Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12315
Tipo do documento: Dissertação
Título: Etnozoologia no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Mato Grosso Campus Juína – Biodiversidade In Loco.
Título(s) alternativo(s): Ethnozoology at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Mato Grosso Campus Juína - Biodiversity In Loco.
Autor(es): Candido, Edilson Luiz
Orientador(a): Mizuguchi, Nedda Garcia Rosa
Primeiro membro da banca: Ventura, Pedro Ernesto Correia
Segundo membro da banca: Gonçalves, Lenício
Palavras-chave: Etnozoologia;educação;biodiversidade;Ethnozoology;education;biodiversity
Área(s) do CNPq: Ciências Humanas
Idioma: por
Data do documento: 27-Ago-2013
Editor: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citação: CANDIDO, Edilson Luiz. Etnozoologia no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Mato Grosso Campus Juína - Biodiversidade In Loco. 2013. 149 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica.
Resumo: A relação homem-natureza é um fato recorrente no cotidiano social, de forma direta ou indireta, produzindo saberes populares em relação à interação da vida. Tais conhecimentos vêm sendo estudados pela Etnobiologia, sendo a Etnozoologia uma de suas ramificações. O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Mato Grosso Campus Juína tem como característica ser um campus inserido em uma área ambiental ainda preservada, podendo-se observar diariamente a riqueza da biodiversidade local. Assim, este trabalho teve como objetivo o levantamento de saberes de estudantes e moradores do entorno da escola em relação à fauna, no intuito de promover a integração ao saber científico do ensino de ciências, respaldando-se na Teoria da Complexidade de Edgar Morin e nos Temas Geradores de Paulo Freire. Houve a participação de 88 estudantes do primeiro ano do curso Técnico em Agropecuária e 44 moradores vizinhos à instituição, sendo que a coleta dos dados realizou-se através de conversas informais gravadas, seguindo um roteiro de questionamentos sobre o conhecimento e a interação com a fauna local. O conjunto dos moradores citou 117 etnoespécies, enquanto 144 foram citadas pelos estudantes. Interações alimentares, afetivas, zooterápicas e fóbicas foram relatadas. Conclui-se que o conhecimento do ambiente local pode ser uma ferramenta importante para trabalhar a Educação Ambiental e Ciências no IFMT-Juína.
Abstract: The relationship man-nature is a recurrent fact in everyday social life, directly or indirectly, producing popular knowledge regarding the interaction of life. Such knowledge has been studied by Ethnobiology, once Ethnozoology has been one of its branches. The Federal Institute of Education, Science and Technology Campus Juína Mato Grosso is characterized by being a campus inserted into an environmental area still preserved and we may observe daily the wealth of local biodiversity. Thus, this study aimed to survey the knowledge of students and residents surrounding the school in relation to fauna, in order to promote the integration of scientific knowledge to science teaching, supporting up on the Edgar Morin's Complexity Theory and Generator Themes by Paulo Freire. There was the participation of 88 students from the first year of the technical course in Agriculture and 44 neighboring residents to the institution, and the data collecting was conducted through informal conversations recorded, following a script of questions about knowledge and interaction with the local fauna. The group of residents cited 117 ethnospecies, while 144 were cited by students. Affective, zootherapic, phobic and feeding interactions were reported. We conclude that knowledge of the local environment can be an important tool to work with Environmental Education and Science at IFMT-Juína.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12315
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013 - Edilson Luiz Cândido.pdf2013 - Edilson Luiz Cândido7.63 MBAdobe PDFThumbnail
Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.