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https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12487
Tipo do documento: | Dissertação |
Title: | Pedagogia da alternância: uma proposta metodológica para a UNED Novo Paraíso |
Other Titles: | A methodological proposal for UNED Novo Paraíso |
Authors: | Silva, Edvaldo Pereira da |
Orientador(a): | Sanchez, Sandra Barros |
Keywords: | educação;educação do campo;pedagogia da alternância;education;education of the field;pedagogy of the alternation |
Área(s) do CNPq: | Educação |
Idioma: | por |
Issue Date: | 9-Dec-2008 |
Publisher: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto de Agronomia |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola |
Citation: | SILVA, Edvaldo Pereira da. Pedagogia da alternância: uma proposta metodológica para a UNED Novo Paraíso. 2008. 116 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2008. |
Abstract: | Este trabalho pode ser caracterizado como uma pesquisa qualitativa, que para sua execução foram utilizados recursos e técnicas de pesquisa bibliográfica documental, descritiva e etnográfica de cunho sócio-educacional. Tem como objetivo geral propor a Pedagogia da Alternância (PA) como procedimento metodológico indicado para a implementação do Projeto Pedagógico da Unidade de Ensino Descentralizada Novo Paraíso UNED, que é uma escola agrotécnica, extensão do CEFET-RR, localizada na região sul do estado de Roraima, com a missão de ofertar a educação profissional para o homem do campo. O desafio deste trabalho foi conciliar em uma proposta a atenção e valorização, tanto da escola enquanto espaço social e instrumento de formação da cidadania, quanto da comunidade e da realidade concreta do aluno como ambiente de aprendizagem. Nessa perspectiva, foi formulado o seguinte problema: A Pedagogia da Alternância pode ser apresentada como uma proposta viável para a implementação do projeto pedagógico da UNED Novo Paraíso? . Os estudos realizados na busca de solução para esse problema envolveram além de pesquisa bibliográfica e consulta a documentos, também a aplicação de questionário aos servidores da UNED e a realização de entrevista semi-estruturada com moradores da região. Esses procedimentos possibilitaram a coleta de subsídios que garantiram a elaboração textual deste trabalho através da produção dos seguintes capítulos: Capítulo I Pedagogia da Alternância, com um resumo histórico sobre o seu surgimento, suas origens e contexto atual no Brasil; Capítulo II - Educação e Sociedade, discute as principais teorias de organização da sociedade e as funções da educação no contexto social; Capítulo III Introdução ao Estudo da Complexidade, aborda os fundamentos da teoria da complexidade na perspectiva da ação do homem do campo e sua interação com o meio em que vive; Capítulo IV - Agricultura Familiar e Desenvolvimento Sustentável, apresenta e discut e os conceitos de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Sustentável enquanto princípios orientadores e inspiradores do modelo de produção para o pequeno produtor rural; Capítulo V Métodos e Procedimentos de Pesquisa, apresenta o método e os procedimentos de pesquisa adotados na elaboração deste trabalho; Capítulo VI - Proposta Pedagógica para Implementação da PA, com base nos estudos anteriores propõe o detalhamento dos procedimentos metodológicos indicados para utilização da PA como estratégia para execução do Projeto Pedagógico da UNED Novo Paraíso. Nas Considerações Finais chega-se à conclusão de que os objetivos propostos na realização deste trabalho foram plenamente alcançados e que o questionamento levantado como problema pode ser respondido positivamente. Então, a resposta é sim, a PA pode ser apresentada e sistematizada como estratégia para implementação do Projeto Pedagógico da UNED Novo Paraíso com grandes perspectivas e possibilidades de sucesso. |
Abstract: | This work can be characterized as a qua litative research, that for his execution resources and techniques of documental, descriptive bibliographical research and etnográfica of socialeducation stamp were used. This work has as general objective to propose the Pedagogy of the Alternation (PA) as suitable methodological procedure for the implementation of the Pedagogic Project of the Unit of Teaching Decentralized Novo Paraíso - UNED, that is a agricultural school, extension of CEFET-RR, located in the south area of the state of Roraima, with the mission of presenting the professional education fo r the man of the field. The challenge of this work was to reconcile in a proposal the attention and valorization, so much of the school while I space social and instrument of formation of the citizenship, as of the community and of the student's concrete reality as learning atmosphere. In that perspective, the following problem was formulated: Can the Pedagogy of the Alternation be presented as a viable proposal for the implementation of the Pedagogic Project of UNED Novo Paraíso?. The studies was done in the solution search for that problem involved besides bibliographical research and consultation to documents, done the questionnaire application to the servants of UNED and the interview accomplishment also semi- structured with residents of the area. Those procedures made possible the collection of subsidies that guaranteed the textual elaboration of this work through the production of the following chapters: Chapter I - Pedagogy of the Alternation, with a historical summary on his appearance, their origins and current context in Brazil; Chapter II - Education and Society, discusses the main theories of organization of the society and the functions of the education in the social context; Chapter III - Introduction to the Study of the Complexity, approaches the foundations of the theory of the complexity in the perspective of the man`s of the field action and his interaction with the environment in that he lives; Chapter IV - Family Agriculture and Maintainable Development, presents and it discusses the concepts of Family Agriculture and Maintainable Development while guiding and inspiring beginnings of the production model for the small rural producer; Chapter V - Methods and Procedures of Research, it presents the method and the research procedures adopted in the elaboration of this work; Chapter VI - Pedagogic Proposal for Implementation of the PA, with base in the previous studies proposes the specifying of the suitable methodological procedures for use of the PA as strategy for execution of the Pedagogic Project of UNED Novo Paraíso. In the Final Considerations it was reached the conclusion that the objectives proposed in the accomplishment of this work were fully reached and that the lifted up question as problem can be answered positively. Then, the answer is yes, the PA can be presented and systematized as strategy for implementation of the Pedagogic Project of UNED Novo Paraíso with great perspectives and success possibilities. |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12487 |
Appears in Collections: | Mestrado em Educação Agrícola |
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2008 - Edvaldo Pereira da Silva.pdf | Documento principal | 782.59 kB | Adobe PDF | View/Open |
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