Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12287
Tipo do documento: Dissertação
Title: Painel Didático: uma experiência de aprendizagem baseada em projetos
Other Titles: Didactic Panel: a experience based on projects
Authors: Pinotti, João Batista Kefler
Orientador(a): Santos, Gabriel de Araújo
Primeiro membro da banca: Santos, Gabriel de Araújo
Segundo membro da banca: Zatorre, Natalia Pereira
Terceiro membro da banca: Carvalho, Marco Antonio de
Keywords: experiência;aprendizagem;painel-didático;experience;learning;panel-didactic
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Issue Date: 22-Dec-2015
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citation: PINOTTI, João Batista Kefler. Painel Didático: uma experiência de aprendizagem baseada em projetos. 2015. 74 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ. 2015.
Abstract: Este trabalho foi construído a partir de uma experiência de aprendizagem baseada em projetos, realizada em sala de aula, no desenvolvimento do componente curricular - projeto de instalações elétricas e telefone - do curso Técnico em Edificações, integrado ao ensino médio, do Instituto Federal do Espírito Santo, Campus Colatina, com a participação efetiva do professor-pesquisador. Na experiência os alunos desenvolveram quatro produtos: o projeto técnico, a representação gráfica do projeto, a confecção do painel didático para demonstração e funcionamento das instalações e apresentação do trabalho para a comunidade escolar. O processo do trabalho foi avaliado para validar ou negar a afirmação de que a organização do conteúdo por meio da hierarquização de conceitos, princípios e ideias fundamentais da área de formação, a confecção do painel didático e o método de projetos se constituem meios e estratégias pedagógicas facilitadoras de aprendizagem contextualizada, significativa e possibilitam a autonomização do saber. A pesquisa de opiniões se deu por meio de questionários sistematizados, respondida pelos quarenta e um alunos participantes, seis professores que atuam no curso e vinte e quatro colegas de curso. Os principais resultados que favoreceram a afirmação foram: a experiência despertou o interesse pela área de estudo com destaque interesse pela execução e funcionamento das instalações para uso próprio e profissional; ajudou a definir área de formação para a graduação; a aprendizagem ficou mais facilitada, contextualizada e significativa; aprender-fazendo despertou interesse e motivou a aprendizagem; a elaboração do projeto técnico associado à confecção do painel didático possibilita fazer o vínculo entre teoria e prática e adquirir mais confiança na capacidades intelectuais; os alunos conseguiram assimilar, aplicar e transmitir os conceitos desenvolvidos na experiência; a organização do conteúdo e o método de projetos substituem as aulas expositivas e aceleram a aprendizagem autônoma, mas o professor é indispensável. As principais dificuldades encontradas durante a realização da experiência foram: o excesso de atividades escolares; o excesso de calor no ambiente de trabalho para a confecção do painel; baixo grau de identificação com o curso gerou desinteresse e omissão em alguns, e a atividade foi longa, complexa e com elevado grau de execução. Os resultados alcançados foram positivos, no sentido de validar a questão levantada, permitindo verificar a aplicabilidade da prática pedagógica na formação técnica e socioafetiva dos atores envolvidos no processo de ensino e aprendizagem, merecendo, portanto, maior atenção e aprofundamento acadêmico em futuras pesquisas.
Abstract: This work was built from a learning experience based on projects held in the classroom, in the development of curricular component - design of electric facilities and telephone - of the Technical Edification Course, built to high school from the Federal Institute of Espírito Santo, Campus Colatina, Brazil, with the effective participation of the teacher-researcher. In the experiment, the students have developed four products: the technical design, the graphical representation of the project, the preparation of the teaching panel for demonstration and operation of facilities and presentation of the work for the school community. The work process was evaluated to validate or deny the statement that the organization's content through the hierarchy of concepts, fundamental principles and ideas of the training area, the making of the didactic panel and the project method, if it constitutes means and teaching strategies that facilitates education of contextualized and meaningful learning and enable the empowerment of knowledge. The survey of views was made up through systematic questionnaires, answered by forty-one participating students, six teachers who work in the course and twenty-four classmates. The main results in favor of the statement were: the experience has sparked an interest in the study area, especially in the execution and performance of devices and facilities for personal and professional use; it has helped to define a training area for graduation; learning became easier, contextualized and meaningful; learning by doing has aroused interest and has been motivational; the preparation of the technical design associated with the preparation of the didactic panel has allowed making the link between theory and practice and gain more confidence in the intellectual capacities; students were able to assimilate, apply and convey the concepts developed in the experiment; the organization of the content and the project method replaces the lectures and accelerates autonomous learning, but the teacher is indispensable. The main difficulties encountered during the course of the experiment were: excess school activities; the excess heat in the work environment when making the panel; low empathy with the course has generated disinterest and omission of someone; the activity was long and complex and it has required a high level of execution. The results were positive to validate the issue raised, allowing to check the applicability of pedagogical practice in technical and socio-affective graduation of the actors involved in the process of teaching and learning, deserving, therefore, greater attention and academic strengthening in future research.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12287
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2015 - João Batista Kefler Pinotti.pdfDocumento principal1.61 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.