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dc.contributor.authorNovais, Lucimar de Freitas
dc.date.accessioned2023-12-22T02:04:57Z-
dc.date.available2023-12-22T02:04:57Z-
dc.date.issued2014-06-23
dc.identifier.citationNovais, Lucimar de Freitas. Educação profissional: uma análise sobre a evasão e a permanência no curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio no Instituto Federal de Rondônia – Câmpus Colorado do Oeste. 2014. [138 f]. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, [Seropédica-RJ] .por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12280-
dc.description.abstractEsta pesquisa estuda o fenômeno da evasão nos cursos técnicos oferecidos pelo Câmpus Colorado do Oeste do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia, observando os fatores que influenciam a permanência dos alunos frequentes e os motivos apontados por ex-alunos que não concluíram o curso. Para compreender como a evasão e a permanência se processa e é sentida pelos alunos, aplicamos um questionário aos alunos do terceiro ano e a ex-alunos não concluintes do curso técnico de nível médio. Encontramos, nos relatos dos alunos cursantes, sua visão sobre a escola. Os três principais motivos apontados por eles sobre o que colaborava para a permanência no curso foram: a motivação interna, o apoio dos pais e o relacionamento com os colegas. Os relatos dos alunos não concluintes do curso apontaram diversas causas, entre elas destacam-se a dificuldade de aprendizagem do conteúdo, que levou a reprovação em disciplinas, problemas de relacionamento na escola, questões de saúde e alguns casos de desinteresse. A problemática da evasão na educação profissional não é recente e, assim, como detectamos a partir do referencial teórico sobre a produção do fracasso escolar na educação brasileira, deve ser estudado com mais profundidade e alvo de políticas específicas, ações pedagógicas e administrativas, visando à sua superação. Nesta investigação, buscamos compreender os fatores que influenciam o fracasso e o sucesso escolar na instituição analisada, sendo que a complexidade do fenômeno investigado não permite análises simplistas.por
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectFracasso escolarpor
dc.subjectEnsino técnicopor
dc.subjectPermanênciapor
dc.subjectSchool failureeng
dc.subjectTechnical educationeng
dc.subjectPermanenceeng
dc.titleEducação profissional: uma análise sobre a evasão e a permanência no curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio no Instituto Federal de Rondônia – Câmpus Colorado do Oestepor
dc.title.alternativeVocational education: an analysis about the evasion and permanence in the technical in farm and Cattle Raising Course as part of Intermediate Education in IFRO - Campus Colorado do Oesteeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThis research studies the phenomenon of evasion in technical courses offered by Colorado do Oeste Campus of Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, observing the factors that influence the permanence of students and frequent reasons given by former students who haven‘t completed the course. To understand how avoidance and permanence is performed and felt by students, we applied a questionnaire to third-year students and graduates not former students of mid-level technical course. We found in the reports of graduates students, their outlook about the school. The three main reasons given by them about what collaborated with them to stay the course were: internal motivation, parental support and peer relationships. Reports of non-graduating students of identified several causes, among which we highlight the difficulty of learning content, which led to failure in disciplines, relationship problems at school, health issues and some cases of disinterest. The problem of evasion in professional education isn‘t news and, so, as detected from the theoretical framework on the production of school failure in Brazilian education, should be studied in more depth and focus of specific policies, pedagogical and administrative actions, aimed at overcoming them. In this investigation, we sought to understand the factors that influence academic success and failure in the institution analyzed, and the complexity of the phenomenon under investigation doesn‘t allow simplistic analyzeseng
dc.contributor.advisor1Paula, Lucília Augusta Lino de
dc.contributor.advisor1ID58237216768por
dc.contributor.referee1Cupolillo, Amparo Villa
dc.contributor.referee2Hora, Dayse Martins
dc.creator.ID74963104253por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7294232190808425por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
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