Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12266
Tipo do documento: | Dissertação |
Title: | Ensino da produção de leite de qualidade para alunos do Curso Técnico em Agropecuária do Instituto Federal de Mato Grosso - Campus Cáceres |
Other Titles: | Teaching of milk production quality to students of the Federal Agricultural Institute Mato Grosso - Campus Cáceres |
Authors: | Barros, Paulo Ribeiro de |
Orientador(a): | Sanchez, Sandra Barros |
Primeiro membro da banca: | Sanchez, Sandra Barros |
Segundo membro da banca: | Abreu, João Batista Rodrigues de |
Terceiro membro da banca: | Rangel, Mary |
Keywords: | interdisciplinaridade;ensino técnico;qualidade do leite;interdisciplinarity;technical courses;milk quality |
Área(s) do CNPq: | Educação |
Idioma: | por |
Issue Date: | 26-Aug-2013 |
Publisher: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto de Agronomia |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola |
Citation: | BARROS, Paulo Ribeiro de. Ensino da produção de leite de qualidade para alunos do Curso Técnico em Agropecuária do Instituto Federal de Mato Grosso - Campus Cáceres. 2013. 57 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola). Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2013. |
Abstract: | Tendo em vista que a capacitação dos alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) – Campus Cáceres para a produção de leite com qualidade é o grande desafio dos professores dos cursos técnicos desta Instituição, o trabalho objetivou promover a interdisciplinaridade entre os professores dos cursos técnicos do IFMT - Campus Cáceres através da transposição didática acerca dos processos da produção de leite de qualidade. A pesquisa foi desenvolvida nas dependências dos setores de Zootecnia III (bovinocultura), agroindústria e laboratórios de microbiologia e análise de alimentos do IFMT Campus – Cáceres, tendo como sujeitos 18 alunos regularmente matriculados no quarto semestre do Curso Técnico em Agropecuária. Inicialmente, os alunos responderam a um questionário sobre os temas relacionados á cadeia produtiva leiteira para avaliar seus conhecimentos prévios. Após, participaram de aulas teórico-práticas ministradas por diferentes professores que utilizaram de técnicas interdisciplinares. Ainda, os alunos tiveram aula prática em um laticínio da região e confeccionaram cartilha como instrumento de orientação aos produtores leiteiros. Ao final, foi aplicado o mesmo questionário aos alunos, para comprovar possíveis melhoras no processo ensino-aprendizagem dos alunos. Os resultados foram submetidos á análise estatística, ao nível de 5% de significância, utilizando-se o teste Exato de Fisher e o teste de McNemar. As observações e estudos indicam que os alunos obtiveram desenvolvimento no processo de ensino e os professores se sentiram bastante satisfeitos em utilizar a interdisciplinaridade. Portanto, os resultados apontam que há a necessidade de discussões entre profissionais do IFMT – Campus Cáceres, para que a interdisciplinaridade seja incorporada ao fazer pedagógico no ensino técnico. |
Abstract: | Considering that the training of students at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Mato Grosso (IFMT) - Campus Cáceres, for milk production quality is the major challenge for teachers of technical courses of this institution, the work aimed to promote interdisciplinarity among teachers of technical courses IFMT - Campus Cáceres, through didactic transposition on the processes of production of quality milk. The research was conducted in the premises of the sectors of Animal Science III (bovine), agribusiness, microbiology and food analysis laboratories of IFMT - Campus Cáceres, having as subject eighteen students enrolled in the fourth semester of the Technical Course in Agriculture. Initially, the students answered a questionnaire on issues related to dairy production chain will assess their previous knowledge. After, they attended practical classes taught by teachers who have used different interdisciplinary techniques. Still, the students had practical class in a dairy region and confected booklet as a tool for guidance to dairy farmers. At the end, the same questionnaire was administered to students to demonstrate possible improvements in the teaching-learning process of students. The results were subjected to statistical analysis, the 5% level of significance, using the Fisher Exact Test and McNemar Test. The observations and studies indicate that students obtained in the development process of teaching and teachers felt quite satisfied to use interdisciplinarity. Therefore, the results indicate that there is a need for discussion among professionals IFMT - Campus Cáceres, that interdisciplinarity is incorporated to make teaching in technical education. |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12266 |
Appears in Collections: | Mestrado em Educação Agrícola |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2013 - Paulo Ribeiro de Barros.pdf | Documento principal | 1.63 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.