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https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12440
Tipo do documento: | Dissertação |
Title: | Politecnia no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense – Campus Sombrio |
Other Titles: | Polytechnic in the Catarinense Federal Institute of Education, Science and Technology - Sombrio Campus. |
Authors: | Carneiro, Ulysses Tavares |
Orientador(a): | Sanchez, Sandra Barros |
Primeiro membro da banca: | Sobral, Francisco José Montorio |
Segundo membro da banca: | Martins, Angela Maria Souza |
Keywords: | Educação Agrícola;Politecnia;Educação Integral;Agricultural Education,;Polytechnic;Integral Education |
Área(s) do CNPq: | Educação |
Idioma: | por |
Issue Date: | 13-Dec-2010 |
Publisher: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto de Agronomia |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola |
Citation: | CARNEIRO, Ulysses Tavares. Politecnia no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense - Campus Sombrio. 2010. 79 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica. |
Abstract: | Este trabalho investigou como os profissionais e os estudantes da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica compreendem os conceitos de educação integral e politecnia, novamente presentes nas formulações das políticas públicas para a educação profissional. A expressão “politecnia”, fortemente presente no debate educacional a partir da década de oitenta do século passado, perdeu força no período em que as políticas para a educação profissional no Brasil seguiram o viés neoliberal, na década de noventa e no primeiro terço desta década. Atualmente este conceito retorna ao debate e reaparece nas políticas públicas para o ensino médio e para a educação profissional, exatamente no momento em que se ressignifica a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Optou-se pelo estudo de caso realizado com estudantes e professores do Curso Técnico em Informática, nas modalidades integrado, subsequente, concomitante e PROEJA, do Campus Sombrio do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Catarinense, no município de Sombrio, Santa Catarina. A pesquisa é de natureza qualitativa, tanto na coleta, quanto na análise e discussão dos dados. Os dados foram coletados por meio de questionário e análise documental. A apresentação dos dados foi feita através de quadros e gráficos. A pesquisa verificou que o conceito não é mencionado nos atuais documentos do Instituto e do Campus. Apenas um quarto dos professores que participaram da pesquisa conhece essa concepção pedagógica, enquanto os estudantes participantes a desconhecem. A compreensão de quais devem ser os objetivos do ensino técnico é distinto para estudantes e professores participantes, já que, para estes, os cursos técnicos deveriam possibilitar o ingresso rápido no mundo do trabalho, enquanto aqueles declaram que deveriam possibilitar a continuidade de estudos em nível superior. |
Abstract: | This paper aimed to investigate how professionals and students of the Federal Network of Professional, Scientific and Technological Education understand the concepts of integral and polytechnic education, again included in the formulation of public policies for Professional Education. The term “polytechnic”, strongly present in the education debate since the eighties of last century, weakened during the period in which policies for Professional Education in Brazil followed the neo-liberal bias in the nineties and the first third of this decade. Nowadays this concept reappears and returns to the debate on public policy for high school and Professional Education exactly in the moment that reframes the Federal Network of Professional, Scientific and Technological Education. The case study was opted that was conducted with students and teachers in Computer Technician Course, built in the modalities integrated, subsequent, concomitant and PROEJA, from Catarinense Federal Institute of Education, Science and Technology, in Sombrio municipality, in Santa Catarina. The research is qualitative, both in the collection, and in the analysis and discussion of the data. The data were collected through questionnaire and documentary analysis. The data presentation was done through frames and graphs. This research aimed to verify that the concept has not been mentioned at the current documents from Catarinense Federal Institute of Education, Science and Technology and the Campus. Only one quarter of the teachers who participated in the survey know that educational concept, while the students who participated in the survey do not know that concept. The understanding of what should be the goals of technical education is different for students and teachers, since for these, the technical courses should allow fast entry into the labor market, while those had declared that technical education should provide continuity of study for entry into undergraduate. |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12440 |
Appears in Collections: | Mestrado em Educação Agrícola |
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