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https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12239
Tipo do documento: | Dissertação |
Title: | Implantação das Comissões Próprias de Avaliação dos Institutos Federais da Região Norte do Brasil |
Other Titles: | Implementation of Own Comittees of Assessment of the Federal Institutes of Northern Brazil |
Authors: | Nunes, Jackson Bezerra |
Orientador(a): | Souza, Nádia Maria Pereira de |
Primeiro membro da banca: | Souza, Nádia Maria Pereira de |
Segundo membro da banca: | Gregório, Sandra Regina |
Terceiro membro da banca: | Rangel, Mary |
Keywords: | CPA’s;Institutos Federais;Região Norte;Federal Institutes;North Region |
Área(s) do CNPq: | Educação |
Idioma: | por |
Issue Date: | 28-Aug-2014 |
Publisher: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto de Agronomia |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola |
Citation: | NUNES, Jackson Bezerra. Implantação das Comissões Próprias de Avaliação dos Institutos Federais da Região Norte do Brasil. 2014. 69 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola). Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ. 2014. |
Abstract: | Este trabalho discorre sobre o tema “Análise do Processo de Implantação das Comissões Próprias de Avaliação Institucional - (CPAs) nos Institutos Federais da Região Norte do Brasil. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, pautado no estudo bibliográfico, documental, entrevistas e diário de campo. Foram sujeitos dessa investigação: gestores, membros e presidentes das CPA’s dos IF’s da referida região. A abrangência desse estudo inicia-se com a Lei nº 10. 861/2004 que institui o Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior - SINAES e adentra-se ao recorte histórico sobre a criação dos Institutos Federais e suas características regionais. Por fim, aborda sobre o mapeamento das experiências de Avaliação Institucional dos IF’s da área em estudo frente aos dados coletados, resultando numa análise e diagnóstico das respectivas instituições no contexto da legislação em vigor, norteado também sob a ótica de vários estudiosos de avaliação institucional, tais como Michelangelo Trigueiro, José Dias Sobrinho, Maria Helena Guimarães entre outros. A proposta desta pesquisa e sua delimitação temática parece muito pouco explorada por pesquisadores na área. Dessa forma esse estudo foi relevante como ferramenta de pesquisa para comunidade acadêmica, comunidade geral e pode possibilitar aos Institutos Federais de Educação Ciência e Tecnologia (IF’s) envolvidos à socialização dessa realidade por eles vivenciadas, a expansão dos conhecimentos e implementação de ações ainda não contempladas a exemplo da construção do projeto de Avaliação Institucional. |
Abstract: | This work elaborates on the topic "Analysis of the Implementation Process of the Own Committees Institutional Assessment - (CPAs) in the Federal Institutes of Northern Brazil”. This is a qualitative study, based on literature research, documentary, interviews and field diary. The subjects of this research were: managers, presidents and members of CPA's of the IF's in that region. The scope of this study begins with the Law No. 10 861/2004 that establishes the National System of College Education Evaluation - SINAES and enters to the historical view on the creation of the Federal Institutes and their regional characteristics. Finally, it discusses about the mapping of the experiences of Institutional Assessment of the IF's area in front of the data collected, resulting in analysis and diagnosis of the respective institutions in the context of ruling legislation, also guided by the perspective of various scholars of institutional assessment, such as Michelangelo Trigueiro, José Dias Sobrinho, Maria Helena Guimarães among others. The purpose of this research and its thematic delimitation, it seems very little explored by researchers in the area. Thus, this study was relevant as a research tool for academic community, the general community and may enable the Federal Institutes of Education, Science and Technology (IF's) involved to the socialization of this reality experienced by them, the expansion of knowledge and implementation of actions not yet covered as the example of the construction project of Institutional Assessment. |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12239 |
Appears in Collections: | Mestrado em Educação Agrícola |
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2014 - Jackson Bezerra Nunes.pdf | Documento principal | 1.86 MB | Adobe PDF | View/Open |
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