Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12306
Tipo do documento: | Dissertação |
Title: | História de vida de uma aluna com baixa Visão: construção de itinerários de aprendizagem em Cursos Técnicos Agrícolas. |
Authors: | Pereira, Herika Renally Silva |
Orientador(a): | Naiff, Denis Giovani Monteiro |
Primeiro coorientador: | Marques, Valéria |
Primeiro membro da banca: | Damasceno, Alan Rocha |
Segundo membro da banca: | Alves, Priscia Pires |
Keywords: | Educação Inclusiva;História de vida;Narrativa;Deficiência visual;Baixa visão;Educação agrícola;Inclusive Education;Life History;Narrative;Visual disability;low vision;;Agricultural Education |
Área(s) do CNPq: | Educação |
Idioma: | por |
Issue Date: | 13-Sep-2013 |
Publisher: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto de Agronomia |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola |
Citation: | PEREIRA, Herika Renally Silva. História de vida de uma aluna com baixa visão: construção de itinerários de aprendizagem em Cursos Técnicos Agrícolas. 2014. 94 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica. |
Abstract: | Esta pesquisa buscou caracterizar os itinerários de aprendizagem de uma aluna com baixa visão em cursos técnicos agrícolas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso – IFMT Campus Cáceres. Fundamentados em autores como Bardin (2011), Bruner (1997, 2001), Cyrulnik (2009) e Glat (2009), para alcançar tal objetivo partimos da análise da história de vida desta aluna, coletada por meio de dois relatos. No que diz respeito à compreensão da baixa visão, nos apoiamos em estudiosos como Amiralian (2004, 2009) Caiado (2006, 2011) e Gasparetto (2007, 2008). A pesquisa, de cunho qualitativo, é um estudo de caso, do qual eclodiram sete categorias de análise, que nos levaram a reflexões sobre aspectos como: atendimento médico, estudo, família, direitos das pessoas com deficiência e marcas emocionais e acadêmicas do IFMT Campus Cáceres. Sobressaiu-se na nossa análise o processo de resiliência que a aluna com baixa visão vivencia constantemente, construído a partir de características próprias e da influência de seu entorno. |
Abstract: | This study aimed to characterize the learning program of a student with low vision in Agricultural Technicians Courses Federal Institute of Education, Science and Technology thick bush - IFMT Campus Cáceres. Based on authors like Bardin (2011), Bruner (1997, 2001), Cyrulnik (2009) and Glat (2009), to achieve this we start from the analysis of the life history of this student, collected through two reports. As regards the understanding of low vision, we rely on scholars as Amiralian (2004), Caiado (2006, 2011) and Gasparetto (2007, 2008). The research, in a qualitative way, is a case study, which erupted seven categories of analysis that led to reflections on aspects such as: medical care, study, family, rights of persons with disability and emotional and academic marks the IFMT Campus Cáceres. Stands out in our analysis the process of resilience that the student with low vision, experiences constantly constructed from characteristics and influences of their surroundings. |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12306 |
Appears in Collections: | Mestrado em Educação Agrícola |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2013 - Herika Renally Silva Pereira.pdf | Herika Renally Silva Pereira | 2.12 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.