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dc.contributor.authorDias, Marcos José Custódio
dc.date.accessioned2023-12-22T02:06:05Z-
dc.date.available2023-12-22T02:06:05Z-
dc.date.issued2011-04-20
dc.identifier.citationDias, Marcos José Custódio. A modelagem matemática no ensino técnico profissional: perspectivas no Curso Técnico em Agropecuária do IF Baiano - Campus Senhor do Bonfim. 2011. 88 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2011.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12340-
dc.description.abstractNo presente trabalho é discutida a aplicação da metodologia de Modelagem Matemática no ensino do Curso Técnico em Agropecuária do IF Baiano Campus Senhor do Bonfim. Propõese que tal aplicação se dê utilizando conteúdos matemáticos interligados às situações da realidade dos ambientes das disciplinas da área técnica e da Cooperativa do Campus. São apresentadas algumas formas de proceder esta aplicação e os resultados obtidos com experiência realizada em sala de aula. A pesquisa foi desenvolvida sob uma abordagem qualitativa, tendo como apoio instrumental a aplicação de questionário semiestruturado, a observação participativa e estudo documental, além do embasamento teórico em referências como D’Ambrósio (1996), Skovsmose (2001) e Barbosa (2001). A pesquisa teve como intenção integrar a Modelagem Matemática ao contexto do Ensino Técnico Profissional, proporcionando assim um ensino de Matemática mais significativo.por
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação Agrícolapor
dc.subjectEducação Matemáticapor
dc.subjectModelagem Matemáticapor
dc.subjectAgricultural Educationeng
dc.subjectMathematical Educationeng
dc.subjectMathematical Modelingeng
dc.titleA Modelagem Matemática no Ensino Técnico Profissional: perspectivas no Curso Técnico em Agropecuária do IF Baiano – Campus Senhor do Bonfimpor
dc.title.alternativeMathematical Modeling in Technical-Vocational Education: its perspectives in the Agricultural Technical Course at IF Baiano - Campus Senhor do Bonfimeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherIn this paper we discuss the application of mathematical modeling Methodology in teaching a technical course in agriculture and livestock at the campus of the IF Baiano in Senhor do Bonfim. We propose that such methodology be used with mathematical contents linked to real situations in the environment of technical disciplines and the Campus Cooperative activities. Some procedures and results obtained in the classroom are presented herein. This research was conducted under a qualitative approach, having as instrumental support the application of a semi-structured questionnaire, participant observation and documentary study in addition to theoretical support from D’Ambrosio (1996), Skovsmose (2001) and Barbosa (2001). This research aimed to use Mathematical Modelling in the context of secondary vocational education to obtain a more meaningful teaching of Mathematics.eng
dc.contributor.advisor1Oliveira, Rosane Ferreira de
dc.contributor.advisor1ID889186297-53por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1677695285426749por
dc.contributor.referee1Bairral, Marcelo Almeida
dc.contributor.referee2Meyer, João Frederico da Costa Azevedo
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9668211827209854por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
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dc.subject.cnpqEducaçãopor
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