Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12380
Tipo do documento: | Dissertação |
Title: | A experiência de integração curricular no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Mato Grosso - Campus Cáceres |
Other Titles: | The experience of curriculum integration at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Mato Grosso - Campus Cáceres |
Authors: | Rodrigues, Denise Dalmás |
Orientador(a): | Souza, José dos Santos |
Primeiro membro da banca: | Souza, José dos Santos |
Segundo membro da banca: | Otranto, Célia Regina |
Terceiro membro da banca: | Santos, Aparecida de Fátima Tiradentes dos |
Keywords: | trabalho e educação;integração curricular;ensino médio;ensino técnico;ensino agrícola;work and education;curriculum integration;middle education;technical education;agricultural education |
Área(s) do CNPq: | Educação |
Idioma: | por |
Issue Date: | 6-May-2010 |
Publisher: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto de Agronomia |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola |
Citation: | RODRIGUES, Denise Dalmás. A experiência de integração curricular no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Mato Grosso - Campus Cáceres. 2010. 79 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2009. |
Abstract: | Com a Reforma Educacional foram inevitáveis as mudanças nas escolas brasileiras, sobretudo, no sistema curricular integrado da educação profissional. Tais mudanças avocaram transformações nos envolvidos, em especial no corpo docente, que se viu obrigado a reformular sua práxis e amoldar suas ações frente às reformas curriculares. O presente estudo objetivou verificar como foi tratada a integração curricular pelos docentes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, campus de Cáceres (IFMT/Campus Cáceres), no processo de reestruturação da proposta pedagógica do curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio e do curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de caráter descritivo que se utilizou de questionários, observação, levantamento de material bibliográfico e análise de documentos primários produzidos pela instituição pesquisada para coleta de dados. A partir da análise dos dados coletados, verificamos que os docentes do IFMT/Campus Cáceres praticam parcialmente a integração curricular no seu cotidiano escolar e resistem às mudanças propostas pelos documentos oficiais. Apesar de pensarem que a integração do currículo é benéfica ao ensino-aprendizagem não a praticam em função da ausência de qualificação e discussões acerca dessa prática. Diante da análise empreendida, concluímos que a comunidade escolar deve estar consciente, qualificada e apta para enfrentar as transversalidades decorrentes da obrigação imprescindível de se operacionalizar, implementar e efetivar a integração curricular na práxis pedagógica do IFMT/ Campus Cáceres, minimizando o distanciamento entre a formação geral e a formação técnica, o que geraria avanços consideráveis no processo de ensino/aprendizagem. |
Abstract: | With the Education Reform was inevitable changes in Brazilian schools, especially in the system integrated curriculum of professional education. Such changes call back the changes involved, particularly the teachers, who were forced to rethink their practice and shape their actions in the face of curriculum reform. This study aimed to verify how it was handled by teachers of the Federal Education, Science and Technology Campus Cáceres (IFMT/Campus Cáceres), curriculum integration in the process of restructuring of the educational proposal of technical course in integrated farming to high school and technical course in computer integrated into school. The research was qualitative, descriptive and was used questionnaires, observation, collection of publications and analysis of primary documents produced by the institution to collect data. From the analysis of data collected, we found that IFMT/Campus Cáceres teacher’s practice partially curriculum integration in their school routine and they resist changes proposed by official’s documents. Although they think that the integration of the curriculum is beneficial to the teaching-learning however, they don’t practice due to lack of qualification and discussions about this practice. In view of this analysis, we concluded that the school community should be aware, skilled and able to meet the obligation arising from the essential transversality to operationalize, to implement and to effect the curriculum integration in the practice of teaching IFMT/Campus Cáceres, minimizing the gap between general training and technical training and thus generating considerable advances in the teaching learning. |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12380 |
Appears in Collections: | Mestrado em Educação Agrícola |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2010 - Denise Dalmas Rodrigues.pdf | Documento principal | 1.53 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.