a bibliographical study concerning the distance learning policy in the process of expansion, democratization and access to college education in the Brazil, for that, historical, legal, statistical, theoretical aspects were considered. The theme was contextualized by an investigation about the institutionalization of distance learning in the IFCE, it had as reference the course of degree in mathematics. In the field survey a form was used in Google. The results evidenced the relevance of the expansion of college education through the distance learning for the participants of the research and for the region as a inclusion policy. The IFCE provided an opportunity for the population of the state of Ceará to attend free and quality college education, thus promoting inclusive education, especially black and indigenous people, as well as people in conditions of social vulnerability. The completion of graduation enabled personal, professional, socioeconomic and cultural improvements for the people. The training for the teaching of Mathematics in the primary and elementary education, has shown to be relevant, besides the scientific and technological aspects, to offer a humanistic, ethical and cultural formation, providing a wide world view, reflected in the professional career and personal life.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12171
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2018 - Maria do Carmo Viração Pereira.pdf1.54 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.