Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12198
Tipo do documento: Dissertação
Title: Educação do campo: análise do programa Gestar II de Língua Portuguesa na Escola Leonice Bregense, no município de Sena Madureira - Acre
Other Titles: Field education: analysis of the Manage II in Portuguese Language Program in the Leonice Bregense School in the municipality of Sena Madureira-Acre
Authors: Lopes, Francisca Iris
Orientador(a): Santos, Ramofly Bicalho dos
Primeiro coorientador: Campos, Marília Lopes
Primeiro membro da banca: Santos, Ramofly Bicalho dos
Segundo membro da banca: Oliveira, Lia Maria Teixeira de
Terceiro membro da banca: Santos, Rafael dos
Keywords: Educação do campo;Gestar II;Leitura e Escrita;Field Education;Manage II;Reading and Writing
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Issue Date: 24-Apr-2014
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citation: LOPES, Francisca Iris. Educação do campo: análise do programa Gestar II de Língua Portuguesa na Escola Leonice Bregense, no município de Sena Madureira - Acre. 2014. 128 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola). Instituto de Agronomia. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Seropédica, RJ, 2014.
Abstract: O Programa Gestar II em Língua Portuguesa surgiu para reverter o baixo desempenho de leitura e escrita dos alunos de 6º ao 9º ano das escolas públicas. O objetivo desse estudo foi analisar o papel desempenhado pelo programa e seus desdobramentos na Escola do campo Leonice Bregense, localizada no município de Sena Madureira, Acre. A opção metodológica foi por uma abordagem qualitativa descritiva analítica, do tipo estudo de caso. Foram utilizadas as técnicas de análise de conteúdo e de entrevista. Ganhou destaque no estudo o uso da história oral, por se apresentar como extraordinário potencial de estudo dos acontecimentos e conjunturas sociais. Participaram da pesquisa: um posseiro do Projeto de Assentamento Favo de Mel, onde a escola está inserida; o gestor; a coordenadora de ensino, a professora de Língua Portuguesa do 6º ao 9º ano da escola e a professora formadora do Gestar II de Língua Portuguesa. O estudo revelou que a implantação do Gestar II de língua portuguesa na escola pesquisada trouxe resultados positivos. Os alunos da escola apresentaram uma proficiência média que os classifica no padrão de desempenho do nível básico, além de ter contribuído para melhorar a atuação pedagógica dos docentes envolvidos no programa. No entanto o mesmo estudo mostrou que o Programa Gestar II de língua portuguesa foi implantado para sanar um problema pontual, isto é, os baixos níveis de leitura e escrita dos alunos e, mesmo constatada sua eficiência, não teve continuidade.
Abstract: The Manage II in Portuguese Language Program emerged to reverse the low performance in reading and writing of students from 6th to 9th grade at Public Schools. The aim of this study was to analysis the role played by the program and its developments in the Field School Leonice Bregense, located in the municipality of Sena Madureira, Acre. The methodological choice was an analytical descriptive qualitative approach, a case study type. The techniques of content analysis and interviews were used. This study highlighted the use of oral History for the reason of being an extraordinary potential study of events and social contexts. It took part in this research, a squatter of Projeto de Assentamento Favo de Mel the place where the school is located; the manager; the Teaching Coordinator; the teacher of Portuguese language from 6th to 9th grade of the school and the teacher trainer of the Manage II in Portuguese Language Program. This study revealed that the implementation of the Manage II in Portuguese language Program in the school researched brought positive results. School students had an average proficiency what classify them in the basic level performance standard, besides contributed to improving the teaching performance of the academic staff involved in the program. However, the same study showed that the Manage II in Portuguese language Program was implemented to solve a specific problem, that is, the low levels of reading and writings of the students and, even though noticed its efficiency, it was not continued.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12198
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2014 - Francisca Iris Lopes.pdfDocumento principal9.12 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.