Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12250
Tipo do documento: Dissertação
Title: Estudos Metodológicos para Atendimento da Comunidade Indígena do Araçá, com Educação Profissional pelo Câmpus Amajari
Other Titles: Methodological Studies Community Care for Indigenous Araçá with the Professional Education Câmpus Amajari
Authors: Silva, Débora Soares Alexandre Melo
Orientador(a): Monteiro, Aloisio Jorge de Jesus
Primeiro membro da banca: Soares, Ana Maria Dantas
Segundo membro da banca: Kauss, Vera Lúcia Teixeira
Keywords: Educação Profissional;Educação Indígena; Alternância;Educação Agrícola;Itinerância;Educação a Distância;professional education;indigenous education;alternation;agricultural education;roaming and distance education
Área(s) do CNPq: Ciências Humanas
Idioma: por
Issue Date: 10-May-2012
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citation: SILVA, Débora Soares Alexandre Melo. Estudos Metodológicos para Atendimento da Comunidade Indígena do Araçá, com Educação Profissional pelo Câmpus Amajari. 2012. 83 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica.
Abstract: O objetivo deste trabalho foi apresentar possíveis alternativas metodológicas para que o Câmpus Amajari do Instituto Federal de Roraima possa atender às demandas formativas apresentadas pela comunidade indígena do Araçá na implantação e implementação de seus cursos, conforme previsão no Plano de Desenvolvimento Institucional (2009-2013) visando o alcance de seus objetivos. É uma pesquisa qualitativa que envolveu a revisão bibliográfica e documental que trata desde a ocupação da Amazônia, surgimento do estado de Roraima e do município de Amajari, no qual está inserida a terra Indígena do Araçá e a comunidade de Araçá, passando pela demanda apresentada pela comunidade que foi registrada na audiência pública realizada com as 18 comunidades indígenas por ocasião da implantação do Câmpus de Amajari. Foi realizada a aplicação de questionários com os gestores e professores do referido Câmpus visando identificar o entendimento que os mesmo possuem em relação à educação para índios e ainda foram apresentadas como possibilidades metodológicas a Educação a Distância, Alternância e Itinerância. Verificou-se uma necessidade eminente de que a proposta escolhida seja discutida com a comunidade e a necessidade de capacitação da equipe do Câmpus Amajari visando à apropriação da fundamentação de tais possibilidades tendo em vista sua implantação.
Abstract: The objective of this study was to present possible options that the methodology for Câmpus Amajari Federal Institute of Roraima can meet the training demands presented by the indigenous community in the Araçá installation and implementation of their courses, as stipulated in the Institutional Development Plan aimed at achieving their goals. It is a qualitative study that involved the literature review and documentary comes from the occupation of the Amazon, the emergence of the state of Roraima and the municipality of Amajari, in which the land is part of the Indigenous community and Araçá, through the lawsuit filed by the community which was recorded in the public hearing with 18 indigenous communities during the implementation of the Câmpus Amajari also been carried out questionnaires with the managers and teachers of that Câmpus in order to identify the understanding we have about the same education for Indians and has been presented as a methodological possibilities distance, switching and roaming, the perceived need to consider that the proposal that is chosen must be discussed with the community and the Câmpus that urgently need to discuss such possibilities and principles.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12250
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2012 - Debora Soares Alexandre Melo Silva.pdf2012 - Debora Soares Alexandre Melo Silva2.4 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.