Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12340
Tipo do documento: Dissertação
Título: A Modelagem Matemática no Ensino Técnico Profissional: perspectivas no Curso Técnico em Agropecuária do IF Baiano – Campus Senhor do Bonfim
Título(s) alternativo(s): Mathematical Modeling in Technical-Vocational Education: its perspectives in the Agricultural Technical Course at IF Baiano - Campus Senhor do Bonfim
Autor(es): Dias, Marcos José Custódio
Orientador(a): Oliveira, Rosane Ferreira de
Primeiro membro da banca: Bairral, Marcelo Almeida
Segundo membro da banca: Meyer, João Frederico da Costa Azevedo
Palavras-chave: Educação Agrícola;Educação Matemática;Modelagem Matemática;Agricultural Education;Mathematical Education;Mathematical Modeling
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Data do documento: 20-Abr-2011
Editor: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citação: Dias, Marcos José Custódio. A modelagem matemática no ensino técnico profissional: perspectivas no Curso Técnico em Agropecuária do IF Baiano - Campus Senhor do Bonfim. 2011. 88 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2011.
Resumo: No presente trabalho é discutida a aplicação da metodologia de Modelagem Matemática no ensino do Curso Técnico em Agropecuária do IF Baiano Campus Senhor do Bonfim. Propõese que tal aplicação se dê utilizando conteúdos matemáticos interligados às situações da realidade dos ambientes das disciplinas da área técnica e da Cooperativa do Campus. São apresentadas algumas formas de proceder esta aplicação e os resultados obtidos com experiência realizada em sala de aula. A pesquisa foi desenvolvida sob uma abordagem qualitativa, tendo como apoio instrumental a aplicação de questionário semiestruturado, a observação participativa e estudo documental, além do embasamento teórico em referências como D’Ambrósio (1996), Skovsmose (2001) e Barbosa (2001). A pesquisa teve como intenção integrar a Modelagem Matemática ao contexto do Ensino Técnico Profissional, proporcionando assim um ensino de Matemática mais significativo.
Abstract: In this paper we discuss the application of mathematical modeling Methodology in teaching a technical course in agriculture and livestock at the campus of the IF Baiano in Senhor do Bonfim. We propose that such methodology be used with mathematical contents linked to real situations in the environment of technical disciplines and the Campus Cooperative activities. Some procedures and results obtained in the classroom are presented herein. This research was conducted under a qualitative approach, having as instrumental support the application of a semi-structured questionnaire, participant observation and documentary study in addition to theoretical support from D’Ambrosio (1996), Skovsmose (2001) and Barbosa (2001). This research aimed to use Mathematical Modelling in the context of secondary vocational education to obtain a more meaningful teaching of Mathematics.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12340
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011 - Marcos José Custódio Dias.pdf2.53 MBAdobe PDFThumbnail
Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.