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dc.contributor.authorCandido, Edilson Luiz
dc.date.accessioned2023-12-22T02:05:32Z-
dc.date.available2023-12-22T02:05:32Z-
dc.date.issued2013-08-27
dc.identifier.citationCANDIDO, Edilson Luiz. Etnozoologia no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Mato Grosso Campus Juína - Biodiversidade In Loco. 2013. 149 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12315-
dc.description.abstractA relação homem-natureza é um fato recorrente no cotidiano social, de forma direta ou indireta, produzindo saberes populares em relação à interação da vida. Tais conhecimentos vêm sendo estudados pela Etnobiologia, sendo a Etnozoologia uma de suas ramificações. O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Mato Grosso Campus Juína tem como característica ser um campus inserido em uma área ambiental ainda preservada, podendo-se observar diariamente a riqueza da biodiversidade local. Assim, este trabalho teve como objetivo o levantamento de saberes de estudantes e moradores do entorno da escola em relação à fauna, no intuito de promover a integração ao saber científico do ensino de ciências, respaldando-se na Teoria da Complexidade de Edgar Morin e nos Temas Geradores de Paulo Freire. Houve a participação de 88 estudantes do primeiro ano do curso Técnico em Agropecuária e 44 moradores vizinhos à instituição, sendo que a coleta dos dados realizou-se através de conversas informais gravadas, seguindo um roteiro de questionamentos sobre o conhecimento e a interação com a fauna local. O conjunto dos moradores citou 117 etnoespécies, enquanto 144 foram citadas pelos estudantes. Interações alimentares, afetivas, zooterápicas e fóbicas foram relatadas. Conclui-se que o conhecimento do ambiente local pode ser uma ferramenta importante para trabalhar a Educação Ambiental e Ciências no IFMT-Juína.por
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEtnozoologiapor
dc.subjecteducaçãopor
dc.subjectbiodiversidadepor
dc.subjectEthnozoologyeng
dc.subjecteducationeng
dc.subjectbiodiversityeng
dc.titleEtnozoologia no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Mato Grosso Campus Juína – Biodiversidade In Loco.por
dc.title.alternativeEthnozoology at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Mato Grosso Campus Juína - Biodiversity In Loco.eng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThe relationship man-nature is a recurrent fact in everyday social life, directly or indirectly, producing popular knowledge regarding the interaction of life. Such knowledge has been studied by Ethnobiology, once Ethnozoology has been one of its branches. The Federal Institute of Education, Science and Technology Campus Juína Mato Grosso is characterized by being a campus inserted into an environmental area still preserved and we may observe daily the wealth of local biodiversity. Thus, this study aimed to survey the knowledge of students and residents surrounding the school in relation to fauna, in order to promote the integration of scientific knowledge to science teaching, supporting up on the Edgar Morin's Complexity Theory and Generator Themes by Paulo Freire. There was the participation of 88 students from the first year of the technical course in Agriculture and 44 neighboring residents to the institution, and the data collecting was conducted through informal conversations recorded, following a script of questions about knowledge and interaction with the local fauna. The group of residents cited 117 ethnospecies, while 144 were cited by students. Affective, zootherapic, phobic and feeding interactions were reported. We conclude that knowledge of the local environment can be an important tool to work with Environmental Education and Science at IFMT-Juína.eng
dc.contributor.advisor1Mizuguchi, Nedda Garcia Rosa
dc.contributor.advisor1ID060.259.138-46por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1958943259995411por
dc.contributor.referee1Ventura, Pedro Ernesto Correia
dc.contributor.referee2Gonçalves, Lenício
dc.creator.ID004.149.256-02por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8199422066228829por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
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dc.subject.cnpqCiências Humanaspor
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