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Tipo do documento: Dissertação
Title: Portfólio na disciplina de práticas profissionais no Colégio Agrícola Senador Carlos Gomes de Oliveira
Other Titles: Portfolio in the professional practice set of subject at agricultural school Senador Carlos Gomes de Oliveira, Rio de Janeiro
Authors: Raitani Júnior, Antonio Alir Dias
Orientador(a): Sanchez, Sandra Barros
Keywords: portfólio;aulas práticas;aprendizagem;auto-avaliação;educação agrícola.;portfolio, practical classes, teaching, self-evaluation.
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Issue Date: 4-Jun-2008
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citation: RAITANI JÚNIOR, Antonio Alir Dias. Portfólio na disciplina de práticas profissionais no Colégio Agrícola Senador Carlos Gomes de Oliveira. 2008. 104 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2008.
Abstract: De maneira geral e não se considerando um passado muito distante, a maioria das escolas técnicas de nível médio que oferecem educação profissional, tinha como preocupação maior, a de oferecer a melhor formação profissional aos seus educandos, deixando em segundo plano a formação dos alunos enquanto cidadãos críticos e capazes. Notou-se então, que muitos problemas estavam surgindo quanto à colocação e permanência desses jovens no mercado de trabalho e que estes, apesar de possuírem o conhecimento técnico necessário ao desenvolvimento de suas atividades profissionais, não tinham muitas vezes um mínimo necessário de preparo para enfrentar os desafios de uma nova sociedade. Nas escolas agrotécnicas, em particular no Colégio Agrícola Senador Carlos Gomes de Oliveira, que funciona no sistema de escola-fazenda, a preocupação com a formação profissional é evidenciada pela filosofia de trabalho que consiste em aprender para fazer e fazer para aprender . A disciplina de práticas profissionais é ministrada dentro das diversas unidades didáticas de produção que compõe a fazenda e contempla o fazer para aprender, se constituindo num grande e importante laboratório onde os estudantes com a devida orientação dos professores e técnicos, executam inicialmente as atividades profissionais para a manutenção da fazenda, aplicando os conhecimentos adquiridos em sala de aula e, em seguida exercitam suas habilidades de iniciativa e criatividade. Diante da evidencia aparente de que as atividades de manutenção da fazenda são meramente rotineiras, tidas como trabalho banal, aspectos relevantes dos saberes adquiridos com a experiência prática realizada nas aulas práticas, podem vir a ser objeto de reflexão e auto-avaliação do aluno através da adoção do Portfólio como instrumento de sistematização e contextualização dos conhecimentos envolvidos, suas aplicações e implicações no mundo do trabalho e na sociedade. Outra oportunidade está no exercício da interdisciplinaridade, considerando que as atividades realizadas nas aulas práticas profissionais levam a necessidade de articulação de conhecimentos e saberes de diversas disciplinas. O funcionamento do colégio no sistema de escola- fazenda, ainda em regime de internato, leva os estudantes ao constante exercício de convivência com respeito as diferenças, pois atuam em equipe na manutenção da fazenda, inclusive nos finais de semana, sem a orientação direta dos professores e técnicos, contemplando plenamente os quatro pilares apresentados por Delors (2003).
Abstract: By general way, and not to consider a long time ago, the most part of technical high schools that offer professional education had been worried to offer the best professional formation for the students. They let to second plan to form students to be critical citizens and able to developing their tasks. It have realized then, that a lot of problems have been appeared related to the collocation and permanence of these youths at the market and these youths, despite of they have technical knowledge that they need to developing their professional activities, they did not be able to face the modern society challenges. At agricultural school, at Senador Carlos Gomes de Oliveira, in particular, that works at school- farm system, the concern with the professional formation is conspicuous by the work s philosophy that consists in learning to make and make to learn . The professional practice set of subject had been taught in the light of several didactic units of production that set the farm and it had preach making to learn . It had constituted as a big and important laboratory where the students do professional activities to the maintenance of the farm, by the orientation of their teachers. They apply their knowledge that the y have acquired at classes and, after that they exercise their enterprise and creativity abilities. By the apparent conspicuously that the activities of farm s maintenance are merely routine activities, as commonplace work, relevant aspects of knowledge that have been acquired with the practical experience and that have been accomplished during the practice classes, it would be reflection object and the student self-evaluation by the portfolio as an instrument of systematization and setting of knowledge engaged, their appliances and implications at work and for the society. Another opportunity is the exercise of the interdisciplinary. Considering that the activities that have been developed in the professional practice classes let the necessity of the knowledge and acquaintances articulation of several set of subjects. The work of the school in the school-farm system and boarding-school system, let the students to exercise the society and respect about the different people, because they act in groups when the y do the maintenance of the farm, in particular at the weekends, without the personal orientation from the teachers and technical, contemplating fully the four pillars presenting by Delors (2003).
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12403
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

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