Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12615
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSilva, Fabiane Regina Chaves Pinto da
dc.date.accessioned2023-12-22T02:13:40Z-
dc.date.available2023-12-22T02:13:40Z-
dc.date.issued2018-10-09
dc.identifier.citationSILVA, Fabiane Regina Chaves Pinto da. Educação das relações étnico-raciais: um estudo sobre as políticas educacionais nos municípios de Nova Iguaçu e Mesquita. 2018. 95 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) Instituto de Agronomia - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ .por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12615-
dc.description.abstractEsse trabalho tem como objetivo analisar as políticas e ações implementadas em dois municípios da Baixada Fluminense: Nova Iguaçu e Mesquita, considerando o que determina a LDBEN em seus artigos „26 A‟ e „79 B‟. Assim, buscamos investigar de que forma essas Secretarias de Educação, enquanto responsáveis por organizar e integrar as políticas educacionais têm agido para que a legislação seja implementada nos municípios. Nesse estudo, escolhemos a pesquisa de natureza descritiva com abordagem qualitativa. Para a coleta de dados utilizamos entrevistas e questionários. Foram analisados também os textos legais decorrentes da Lei Federal nº. 10.639/03, as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileiros e Africana - DCNERER e o Plano Nacional de Implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-raciais para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira, além de literaturas pertinentes a essa temática. Conclui-se que, atualmente existe um quadro ausente de ações voltadas para a temática das relações étnico-raciais por parte da Secretaria de Educação de Nova Iguaçu, diferente do que revelou a pesquisa com a Secretaria de Educação de Mesquita, que apresenta maiores ações em torno da temática. Contudo, nas escolas dessas redes, foi possível identificar professores mais engajados com a temática da educação das relações étnico-raciais, desenvolvendo ações no cotidiano escolar e possibilitando convivências positivas entre todos.por
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjecteducação das relações étnico-raciaispor
dc.subjectpolíticas educacionaispor
dc.subjectescolapor
dc.subjectethnic-racial relations educationeng
dc.subjecteducational policieseng
dc.subjectschooleng
dc.titleEducação das relações étnico-raciais: um estudo sobre as políticas educacionais nos municípios de Nova Iguaçu e Mesquitapor
dc.title.alternativeEducation of ethnic-racial relations: a study on educational policies in the municipalities of Nova Iguaçu and Mesquita.eng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThis work aims at analyzing the policies and actions implemented in two municipalities of the Baixada Fluminense: Nova Iguaçu and Mesquita, considering what determines the LDBEN in its articles „26 A‟ and „79 B‟. Thus, we seek to investigate how the Secretariats of Education, while responsible for organizing and integrating educational policies, have acted to ensure that legislation is implemented in the municipalities. In this study, we chose the research of a descriptive nature with a qualitative approach. For data collection we used the interview and the questionnaire. The legal texts deriving from Law no.10.639/03, the National Curricular Guidelines for Ethnic-Racial Relations Education and for the Teaching of Afro-Brazilian and African History and Culture - DCNERER and the National Plan for the Implementation of the National Curricular Guidelines for the Education of Ethnic and Race Relations for the Teaching of Afro-Brazilian History and Culture, as well as literature pertinent to this theme. It is concluded that, currently, there is a lack of action on the issue of ethnic-racial relations by the Secretary of Education of Nova Iguaçu. In relation to the Secretary of Education of Mesquita, it presents major actions around the theme. However, in the schools surveyed, it is possible to find teachers more engaged in the education of ethnic-racial relations, developing actions in the daily school life, enabling positive coexistence among all.eng
dc.contributor.advisor1Lino, Lucilia Augusta
dc.contributor.advisor1ID582.372.167-68por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6864986517265595por
dc.contributor.referee1Lino, Lucilia Augusta
dc.contributor.referee2Pereira, Amauri Mendes
dc.contributor.referee3Muller, Tânia Mara Pedroso
dc.creator.ID114.821.797-50por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4761215047404847por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
dc.relation.referencesBRASIL. Lei Nº. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, DF: 20 de dezembro de 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acessado em 19/07/2018. ______. Lei N º 10.639, de 9 de janeiro de 2003. D.O.U. de 10/01/ 2003. Altera a Lei nº 9.394/96, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira”. Brasília, 2003. ______. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Parecer CNE/CP 3/2004, de 10 março de 2004. ________. Educação anti-racista: caminhos abertos pela Lei Federal 10.639/03. Brasília: MEC, Secretaria de Educação Continuada, alfabetização e Diversidade, 2005. ________. Orientações e Ações para a Educação das Relações Étnico-Raciais. Brasília: MEC/SECAD, 2006. ______. Lei N º 11.645, de 10 de março de 2008. D.O.U. 11/03/ 2008. Altera a Lei nº 9.394/96, modificada pela Lei nº 10.639/03, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”. Brasília, 2008. ______. Plano Nacional de Implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana. Brasília: Ministério da Educação. SECAD; SEPPIR, jun. 2009. ______. Portaria Interministerial MEC/MJ/SEPPIR Nº 605, de 20 de maio de 2008. Institui Grupo de Trabalho Interinstitucional com a finalidade de elaborar metas e estratégias nacionais que visam subsidiar a construção de indicadores para implementação da Lei 10.639/2003. Brasília, 2008. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/portaria_mec.pdf. Acesso em: 19/07/2018. CASTRO, Mary Garcia; ABRAMOVAY, Miriam (coord.) Relações Raciais na escola: reprodução de desigualdade em nome da igualdade. Brasília: UNESCO, 2006. CAVALLEIRO, Eliane. Educação anti-racista: compromisso indispensável para um mundo melhor. In: CAVALLEIRO, Eliane (org.) Racismo e anti-racismo na educação – repensando nossa escola. São Paulo: Summus, 2001, p.141-160. COELHO, Wilma de Nazaré Baía; MÜLLER, Tânia Mara Pedroso. A Lei nº. 10.639/03 e a formação de professores: trajetória e perspectivas. Revista da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN), [S.l.], v. 5, n. 11, p. 29-54, out. 2013. Disponível em: <http://abpnrevista.org.br/revista/index.php/revistaabpn1/article/view/188>. Acesso em: 19/05/2016 86 COELHO, Wilma de Nazaré Baia, SANTOS, Raquel Amorim. Política curricular e relações raciais no Brasil: entre textos e discursos. In: WILMA, Nazaré Baía Coelho. Educação, História e Relações Raciais - Col. Formação de Professores & Relações Étnico-Raciais. Câmara Brasileira de Livros, SP, Brasil, 2015. COELHO, Wilma de Nazaré Baía; SILVA, Carlos Aldemir Farias da. Formação de professores no Brasil: notas e contextos. In: COELHO, Wilma de Nazaré Baía e organizadores. Educação, História e Relações Raciais. São Paulo: Editora Livraria da Física. Col. Formação de Professores & Relações Étnico-Raciais. 2015. DANTAS, Carolina Vianna. Mobilização Negra nas primeiras décadas republicanas. In: Carolina Vianna Dantas, Hebe Mattos e Martha Abreu (orgs.), O negro no Brasil: trajetórias e lutas em dez aulas de história. Rio de Janeiro: Objetiva, 2012. DOMINGUES, Petrônio. Movimento negro brasileiro: alguns apontamentos históricos. Tempo. 2007, vol.12, n.23, p.100-122. GATTI, Bernardete Angelina. Formação de professores, complexidade e trabalho docente. Rev. Diálogo Educ., Curitiba, v. 17, n. 53, p. 721-737, 2017. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/article/viewFile/8429/17739 Acessado em: 11/06/2018 GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 1999. ______. Método e técnicas de pesquisa social. 6ª Edição. São Paulo. Editora Atlas S.A. 2008. GOMES, Nilma Lino. Educação cidadã, etnia e raça: o trato pedagógico da diversidade. In: CAVALLEIRO, Eliane (org.) Racismo e anti-racismo na educação – repensando nossa escola. São Paulo: Summus, 2001, p.83-96. ______. Alguns termos e conceitos presente no debate sobre relações raciais no Brasil: uma breve discussão. In: BRASIL. Educação anti-racista: caminhos abertos pela Lei Federal 10.639/03. Brasília: MEC, Secretaria de Educação Continuada, alfabetização e Diversidade, 2005. ________.A questão racial na escola: desafios colocados pela implementação da Lei 10.639/03.In: MOREIRA, Antonio Flávio; CANDAU, Vera Maria (Org.) Multiculturalismo. Diferenças Culturais e Práticas Pedagógicas. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008. p.67-89. ______. Diversidade étnico-racial, inclusão e equidade na educação brasileira: desafios, políticas e práticas. RBPAE – v.27, n.1, p. 109-121, jan./abr. 2011 a. Disponível em: http://www.anpae.org.br/iberolusobrasileiro2010/cdrom/94.pdf Acesso em: 06/04/2017 ______. O movimento negro no Brasil: ausências, emergências e a produção dos saberes. Revista Política e Sociedade, v10, nº18. p.133-154, 2011 b. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/politica/article/viewFile/19037/17537. Acesso em: 06/01/2018. 87 ________. O Movimento negro educador: saberes construídos nas lutas por emancipação. Petrópolis, RJ. Vozes, 2017. GOMES. Nilma Lino; OLIVEIRA. Fernanda Silva de; SOUZA. Kelly Cristina Cândida de Souza. Diversidade Étnico-Racial e Trajetórias docentes: um estudo etnográfico em escolas públicas. In: ABRAMOWICZ, Anete. GOMES, Nilma Lino. (orgs). Educação e Raça: perspectivas políticas, pedagógicas e estéticas. Belo Horizonte: Autêntica, 2010. GONÇALVES. Luiz Alberto Oliveira; SILVA. Beatriz Gonçalves e. Movimento negro e educação. Revista Brasileira de Educação, nº. 15. Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação Rio de Janeiro, 2000, p. 134-158. Disponível em: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=27501509. Acessado em: 17/02/2018. GOMES, Nilma Lino; SILVA, Petronília Beatriz Gonçalves e. O desafio da diversidade. In: GOMES, Nilma Lino e GONÇALVES E SILVA, Petronília (Orgs.). Experiências étnico-culturais para a formação de professores. Belo Horizonte: Autêntica, 2011. GOUVÊA, Fernando César Ferreira; OLIVEIRA, Luiz Fernandes de; SALES, Sandra Regina. Educação e relações Étnico-raciais: entre diálogos contemporâneos e políticas públicas. 1. ed. Petrópolis, RJ, p.192, 2014. LIMA, Márcia. Desigualdades raciais e políticas públicas: ações afirmativas no governo Lula. Novos estud. - CEBRAP [online]. 2010, n.87, pp.77-95. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/nec/n87/a05n87.pdf. Acesso em 24/06/2018 MACHADO, Elielma Ayres; FERNANDES, Otair. Políticas de ação afirmativa e educação no Brasil: para além da cor e da raça. In: FARIAS, Márcia Leitão (org.). Novos estudos em relações étnico-raciais: Sociedades e políticas públicas. Faperj, Rio de Janeiro, 216 p. 1ª edição, 2014. MARQUES, Alexandre dos Santos. Baixada Fluminense: Da conceituação ás problemáticas sociais contemporâneas. Revista Pilares da História, v. 6, p. 7-16, 2006. Disponível em: http://www.cmdc.rj.gov.br/?page_id=1474. Acesso em: 15/06/208 MINAYO, Maria Cecilia de Souza. Ciência, Técnica e arte: o desafio da pesquisa social. In: MINAYO, M.,C.,S. (Org.) Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 2002. MONTEIRO, Rosana Batista. A educação para as relações étnico-raciais em um curso de Pedagogia: estudo de caso sobre a implantação da Resolução CNE/CP 01/2003. Tese, 2010. (Doutorado em Educação) – Centro de Educação e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2010. MUNANGA, Kabengele (org.). Superando o racismo na escola. Brasília: MEC/SECAD, 2005. NASCIMENTO, Alexandre do. Para uma pedagogia da (re) educação das relações étnico-racias. In: NASCIMENTO, Alexandre do; PEREIRA, Amauri Mendes; OLIVEIRA, Luiz F.; SILVA, Selma Maria da. (org.). Histórias, Culturas e Territórios Negros: reflexões docentes 88 para uma reeducação das relações étnico-raciais. Rio de Janeiro: Ed. Epapers, 2008, p.47-57. ________.. Educação das relações étnico-raciais: elementos teóricose metodológicos de uma prática de formação docente. Revista Magistro – UNIGRANRIO, Vol. 8 Num.2. 2013. Disponível em: http://publicacoes.unigranrio.edu.br/index.php/magistro/article/viewFile/2122/996. Acesso em: 15/06/2018. NÓVOA, Antônio (Coord.). Os professores e a sua formação. 2 ed. Lisboa: Dom Quixote, 1995. PEREIRA, Amauri Mendes. Trajetória e perspectivas do movimento negro brasileiro. Belo Horizonte: Nandyala, 2008. PEREIRA, Amílcar Aráujo. A Lei 10.639/03 e o movimento negro: aspectos da luta pela “reavaliação do papel do negro na história do Brasil”. Cadernos de História, v. 12, n. 17. 2011. Disponível em: http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoshistoria/article/view/3369. Acesso em 25/03/2018. PRADO, Eliane Mimesse. FATIMA, Lilian Elizabete da Silva de. Os desafios da prática docente na aplicação da lei 10.639/03. Revista Intersaberes. vol.11, n.22, p. 124 - 139 ,2016. Disponível em: https://www.uninter.com/intersaberes/index.php/revista/article/view/929/563. Acesso em: 08/02/2017 RAMOS, Tanise Muller. Políticas de educação das relações etnicorraciais e a centralidade da mediação pedagógica no ensino de história e cultura africana e afro-brasileira. 7° Seminário Brasileiro de Estudos Culturais e Educação. Canoas /RS. Políticas do ressentimento medo e da raiva: reverberações na educação, 2017. Disponível em: http://www.sbece.com.br/resources/anais/7/1495247750_ARQUIVO_TextoPoliticasdeEducacaodasRelacoesEtnicorraciais.pdf Acesso em: 17/07/2018 RIBEIRO, Tairane; SILVA, Gabriel Ribeiro da . Somos todos miscigenados? O mito da democracia racial imposta no período da ditadura civil-militar no Brasil. Revista Discente Ofícios de Clio, v. 1, p. 1-12, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/CLIO/article/view/10568. Acesso em: 10/06/2018. ROCHA, José Geraldo. Discursos sobre a promoção de igualdade racial no Brasil. Salvador BA, UCSal. n.3, v. 17, p. 51-62, 2014. Disponível em: http://aninter.com.br/Anais%20CONINTER%203/GT%2017/04.%20ROCHA.pdf. Acesso em: 07/03/2018. SANTOS, Isabel Aparecida. A responsabilidade da escola na eliminação do preconceito racial: alguns caminhos. In: CAVALLEIRO, Eliane (org.) Racismo e anti-racismo na educação – repensando nossa escola. São Paulo: Summus, 2001, p.97-114. SANTOS, Ana Katia Alves. Infância afrodescendente: epistemologia crítica no ensino fundamental. Salvador: Editora EDUFBA, 2006. 89 SANTOS, Sales Augusto dos. A Lei nº. 10.639/03 como fruto da luta anti-racista do movimento negro. In: BRASIL. Educação anti-racista: caminhos abertos pela Lei Federal nº. 10.639/03. Brasília: MEC, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2005. ______. Movimentos Negros, Educação e ações afirmativas. Tese de Doutorado– Universidade de Brasília. Brasília, 2007. Disponível em: http://repositorio.unb.br/bitstream/10482/1973/1/Tese%20Sales%20versao%20final%203.pdf Acesso em: 10/01/2018. SILVA, Petronilha Beatriz Gonçalves e. Aprender, ensinar e relações étnico-raciais no Brasil. Educação. Porto Alegre: Ano XXX, n. 3 (63), p. 489-506, set./dez., 2007. Disponível em: file:///C:/Users/CLIENTE/Downloads/2745-9748-1-PB%20(2).pdf. Acesso em 15/04/2018 SILVA, Petronilha Beatriz Gonçalves e. Estudos Afro-Brasileiros: africanidades e cidadania. In: ABRAMOWICZ, Anete & GOMES, Nilma Lino Gomes (org.). Educação e raça: perspectivas, políticas, pedagógicas e estéticas. Belo Horizonte: Autêntica, 2010, p.37-56. SILVA, Paulo Vinicius Baptista da; TRIGO, Rosa Amália Espejo; MARÇAL, José Antonio. Movimentos negros e direitos humanos. Rev. Diálogo Educ., Curitiba, v. 13, n. 39, p. 559-581, maio/ago. 2013. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/article/view/8276https://periodicos. Acesso em: 01/07/2018 SILVA, Claudionor Renato da. OLIVEIRA, Edmundo Alves de. política educacional étnicorracial: os 10 anos da lei 10.639/03. Discutindo gestão e políticas públicas na educação. São Carlos, SP. Ufscar, 2014. Disponível em: http://www.semacip.ufscar.br/wp-content/uploads/2014/12/Pol%C3%ADtica-Educacional-%C3%89tnicorracial-Os-10-Anos-da-Lei-10.639-03.-Discutindo-Gest%C3%A3o-e-Pol%C3%ADticas-P%C3%BAblicas-na-Educa%C3%A7%C3%A3o.pdf. Acesso em:15/04/2018. SILVA, Lúcia. Baixada Fluminense como vazio demográfico? População e território no antigo município de Iguaçu (1890/1910). R. Bras. Est. Pop., Belo Horizonte, v.34, n.2, p.415-425, maio/ago. 2017. SIMÕES, Manoel Ricardo. A cidade estilhaçada: Reestruturação Econômica e Emancipações Municipais na Baixada Fluminense. Niterói, RJ. Tese de Doutorado PPGG/UFF. Mesquita, Editora Entorno 2007. SISS, Ahyas. afro-brasileiros e qualidade da educação: transformações e possibilidades. Boletim Interfaces da Psicologia da UFRuralRJ, p. 16-25,2009. Disponível em: http://www.ufrrj.br/seminariopsi/2009/boletim2009-1/siss.pdf TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, R.J.: Editora Vozes, 2002. THEODORO, Mário.; JACCOUD, Luciana. Raça e educação: os limites das políticas universalistas. In: SANTOS, S. A. (Org.). Ações afirmativas e combate ao racismo nas 90 Américas. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (MEC-SECAD), 2005. p. 103-19. TRINDADE, Azoilda Loretto da. O racismo no cotidiano escolar. In: BARROS, José Flávio Pessoa de; OLIVEIRA, Luiz Fernandes de. (org.). Todas as cores na educação – contribuições para uma reeducação das relações étnico-raciais no ensino básico. Rio de Janeiro: Ed. Quartet, 2008, p.37-58. VERRANGIA, Douglas; SILVA, Petronilha Beatriz Gonçalves. Cidadania, relações étnico-raciais e educação: desafios e potencialidades do ensino de Ciências. Educação e Pesquisa. São Paulo, v. 36, n.3, p. 705-718, set./dez. 2010. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ep/v36n3/v36n3a04.pdf. Acesso em: 01/02/2017por
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/65419/2018%20-%20Fabiane%20Regina%20Chaves%20Pinto%20da%20Silva.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/4727
dc.originais.provenanceSubmitted by Sandra Pereira (srpereira@ufrrj.br) on 2021-06-02T01:34:39Z No. of bitstreams: 1 2018 - Fabiane Regina Chaves Pinto da Silva.pdf: 1577187 bytes, checksum: 9741586a0985f396bc8c184984be45a5 (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2021-06-02T01:34:39Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2018 - Fabiane Regina Chaves Pinto da Silva.pdf: 1577187 bytes, checksum: 9741586a0985f396bc8c184984be45a5 (MD5) Previous issue date: 2018-10-09eng
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2018 - Fabiane Regina Chaves Pinto da Silva.pdf2018 - Fabiane Regina Chaves Pinto da Silva1.54 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.