Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12210
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Lobo, Édila Marta Miranda | |
dc.date.accessioned | 2023-12-22T02:03:52Z | - |
dc.date.available | 2023-12-22T02:03:52Z | - |
dc.date.issued | 2012-09-10 | |
dc.identifier.citation | LOBO, Édila Marta Miranda. Contribuições da Educação a Distância a Pedagogia da Alternância.. 2012. 60 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica. | por |
dc.identifier.uri | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12210 | - |
dc.description.abstract | A Pedagogia da Alternância é uma proposta pedagógica que surgiu na França, em 1935, num vilarejo chamado Lot-et-Garone, que tem como pressupostos a formação integral do jovem ou adulto que vive no campo, aliando o conhecimento tradicional ao científico, de forma simbiótica. O aluno vive, então, um período na escola e outro em sua comunidade de origem. Na Pedagogia da Alternância, na escola, os alunos estudam segundo um ritmo de alternância, havendo dois tempos de estudo: o tempo escola e o tempo comunidade, que se alternam, com duração cada um de vinte a trinta dias, ressalvados os períodos de férias. Durante o tempo escola, os alunos ficam residentes no próprio campus, em alojamentos organizados para esse fim, e durante o tempo comunidade, retornam às suas casas, com tarefas a fazer. A proposta de pesquisa é a inclusão da Educação a Distância on-line, como um instrumento pedagógico complementar a Pedagogia da Alternância, a ser utilizado durante o tempo comunidade. A partir disso, a pesquisa teve como objetivo a criação de um método didático, a fim de viabilizar metodologicamente a proposta apresentada. Os alunos envolvidos foram do Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio, 3a série do PROEJA - Programa de Educação de Jovens e Adultos, que estudavam segundo a proposta da Pedagogia da Alternância. Para esta pesquisa, propus como metodologia de estudo a Pesquisa QualiQuantitativa. Os dados iniciais foram obtidos através de um Questionário Diagnóstico, para perceber a disponibilidade dos alunos quanto a acesso a Internet, bem como suas possibilidades tecnológicas; a seguir foi construído o método didático, que foi feito com as seguintes partes, a partir do assunto Inclusão Digital: Planejamento de Assunto, Organização do Assunto no Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle, Teste de Auto-Avaliação, Planejamento de Estudo, Dinâmica de Realização das Atividades durante o Tempo Comunidade, Questões Pedagógicas e Avaliação. Para o propósito deste trabalho, a Inclusão Digital foi escolhida pela importância deste assunto para a vida estudantil e social das pessoas e pela necessidade no domínio das ferramentas de comunicação e interação, pois são recursos que permitem a toda pessoa o acesso a informação de forma prática e rápida. Apesar da opção pelo assunto Inclusão Digital, o método didático foi feito com um caráter metodológico generalista, que pode ser desenvolvido a partir de qualquer tema a ser aplicado para o tempo comunidade. As atividades elaboradas no Planejamento de Assunto foram produzidas segundo a ótica da inclusão digital, com tarefas que permearam o uso de editor de textos, planilha eletrônica, editor de apresentações, mensageiro eletrônico, correio eletrônico, rede social (Facebook), buscador Google e regras de etiqueta na Internet. A estratégia para a produção do método didático foi baseada na Aprendizagem Significativa, de Dee Fink; na Zona de Desenvolvimento Proximal – ZPD, de Lev Vygotsky e na Matriz Humanizante, de Monica Luque. Como resultado, este trabalho argumentou a fim obter os subsídios a favor da educação a distância, como instrumento didático adicional à Pedagogia da Alternância, a ser utilizado durante o tempo comunidade ou mesmo durante o tempo escola, tendo o professor como um mediador e condutor do grupo para a construção de uma comunidade virtual de aprendizagem. | por |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Educação Agrícola | por |
dc.subject | Pedagogia da Alternância | por |
dc.subject | Educação a Distância | por |
dc.subject | Mediação | por |
dc.subject | Colaboração | por |
dc.subject | Agricultural Education | eng |
dc.subject | Pedagogy of Alternation | eng |
dc.subject | Distance Education | eng |
dc.subject | Mediation | eng |
dc.subject | Collaboration | eng |
dc.title | Contribuições da Educação a Distância a Pedagogia da Alternância. | por |
dc.title.alternative | Contributions of Distance Education Pedagogy of Alternation | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.abstractOther | The Pedagogy of Alternation is a pedagogical proposal that emerged in France in 1935 in a village called Lot-et-Garone, who assumes the integral formation of young or adult living in the countryside, combining traditional and scientific knowledge, so symbiotic. The student lives, then a period in school and another in their home community. In Pedagogy of Alternation, in school, students study a second rate of alternation, with two times of study: the school time and community time, alternating, each lasting twenty to thirty days, except for holiday periods. During the time school students are living on campus, in dormitories organized for that purpose, and community during the time they return to their homes, with tasks to do. The research proposal is the inclusion of Distance Education on-line, as a pedagogical tool complement the Pedagogy of Alternation, to be used during community time. From this, the research aimed at the creation of a teaching method in order to enable the methodological proposal. Students were involved in the Technical Course Integrated Agricultural High School, third series PROEJA - Education Program for Youth and Adults, who studied under the proposal of the Pedagogy of Alternation. For this research, I proposed as a method of study Quali-Quantitative Research. The initial data were obtained through a Diagnostic Questionnaire, to see the students as the availability of Internet access as well as their technological possibilities, then built a teaching method that has been done with the following parts from the subject Digital Inclusion: Subject Planning, Organization of Subject in Moodle Virtual Learning Environment, Test Self-Assessment, Planning Study, Dynamic Performance of Activities for Time Community Issues and Pedagogical Evaluation. For the purpose of this work, the Digital Inclusion was chosen by the importance of this issue for student life and social needs of people and tools in the field of communication and interaction, they are features that allow everyone access to information in a practical and fast. Despite the choice of subject Digital Inclusion, the teaching method was done with a general methodological nature, which can be developed from any matter to be applied to the time the community. The activities developed in the Planning Subject were produced from the viewpoint of digital inclusion, with tasks that permeated the use of word processor, spreadsheet, presentation editor, messenger, electronic mail, social networking (Facebook), search engine Google and rules etiquette on the Internet. The strategy for the production of teaching method was based on Meaningful Learning of Dee Fink; in the Zone of Proximal Development – ZPD of Lev Vygotsky and Humanizing Array of Monica Luque. As a result, this paper argued in order to obtain subsidies in favor of distance education as an educational tool supplementing the Pedagogy of Alternation, to be used during the time the community or even during school time, with the teacher as a facilitator and driver of the group to build a virtual learning community. | eng |
dc.contributor.advisor1 | Sanchez, Sandra Barros | |
dc.contributor.advisor1ID | 858.512.137-87 | por |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5592332884126912 | por |
dc.contributor.referee1 | Ribeiro, Adagenor Lobato | |
dc.contributor.referee2 | Albino, Sirley de Fátima | |
dc.creator.ID | 567.708.122-15 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2717398165128132 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Instituto de Agronomia | por |
dc.publisher.initials | UFRRJ | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola | por |
dc.relation.references | ALMEIDA, M. E. B. Educação a Distância na Internet: abordagens e contribuições dos ambientes digitais de aprendizagem. Educação e Pesquisa. v. 29, n. 2, São Paulo, jul-dez 2003. ISSN 1517-9702. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ep/v29n2/a10v29n2.pdf>. Acesso em: 22 mar 2011. ALMEIDA, M. E. B. O computador na escola: contextualizando a formação de professores. 2000. Tese (Doutorado em Educação). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2000. ALONSO, K. M. Educação a Distância no Brasil: a busca da identidade. Disponível em: <http://www.nead.ufmt/index.asp?pg=7>. Acesso em: 10 mai 2011. ALVES, J. V. A. de. Pedagogia da Alternância: uma alternativa consistente de escolarização rural. Acesso em: 10 out 2010. Disponível em: <http://www.anped.org.br/reunioes/31ra/1trabalho/GT14-4500—Int.pdf>. ALVES, J. R. M. Educação a Distância e as Novas Tecnologias de Informação e Aprendizagem. Disponível em: <www.engenheiro2001.org.br/programas/980201a1.htm>. Acesso em: 10 mai 2011. ARCAFAR/PA. Associação Regional das Casas Familiares Rurais do Estado Pará. Trabalho com Pedagogia da Alternância nas Casas Familiares Rurais. s/d. Disponível em: <http://www.itsbrasil.org.br/sites/itsbrasil.org.br/files/Trabalho_com_Pedagogia_da_Alternan cia_nas_Casas_Familiares_Rurais.pdf>. Acesso em: 10 out 2010. Associação de Comunicação Educativa Roquette Pinto. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Associa%C3%A7%C3%A3o_de_Comunic %C3%A7%C3%A3o_Educativa_Roquette_Pinto. Acesso em: 10 fev 2012. BAQUERO, R. Vygotsky e a Aprendizagem Escolar. Porto Alegre: ArtMed, 1998. BRASIL. Decreto nº 1.237, de 06 de setembro de 1994. Cria, no âmbito da Administração Federal, sob a coordenação do Ministério da Educação e do Desporto, o Sistema Nacional de Educação à Distância SINEAD, e dá outras providências. Disponível em: <http://www.jusbrasil.com.br/legislacao/112866/decreto-1237-94>. Acesso em: 20 fev 2012. BRASIL. Decreto nº 5.154, de 23 de julho de 2004. Regulamenta o § 2º do art. 36 e os arts. 39 a 41 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e dá outras providências. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2004/decreto/d5154.htm>. Acesso em: 06 mar 2012. BRASIL. Decreto nº 5.622, de 19 de dezembro de 2005. Regulamenta o art. 80 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/dec_5622.pdf>. Acesso em: 28 fev 2012. BRASIL. Decreto nº 5.800, de 08 de junho de 2006. Dispõe sobre o Sistema Universidade Aberta do Brasil - UAB. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004- 2006/2006/Decreto/D5800.htm>. Acesso em: 06 mar 2012. BRASIL. Decreto nº 6.755, de 29 de janeiro de 2009. Institui a Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica, disciplina a atuação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES no fomento a programas de formação inicial e continuada, e dá outras providências. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2009/Decreto/D6755.htm>. Acesso em: 05 mar 2012. BRASIL. Decreto nº 7.589, de 26 de outubro de 2011. Institui a Rede e-Tec Brasil. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2011/Decreto/D7589.htm>. Acesso em: 01 mar 2012. BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/tvescola/leis/lein9394.pdf>. Acesso em: 08 fev 2012. BRASIL. Lei nº 11.273, de 06 de fevereiro de 2006. Autoriza a concessão de bolsas de estudo e de pesquisa a participantes de programas de formação inicial e continuada de professores para a educação básica. Disponível em: <http://uab.capes.gov.br/images/stories/downloads/legislacao/lei11_273.pdf>. Acesso em: 08 fev 2012. BRASIL. Lei nº 12.513, de 26 de outubro de 2011. Institui o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Disponível em: <http://pronatec.mec.gov.br/images/stories/pdf/lei_12513.pdf>. Acesso em: 01 mar 2012. BRASIL. Parecer nº 197/2007, de 13 de setembro de 2007. Aprova instrumentos de avaliação para credenciamento de Instituições de Educação Superior para a oferta de cursos superiores na modalidade à distância, nos termos do art. 6º, inciso V, do Decreto nº 5.773/2006.Disponível em:<http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/2007/pces197_07.pdf>. Acesso em: 15 fev 2012. BRASIL. Portaria MEC nº 301, de 07 de abril de 1998. Normatizar os procedimentos de credenciamento de instituições para a oferta de cursos de graduação e educação profissional tecnológica a distância. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/sesu/arquivos/pdf/port301.pdf>. Acesso em: 06 fev 2012. BRASIL. Portaria MEC nº 1.050, de 22 de agosto de 2008. Resolve pela indução da oferta pública de cursos superiores a distância pelas instituições públicas de educação superior, no âmbito do "Sistema Universidade Aberta do Brasil – UAB". Disponível em: <http://www2.abed.org.br/noticia.asp?Noticia_ID=365>. Acesso em: 20 fev 2012. BRASIL. Portaria MEC nº 1.326, de 18 de novembro de 2010. Aprova, em extrato, o Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação: Bacharelados e Licenciatura, na modalidade de educação a distância, do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES. Disponível em: <http://www.cmconsultoria.com.br/imagens/diretorios/diretorio14/arquivo2870.pdf>. Acesso em: 28 fev 2012. BRASIL. Portaria MEC nº 4.059, de 10 de dezembro de 2004. Dispõe sobre a oferta de disciplinas semi-presenciais na estrutura curricular em cursos de nível superior reconhecidos. Disponível em: <http://www.ead.unifei.edu.br/Legislacao/files/12-portaria-n-4059.pdf>. Acesso em: 08 fev 2012. BRASIL. Portaria Normativa MEC nº 02, de 10 de janeiro de 2007. Dispõe sobre os procedimentos de regulação e avaliação da educação superior na modalidade a distância. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/legislacao/portaria2.pdf>. Acesso em: 10 fev 2012. BRASIL. Portaria Normativa MEC nº 10, de 02 de julho de 2009. Fixa critérios para dispensa de avaliação in loco e dá outras providências. Disponível em: <http://www.semesp.org.br/portal/pdfs/juridico2009_OLD/Portarias/02.07.09/Portaria%2010- 2009.pdf>. Acesso em: 22 fev 2012. BRASIL. Resolução MEC nº 3, de 15 de junho de 2010. Institui Diretrizes Operacionais para a Educação de Jovens e Adultos nos aspectos relativos à duração dos cursos e idade mínima para ingresso nos cursos de EJA; idade mínima e certificação nos exames de EJA; e Educação de Jovens e Adultos desenvolvida por meio da Educação a Distância. Disponível em: <http://forumeja.org.br/mt/sites/forumeja.org.br.mt/files/Diretrizes_Operacionais_de_EJA_20 10.pdf >. Acesso em: 25 fev 2012. BROWN, A.L., & CAMPIONE, J.C. Psychological theory and the design of innovative learning environments: On procedures, principles, and systems. In: L. Schauble & R. Glaser (Eds.), Innovations in learning: New environments for education, p. 289-325). Mahwah, NJ: Erlbaum. 1996. Canal Futura. Disponível em: <http://www.futura.org.br/> Acesso em: 02 fev 2012. CARVALHO, H. A comunicação como fator crítico de sucesso nos processos de gestão da informação e do conhecimento nas organizações. UNIrevista, São Leopoldo, v.1, n. 3, jul., 2006. Disponível em: <http://www.unirevista.unisinos.br/_pdf/UNIrev_HCarvalho.PDFn>. Acesso em: 11 mar 2012. CNCT - MEC. Catálogo Nacional de Cursos Técnicos do Ministério da Educação. Disponível em: http://catalogonct.mec.gov.br/. Acesso em: 01 mar 2012. Convênio CIEAR-Unisul. Disponível em: http://www.ciear.aer.mil.br/convenio.php. Acesso em: 05 mar 2012. Campus Castanhal – IFPA. Histórico. Disponível em: <http://castanhal.ifpa.edu.br/index.php? option=com_content&view=article&id=3&Itemid=41&lang=pt>. Acesso em: 24 abr 2012. Censo Demográfico de 2010. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE. Disponível em: <http://www.censo2010.ibge.gov.br/sinopse/webservice/frm_urb_rur.php? codigo=150240>. Acesso em: 12 abr 2012. DELEUZE, G. e GUATTARI, F. Rizoma. México (Introdução). Valencia: Pre-textos (1.ª ed. 1977). 2003. DEMO, P. Mitologias da Avaliação: de como ignorar, em vez de enfrentar problemas. Campinas, SP: Autores Associados, 2010. DOWBOR, L. Tecnologias do Conhecimento: os desafios da educação. Petrópolis,RJ: Vozes, 2001. DOUGIAMAS, M.; TAYLOR, P. Interpretive analysis of an internet-based course constructed using a new courseware tool called Moodle. Proceedings of the Higher Education Research and Development Society of Australasia (HERDSA) 2002 Conference, Perth, Western Australia. Disponível em: <http:// dougiamas.com/writing/herdsa2002/> . Acesso: 29 mar 2012. Edital 001/2010. Processo Seletivo para o Curso de Agropecuária Integrado ao Ensino Médio – PROEJA. Instituto Federal do Pará – Campus Castanhal. 2010. Edital 001/2011. Processo Seletivo para o Curso de Agropecuária Integrado ao Ensino Médio – PROEJA. Instituto Federal do Pará – Campus Castanhal. 2011. Edital 001/2012. Processo Seletivo para o Curso de Agropecuária Integrado ao Ensino Médio – PROEJA. Instituto Federal do Pará – Campus Castanhal. 2012. Educação a Distância via Rádio. Disponível em: http://www.eps.ufsc.br/disc/tecmc/bahia/grupo8/site/pag6.htm. Acesso em: 21 fev 2012. EFA-Marabá-PA. Escola Família Agrícola. Plano de Curso do Ensino Médio Técnico Agropecuário com Ênfase em Agroecologia. 2006. ELIASQUEVICI, M. K.; FONSECA, N. A. da. Educação a Distância: orientações para o início de um percurso. Belém-PA: EDUFPA, 2009. FEITOSA, S. C. S. O Método Paulo Freire. 1999. Texto da autora como parte da dissertação de mestrado defendida na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo - FEUSP (1999) intitulada: “Método Paulo Freire: princípios e práticas de uma concepção popular de educação”. FILHO, A. R. P. Introdução ao Moodle. Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, Universidade de Brasília. 2004. Disponível em: <http://ead.faculdademarista.com.br/file.php/1/modulo01-moodle_1.pdf>. Acesso em: 15 set 2010. FINK, D. What is “Significant Learning”. 2003. Disponível em: <http://www.wcu.edu/WebFiles/PDFs/facultycerter_SignificantLearning.pdf>. Acesso em: 22 ago 2011. FINK, D. Taxonomy of Significant Learning. In: Creating Significant Learning Experiences, Dee Fink, 2003. FINO, C. N. Vygotsky e a Zona de Desenvolvimento Proximal (ZPD): três implicações pedagógicas. Revista Portuguesa de Educação, v. 14, n. 2, jan-dez/2001. FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987. FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. Fundação CECIERJ – Consórcio CEDERJ. Sobre o CEDERJ. Disponível em: http://www.cederj.edu.br/cederj/index.php?option=com_content&view=article&id=1&Itemid=3. Acesso em: 06 mar 2012. GNOATO, A. A., RAMOS, C. E. P., PIACESKI, E. E., BERNARTT, M. de L. Pedagogia da Alternância: uma proposta de educação. XLIV Congresso da Sober. “Questões Agrárias, Educação no Campo e Desenvolvimento”. Sociedade Brasileira de Economia e Sociologia Rural. 2006. GODINHO, E.M.S.O. Pedagogia da Alternância: uma proposta diferenciada. Acesso em: 12/10/2009. Disponível em: <http://www.webartigos.com/articles/3845/1/pedagogia-daalternancia/pagina1.html >. GOMEZ, M. V. Alfabetização na Esfera Digital: uma proposta freireana. Educação em Foco, mar/ago 2002. Disponível em: <http://www.ufjf.br/revistaedufoco/files/2010/02/06.pdf>. Acesso em: 12 mai 2011. GOMEZ, M. V. Educação em Rede: uma visão emancipadora. Cortez. 2004. GOMEZ, M. V. Educador/a fazendo Rizoma na Rede. Disponível em: <http://www.hottopos.com.br/videtur6/rizoma.htm>. Acesso em: 13 mai 2011. GOMEZ, M. V. A Transversalidade como Abertura Máxima para a Didática e a Formação Contemporâneas. Revista Iberoamericana de Educación, n. 48, v. 3, 25/01/2009. 2009. ISSN: 1681-5653. Guia Geográfico – Pará. Disponível em: http://www.brasil-turismo.com/mapas/para.htm. Acesso em: 02 fev 2012. Guia Pronatec de Cursos FIC. Guia do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego de Cursos de Formação Inicial e Continuada. Disponível em: http://pronatecportal.mec.gov.br/arquivos/guia.pdf. Acesso em: 01 mar 2012. Instituto Monitor. Nossa História. Disponível em: http://www.institutomonitor.com.br/Quemsomos.aspx. Acesso em: 05 mar 2012. Jus Navigandi. Breves Considerações sobre o Conceito de Políticas Públicas e seu Conceito Jurisdicional. 2005. Disponível em: .http://jus.com.br/revista/texto/7254/brevesconsideracoes-sobre-o-conceito-de-politicas-publicas-e-seu-controle-jurisdicional Acesso em: 07 mar 2012. LEITE, C. L. K.; PASSOS, M. O. de A.; TORRES, P. L.; ALCÂNTARA, P. R. A Aprendizagem Colaborativa na Educação a Distância On-line. Anais do 12º Congresso Internacional de Educação a Distância: Educação a Distância e a Integração das Américas. 2005. Disponível em: <http://www.abed.org.br/congresso2005/por/pdf/171tcc3.pdf>. Acesso em: 20 out 2009. LEITE, S. D.; MALCHER, M. A.; SEIXAS, N. S. dos A. S.; PAULA, L. R. N. de P (organização, texto e pesquisa). Educação sem Fronteiras na Amazônia: trajetórias e perspectivas da educação a distância da UFPA. Belém: UFPA, 2010. LEITE, S. D.; TEIXEIRA, J. B. Políticas de Educação a Distância - UFPA. Caderno 4, Belém: UFPA, 2009. LÉVY, P. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999. LOBO, E.M.M. Internet: construindo sentidos e significados. Anais do IV Seminário Nacional Promoção de Inclusão Mediada pelas Tecnologias Assistivas (CD-Rom). Curitiba, PR, 2009. ISSN: 2176-4387. LOBO, E. M. L.; SOUTO, G. C.; LIMA, R. Projeto Açaí: ação e reflexão na prática. Anais do IV Simpósio Nacional de Tecnologia e Sociedade (CD-Rom e Internet). Curitiba, PR, 2011. ISSN: 1808-8716. Disponível em: <http://www.esocite.org.br/eventos/tecsoc2011/cdanais/arquivos/pdfs/artigos/gt017-projetoacai.pdf>. Acesso em: 20 mar 2012. LUQUE, M. G. Dinamica Del Aprendizaje y de La Mediación em Aulas Virtuales: una visión desde la perspectiva de la formación humana. Disponível em: <http://www.educrea.cl/documentacion/articulos/educacion_a_distancia/06_dinamica_aprendi zaje_mediacion_aulas_virtuales.html.>. Acesso em: 26 out 2010. MACIEL, I. M. Educação a Distância – Ambiente Virtual: construindo significados. Disponível em: <http://www.senac.br/BTS/283/boltec283e.htm>. Acesso em: 04 mar 2011. Manual Moodle para Professores e Autores Tutores. NEAD: Núcleo de Educação a Distância. IFBG – Instituto Federal Bento Gonçalves. 2008. Disponível em: <http://bento.ifrs.edu.br/acessibilidade/pdf/manual_professor.pdf >. Acesso em: 01 nov 2010. MAZZEU, F. J. C. Uma Proposta Metodológica para Formação Continuada de Professores na Perspectiva Histórico-Social. Caderno CEDES, v. 19, n. 44, Campinas-SP, abril/1998. Disponível em: <http://www.scientificcircle.com/pt/105222/proposta-metodologicaformacao-continuada-professores-social/>. Acesso em: 27 ago 2011. MF Rural. Disponível em: http://www.mfrural.com.br/cidade/castanhal-pa.aspx. Acesso em: 12 abr 2012. MINAYO, M. C. de S. (org.). Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. Petrópolis-RJ: Vozes, 2002. Ministério da Educação. Rede e-Tec Brasil. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php? option=com_content&view=article&id=12326&Itemid=665>. Acesso em 25 fev 2012. MIRANDA, G. Q. O Professor e a Pedagogia Social-Construtivista da Plataforma Moodle. Disponível em: <http://www.slideshare.net/Guaciraqm/professor-e-a-pedagogiasocialconstrutivista-da-plataforma-moodle>. Acesso em: 11 jan 2010. MOODLE MANUAL – Moodle Docs. Disponível em: <http://docs.moodle.org/en/Moodle_manuals>. Acesso em: 28 out 2010. MORAN, J. M.; MASETTO, M. T.; BEHRENS, M. A. Novas Tecnologias e Mediação Pedagógica. São Paulo: Papirus, 2010. MORIN, E. Educação e Complexidade: os sete saberes e outros ensaios / Edgar Morin. Maria da Conceição de Almeida, Edgar de Assis Carvalho, (orgs.), 5. ed. São Paulo: Cortez, 2009. PACHECO, M. O Professor Paulo de Tarso. Blog InovaEAD: Estudos e Inovações em Educação a Distância. 2011. Disponível em: http://inovaead.blogspot.com/2011_01_01_archive.html. Acesso em: 10 fev 2011. PALLOF, R. M.; PRATT, K. Construindo Comunidades de Aprendizagem no Ciberespaço: estratégias eficientes para salas de aula on-line. Porto Alegre: Artmed, 2002. PALLOF, R. M.; PRATT, K. O Aluno Virtual: um guia para trabalhar com estudantes on-line. Porto Alegre-RS: Artmed, 2004. PETERS, O. A Educação a Distância em Transição: tendências e desafios. Editora Unisinos, 2009. PIAGET, J. Para Onde vai a Educação? Rio de Janeiro: José Olympio, 1998. PIAGET, J. Epistemologia Genética. São Paulo: Martins Fontes, 1990. PRADO, M. E. B. B.; VALENTE, J. A. A. Educação a distância possibilitando a formação do professor com base no ciclo da prática pedagógica. In: MORAES, M. C. Educação a distância: fundamentos e práticas. Campinas: Unicamp/NIED, 2002. Projeto de Curso da EAFC-PA. Escola Agrotécnica Federal de Castanhal-PA. Curso Técnico de Nível Médio em Agropecuária com Ênfase em Agroecologia para Jovens e Adultos de Áreas da Reforma Agrária da Região Nordeste do Pará. 2005. Pronatec-MEC. Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – Ministério da Educação. Disponível em: . http://pronatecportal.mec.gov.br/pronatec.htmlAcesso em: 01 mar 2012. QUADROS. S. T.; BERNATT, M. de L. Pedagogia da Alternância e Projeto Profissional de Vida: contribuições para a permanência do jovem no meio rural. 2007. Disponível em: <http://www.arcafarsul.org.br/novo/images/publicacoes/18ARTIGO%202.pdf>. Acesso em: 26 out 2010. ROCHA, A. C.; CAMPELLO, S. Autopoiese, Construcionismo, Construtivismo ou CoConstrucionismo. Material Didático do Módulo 4 - Curso de Aperfeiçoamento em Estratégias de Aprendizagem a Distância, Grupo Arteduca – Arte, Educação e Tecnologias Contemporâneas, Universidade de Brasília – UnB. 2006. RIBEIRO, M. Pedagogia da alternância na educação rural / do campo: projetos em disputa. Educação e Pesquisa, vol. 34, n. 1, janeiro-abril, pp. 27-45, 2008. RIBEIRO, M. Contradições na Relação Trabalho-Educação do Campo: a Pedagogia da Alternância. Trabalho e Pesquisa. vol. 17, n. 2, maio-ago, pp. 132-144, 2008. ROCHA, PASSOS e CARVALHO. E. N., J. C. dos e R. A. de. Educação do campo: um olhar panorâmico. Acesso em: 12 out 2010. Disponível em: <http://www.forumeja.org.br/ec/files/Texto%20Base%20Educa%C3%A7%C3%A3o%20do %20Campo.pdf>. ROQUE, G. O. B. Redes de Conhecimento e a Formação a Distância. B. Téc. Senac: a. R. Educ. Prof., Rio de Janeiro, v. 36, n. 3, set./dez. 2010. Disponível em: <http://www.senac.br/BTS/363/artigo4.pdf>. Acesso em: 23 mar 2011. Salto para o Futuro. Disponível em: <http://tvbrasil.org.br/saltoparaofuturo/>. Acesso em: 02 fev 2012. SANCHEZ, S. B. Conceituação, Concepção e Organização de um Programa de Pós-Graduação para Docentes da Educação Profissional Agrícola. Tese de Doutorado. Curso de Pós-Graduação em Agronomia. Instituto de Agronomia. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – UFRRJ. 2002. SANTOS, A.; SOMMERMAN, A. Complexidade e Transdisciplinaridade: em busca da totalidade perdida. Porto Alegre: Sulina, 2009. SARAIVA, T. Educação a Distância no Brasil: lições de história. Em Aberto. Brasília, ano 16, n. 70, abr/jun. 1996. SCHLEMMER, E. Projetos de Aprendizagem Baseados em Problemas: uma metodologia interacionista construtivista para formação de comunidades em Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Colabor@ - Revista Digital da CVA – Ricesu, ISSN 1519-8229, v. 1, n. 2, nov/2001. Disponível em: <http://www.ricesu.com.br/colabora/n2/artigos/n_2/id02.pdf>. Acesso em: 20 jul 2011. Secretaria de Educação a Distância – SEED. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=289&Itemid=356>. Acesso em: 20 fev 2012. SILVA, L. H. Educação do Campo e Pedagogia da Alternância. Revista de Ciências da Educação, n. 5, jan-abr, pp. 105-112, 2008. SILVA, S. da S. Moodle: para autores e tutores. São Paulo-SP: Novatec, 2010. SOMMERMAN, A. Pedagogia da Alternância e Transdisciplinaridade. Pedagogia da Alternância: I Seminário Internacional. 1999. Acesso em: 10 out 2011. Disponível em: <http://mda.gov.br/o/887039>. SOUSA, M. de F. G. Nas Trilhas da Aprendizagem: diálogos com quem estuda a distância. Material Didático do Módulo 1 – Curso de Especialização em Educação a Distância – Faculdade de Educação da Universidade de Brasília - UnB. Disponível em: <http://www.fe.unb.br/graduacao/online/modulos-ped-ead-acre/modulo-1/nas-trilhas-daaprendizagem-dialogos-com-quem-estuda-a-distancia>. Acesso em: 11 jul 2011. TRIPP, D. Pesquisa Ação: uma introdução metodológica. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 3, p. 443-466, set./dez. 2005. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ep/v31n3/a09v31n3.pdf>. Acesso em: 28 abr 2011. TV Brasil. Disponível em: <http://tvbrasil.org.br/>. Acesso em: 02 fev 2012. TV Cultura. Disponível em: <http://tvcultura.cmais.com.br/>. Acesso em: 08 fev 2012. TV Escola. Salto para o Futuro: o programa. Disponível em: <http://tvbrasil.org.br/saltoparaofuturo/o-programa.asp>. Acesso em: 08 fev 2012. Universidade Aberta do Brasil. Como Funciona. Disponível em: <http://uab.capes.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=7&Itemid=19>. Acesso em: 28 fev 2012. Universidade Aberta do Brasil. Histórico. Disponível em: http://uab.capes.gov.br/index.php? option=com_content&view=article&id=9&Itemid=21. Acesso em: 23 fev 2012. VALENTE, J. A. O Ciclo de Ações e a Espiral de Aprendizagem. In: Espiral de Aprendizagem: o processo de compreensão do papel das tecnologias de informação e comunicação na educação. Disponível em: <http://pan.nied.unicamp.br/~lia/ciclo_e_espiral.pdf>. Acesso em: 07 jul 2011. VALENTE, L.; MOREIRA, P.; DIAS, P. Moodle: moda, mania ou inovação na formação? In: Moodle: estratégias pedagógicas e estudos de casos. Lynn Alves, Daniel Barros e Alexandre Okada (org.). Salvado-BA: EDUNEB, 2009. Disponível em: <http://bento.ifrs.edu.br/acessibilidade/pdf/MoodleEstudosdeCaso.pdf>. Acesso em: 23 jan 2011. VALENTE, J. A.; PRADO, M. E. B. B.; ALMEIDA, M. E. De (orgs). Educação a Distância via Internet. São Paulo: Avercamp, 2003. VYGOTSKY, L. A Formação Social da Mente. Martins Fontes, 2000. ZANELLA, A. V. Zona de Desenvolvimento Proximal: análise de um conceito em algumas situações variadas. Temas em Psicologia, v. 2, n. 2, ago/1994. Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?pid=S1413-389X1994000200011&script=sci_arttext>. Acesso em: 12 jun 2011. | por |
dc.subject.cnpq | Zootecnia | por |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufrrj.br/retrieve/60173/2012%20-%20%c3%89dila%20Marta%20Miranda%20Lobo.pdf.jpg | * |
dc.originais.uri | https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/3598 | |
dc.originais.provenance | Submitted by Celso Magalhaes (celsomagalhaes@ufrrj.br) on 2020-06-02T17:40:46Z No. of bitstreams: 1 2012 - Édila Marta Miranda Lobo.pdf: 2835520 bytes, checksum: 91fadc0627eb7fef631f3b7e427ebebc (MD5) | eng |
dc.originais.provenance | Made available in DSpace on 2020-06-02T17:40:46Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2012 - Édila Marta Miranda Lobo.pdf: 2835520 bytes, checksum: 91fadc0627eb7fef631f3b7e427ebebc (MD5) Previous issue date: 2012-09-10 | eng |
Appears in Collections: | Mestrado em Educação Agrícola |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2012 - Édila Marta Miranda Lobo.pdf | Édila Marta Miranda Lobo | 2.77 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.