Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12466
Tipo do documento: | Dissertação |
Title: | Gestão democrática no Instituto Federal de Roraima Campus Novo Paraíso: Uma análise da sua prática junto à comunidade escolar |
Other Titles: | La gestión democrática en el Instituto Federal de Roraima Campus Novo Paraíso: Un análisis de su práctica junto a la comunidad escolar |
Authors: | Vasconcelos, Ada Raquel da Fonseca |
Orientador(a): | Souza, Nádia Maria Pereira de |
Primeiro membro da banca: | Souza, Nádia Maria Pereira de |
Segundo membro da banca: | Santos, Ramofly Bicalho dos |
Terceiro membro da banca: | Barbosa, Jane Rangel Alves |
Keywords: | gestão escolar;gestão democrático-participativa;comunidade escolar;gestión escolar;gestión democrática-participativa;comunidad escolar |
Área(s) do CNPq: | Educação |
Idioma: | por |
Issue Date: | 18-Oct-2018 |
Publisher: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto de Agronomia |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola |
Citation: | Vasconcelos, Ada Raquel da Fonseca. Gestão democrática no Instituto Federal de Roraima Campus Novo Paraíso: Uma análise da sua prática junto à comunidade escolar. 2018. [80 f.]. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, [Seropédica - RJ] . |
Abstract: | O conceito de gestão democrático-participativo tem permeado o contexto educacional brasileiro como proposta de gestão descentralizada que oportunize por intermédio de seus processos e instrumentos a ressignificação pela comunidade escolar das influências advindas dos aspectos sociais, tecnológicos, políticos, econômicos e culturais. Nesse sentido, a pesquisa intitulada Gestão Democrática no Instituto Federal de Roraima Campus Novo Paraíso: Uma análise da sua prática junto à comunidade escolar teve por objetivo analisar a (s) concepção (ões) e prática (s) de gestão educacional desenvolvidas no Instituto Federal de Roraima – Campus Novo Paraíso, e como objetivos específicos caracterizar do ponto de vista teórico-metodológico as concepções de gestão educacional, investigar as concepções de gestão do Instituto Federal de Roraima – Campus Novo Paraíso, verificando a aproximação ou distanciamento de uma gestão democrática e analisar a importância de conselhos escolares, sua configuração e presença no IFRR, dentro dos pressupostos da gestão democrática. Para tanto, enquanto pesquisa qualitativa tipo exploratória, utilizou-se de pesquisa bibliográfica, documental, entrevista semiestruturada junto a dez gestores, com análise de conteúdo por categorização. Os autores contemporâneos Libâneo, Paro, Lück, Vasconcelos, além dos documentos legais CF (1988) LDB (1996) E PNE (2014), e os documentos oficiais do IFRR, como PDI (2014), Regimento Geral (2014) e Organização Didática (2018) foram alguns dos embasamentos tomados para a discussão. Como resultado alcançado apontou-se práticas e posicionamentos na instituição que se aproximam de uma proposta de gestão democrática, no entanto, ainda precisam ser reconstruídos a partir de seus princípios e organização com o fim em sua efetivação e reconhecimento. Ainda que, os conselhos escolares são importantes ferramentas para a participação da comunidade escolar nos processos decisórios da escola e que no IFRR, eles se fazem presentes, embora como no caso do conselho comunitário escolar ainda não tenha sido implantado. |
Abstract: | El concepto de gestión democrático-participativo ha permeado el contexto educativo brasileño como propuesta de gestión descentralizada que oportunice por intermedio de sus procesos e instrumentos la resignificación por la comunidad escolar de las influencias derivadas de los aspectos sociales, tecnológicos, políticos, económicos y culturales. En este sentido, la investigación titulada Gestión Democrática en el Instituto Federal de Roraima Campus Novo Paraíso: Un análisis de su práctica junto a la comunidad escolar tuvo por objetivos analizar la (s) concepción (es) y práctica (s) de gestión educacional desarrolladas en el Instituto Federal de Roraima – Campus Novo Paraíso, y como objetivos específicos caracterizar desde el punto de vista teórico-metodológico las concepciones de gestión educativa, investigar las concepciones de gestión del Instituto Federal de Roraima - Campus Novo Paraíso, verificando la aproximación o distanciamiento de una gestión democrática y analizar la importancia de los consejos escolares, su configuración y presencia en el IFRR, dentro de los presupuestos de la gestión democrática. Para ello, como investigación cualitativa tipo exploratoria, se utilizó de investigación bibliográfica, documental, y de entrevista semiestructura junto a diez gestores, con análisis de contenido por categorización. Los autores contemporáneos Libneo, Paro, Lück, Vasconcelos, además de los documentos legales CF (1988) LDB (1996) y PNE (2014), y los documentos oficiales del IFRR, como PDI (2014), Reglamento General (2014) y Organización Didáctica (2018) fueron algunos de los fundamentos tomados para la discusión. Como resultado alcanzado se apuntó prácticas y posicionamientos en la institución que se acercan a una propuesta de gestión democrática, sin embargo, que aún necesitan ser reconstruidos a partir de sus principios y organización con el fin en su efectivación y reconocimiento. Aunque los consejos escolares son importantes herramientas para la participación de la comunidad escolar en los procesos decisorios de la escuela y que en el IFRR se hacen presentes, aunque como en el caso del consejo comunitario escolar aún no se ha implantado. |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12466 |
Appears in Collections: | Mestrado em Educação Agrícola |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2018 - Ada Raquel da Fonseca Vasconcelos.pdf | 2018 - Ada Raquel da Fonseca Vasconcelos | 3.45 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.