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https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12289
Tipo do documento: | Dissertação |
Title: | A implantação do Pronatec Campo pelo Instituto Federal do Acre - IFAC no Vale do Juruá - primeiros passos |
Other Titles: | The deployment of Pronatec Field by the Federal Institute of Acre - IFAC in Juruá Valley - first steps |
Authors: | Cunha, Myrna Freire da |
Orientador(a): | Santos, Gabriel de Araújo |
Primeiro membro da banca: | Santos, Gabriel de Araújo |
Segundo membro da banca: | Monteiro, Rosa Cristina |
Terceiro membro da banca: | Garía, Andres Calderíu |
Keywords: | Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico - PRONATEC;Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre - IFAC;oferta;campo;comunidade rural;formação inicial e continuada;National Program for Access to Technical Education - PRONATEC;Federal Institute of Education, Science and Technology of Acre - IFAC;supply;field;rural community;initial and ongoing training |
Área(s) do CNPq: | Educação |
Idioma: | por |
Issue Date: | 26-Sep-2014 |
Publisher: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto de Agronomia |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola |
Citation: | CUNHA, Myrna Freire da. A implantação do Pronatec Campo pelo Instituto Federal do Acre - IFAC no Vale do Juruá - primeiros passos. 2014. 76 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2014. |
Abstract: | O presente estudo teve por objetivo analisar o processo de implantação dos cursos de formação inicial e continuada através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego - Pronatec Campo, ofertados por meio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre - IFAC no Vale do Juruá na cidade de Cruzeiro do Sul a algumas de suas comunidades rurais. Foram sujeitos da pesquisa 05 comunidades rurais que recebem os cursos coordenados pelo Câmpus do IFAC em Cruzeiro do Sul, distribuídos em várias cidades do vale do juruá. Mediante estudo de natureza qualitativa, com o uso de observação direta, aplicação de questionário, análise de depoimentos e análise de documentos internos da instituição ofertante, os resultados apontaram que, apesar de alguns entraves quanto ao fluxo, regularização de documentação junto a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica - SETEC, acesso aos locais das aulas, ausência de formação acadêmica necessária em alguns municípios, foi possível verificar que o Pronatec, programa este, que foi criado com a finalidade de expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de educação profissional técnica de nível médio presencial e a distância e de cursos e programas de formação inicial está conseguindo, de fato, chegar até as comunidades rurais e auxiliando nas técnicas de plantio e colheita de alguns agricultores. Assim como, está resgatando o interesse de jovens e adultos a permanecerem em sua localidade onde terão acesso a educação profissional que facilitará aos mesmos ingresso em cursos técnicos ou mesmo superior, pelo fato de estarem enquadrados dentro de um dos perfis do público alvo do Pronatec, que é o Campo. Tal demanda é assistida por meio do Ministério de Desenvolvimento Agrário que realiza o processo seletivo destes alunos. Neste sentido, esta pesquisa demonstrou que a oferta dos cursos de formação inicial e continuada do Pronatec no Campo, pode ser um importante instrumento de apoio ao processo de formação acadêmica nas comunidades rurais por meio de formação técnica, demonstrou ainda, a possibilidade de inserção direta no mundo do trabalho, como também, a renovação tecnológica no trato com a agricultura familiar nestas comunidades. |
Abstract: | The present study aimed to analyze the deployment process of the courses of initial and con-tinuing education through the National Program for Access to Technical Education and Em-ployment - Pronatec field, offered through the Federal Institute of Education, Science and Technology of Acre - the IFAC Juruá Valley in the city of Cruzeiro do Sul to some of their rural communities. 05 rural communities hosting courses coordinated by Campus IFAC in Cruzeiro do Sul, distributed in various cities of the valley were Jurua research subjects. Through qualitative study, using direct observation, questionnaires, analysis of interviews and analysis of internal documents of the offering institution, the results indicated that, despite some as barriers to the flow, regularization of documentation from the Department of Educa-tion vocational and Technology - SETEC, access to local classes, lack of academic training required in some counties, we found that Pronatec, this program, which was created in order to expand and democratize internalize the supply of vocational education technical level and mid-face and distance courses and initial training programs are achieving, in fact, reach rural communities and assisting in the techniques of planting and harvesting of some farmers. Like, is rescuing the interest of young people and adults to remain in their locality where they will have access to professional education that will facilitate entry to the same or even higher in technical courses, because they are framed within one of the target audience Pronatec profiles what is the Campo. This demand is assisted by the Ministry of Agrarian Development which conducts the selection process of these students. In this sense, this research demonstrated that the provision of courses of initial and continuing education in the field of Pronatec, can be an important tool to support academic training in rural communities through technical training process also demonstrated the possibility of direct insertion the world of work, as well as the technological renovation in dealing with family farming in these communities. |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12289 |
Appears in Collections: | Mestrado em Educação Agrícola |
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2014 - Myrna Freire da Cunha.pdf | Documento principal | 5.4 MB | Adobe PDF | View/Open |
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