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https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12210
Tipo do documento: | Dissertação |
Title: | Contribuições da Educação a Distância a Pedagogia da Alternância. |
Other Titles: | Contributions of Distance Education Pedagogy of Alternation |
Authors: | Lobo, Édila Marta Miranda |
Orientador(a): | Sanchez, Sandra Barros |
Primeiro membro da banca: | Ribeiro, Adagenor Lobato |
Segundo membro da banca: | Albino, Sirley de Fátima |
Keywords: | Educação Agrícola;Pedagogia da Alternância;Educação a Distância;Mediação;Colaboração;Agricultural Education;Pedagogy of Alternation;Distance Education;Mediation;Collaboration |
Área(s) do CNPq: | Zootecnia |
Idioma: | por |
Issue Date: | 10-Sep-2012 |
Publisher: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto de Agronomia |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola |
Citation: | LOBO, Édila Marta Miranda. Contribuições da Educação a Distância a Pedagogia da Alternância.. 2012. 60 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica. |
Abstract: | A Pedagogia da Alternância é uma proposta pedagógica que surgiu na França, em 1935, num vilarejo chamado Lot-et-Garone, que tem como pressupostos a formação integral do jovem ou adulto que vive no campo, aliando o conhecimento tradicional ao científico, de forma simbiótica. O aluno vive, então, um período na escola e outro em sua comunidade de origem. Na Pedagogia da Alternância, na escola, os alunos estudam segundo um ritmo de alternância, havendo dois tempos de estudo: o tempo escola e o tempo comunidade, que se alternam, com duração cada um de vinte a trinta dias, ressalvados os períodos de férias. Durante o tempo escola, os alunos ficam residentes no próprio campus, em alojamentos organizados para esse fim, e durante o tempo comunidade, retornam às suas casas, com tarefas a fazer. A proposta de pesquisa é a inclusão da Educação a Distância on-line, como um instrumento pedagógico complementar a Pedagogia da Alternância, a ser utilizado durante o tempo comunidade. A partir disso, a pesquisa teve como objetivo a criação de um método didático, a fim de viabilizar metodologicamente a proposta apresentada. Os alunos envolvidos foram do Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio, 3a série do PROEJA - Programa de Educação de Jovens e Adultos, que estudavam segundo a proposta da Pedagogia da Alternância. Para esta pesquisa, propus como metodologia de estudo a Pesquisa QualiQuantitativa. Os dados iniciais foram obtidos através de um Questionário Diagnóstico, para perceber a disponibilidade dos alunos quanto a acesso a Internet, bem como suas possibilidades tecnológicas; a seguir foi construído o método didático, que foi feito com as seguintes partes, a partir do assunto Inclusão Digital: Planejamento de Assunto, Organização do Assunto no Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle, Teste de Auto-Avaliação, Planejamento de Estudo, Dinâmica de Realização das Atividades durante o Tempo Comunidade, Questões Pedagógicas e Avaliação. Para o propósito deste trabalho, a Inclusão Digital foi escolhida pela importância deste assunto para a vida estudantil e social das pessoas e pela necessidade no domínio das ferramentas de comunicação e interação, pois são recursos que permitem a toda pessoa o acesso a informação de forma prática e rápida. Apesar da opção pelo assunto Inclusão Digital, o método didático foi feito com um caráter metodológico generalista, que pode ser desenvolvido a partir de qualquer tema a ser aplicado para o tempo comunidade. As atividades elaboradas no Planejamento de Assunto foram produzidas segundo a ótica da inclusão digital, com tarefas que permearam o uso de editor de textos, planilha eletrônica, editor de apresentações, mensageiro eletrônico, correio eletrônico, rede social (Facebook), buscador Google e regras de etiqueta na Internet. A estratégia para a produção do método didático foi baseada na Aprendizagem Significativa, de Dee Fink; na Zona de Desenvolvimento Proximal – ZPD, de Lev Vygotsky e na Matriz Humanizante, de Monica Luque. Como resultado, este trabalho argumentou a fim obter os subsídios a favor da educação a distância, como instrumento didático adicional à Pedagogia da Alternância, a ser utilizado durante o tempo comunidade ou mesmo durante o tempo escola, tendo o professor como um mediador e condutor do grupo para a construção de uma comunidade virtual de aprendizagem. |
Abstract: | The Pedagogy of Alternation is a pedagogical proposal that emerged in France in 1935 in a village called Lot-et-Garone, who assumes the integral formation of young or adult living in the countryside, combining traditional and scientific knowledge, so symbiotic. The student lives, then a period in school and another in their home community. In Pedagogy of Alternation, in school, students study a second rate of alternation, with two times of study: the school time and community time, alternating, each lasting twenty to thirty days, except for holiday periods. During the time school students are living on campus, in dormitories organized for that purpose, and community during the time they return to their homes, with tasks to do. The research proposal is the inclusion of Distance Education on-line, as a pedagogical tool complement the Pedagogy of Alternation, to be used during community time. From this, the research aimed at the creation of a teaching method in order to enable the methodological proposal. Students were involved in the Technical Course Integrated Agricultural High School, third series PROEJA - Education Program for Youth and Adults, who studied under the proposal of the Pedagogy of Alternation. For this research, I proposed as a method of study Quali-Quantitative Research. The initial data were obtained through a Diagnostic Questionnaire, to see the students as the availability of Internet access as well as their technological possibilities, then built a teaching method that has been done with the following parts from the subject Digital Inclusion: Subject Planning, Organization of Subject in Moodle Virtual Learning Environment, Test Self-Assessment, Planning Study, Dynamic Performance of Activities for Time Community Issues and Pedagogical Evaluation. For the purpose of this work, the Digital Inclusion was chosen by the importance of this issue for student life and social needs of people and tools in the field of communication and interaction, they are features that allow everyone access to information in a practical and fast. Despite the choice of subject Digital Inclusion, the teaching method was done with a general methodological nature, which can be developed from any matter to be applied to the time the community. The activities developed in the Planning Subject were produced from the viewpoint of digital inclusion, with tasks that permeated the use of word processor, spreadsheet, presentation editor, messenger, electronic mail, social networking (Facebook), search engine Google and rules etiquette on the Internet. The strategy for the production of teaching method was based on Meaningful Learning of Dee Fink; in the Zone of Proximal Development – ZPD of Lev Vygotsky and Humanizing Array of Monica Luque. As a result, this paper argued in order to obtain subsidies in favor of distance education as an educational tool supplementing the Pedagogy of Alternation, to be used during the time the community or even during school time, with the teacher as a facilitator and driver of the group to build a virtual learning community. |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12210 |
Appears in Collections: | Mestrado em Educação Agrícola |
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