Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12634
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | A história institucional do Campus Amajari do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima: memória e arquivo |
Otros títulos: | The institutional history of the Campus Amajari of the Federal Institute of Vocational, Scientific and Technological Education of Roraima: memory and archive |
Autor: | Henriques, Gaspar Osorio |
Orientador(a): | Bahia, Bruno Cardoso de Menezes |
Primeiro membro da banca: | Monteiro, Rosa Cristina |
Segundo membro da banca: | Silva, Edvaldo Pereira da |
Palabras clave: | Documentos;Arquivo;Memória;História;Documents;Archive;Memory;History |
Área(s) do CNPq: | Educação |
Idioma: | por |
Fecha de publicación: | 28-nov-2018 |
Editorial: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto de Agronomia |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola |
Citación: | HENRIQUES, Gaspar Osorio. A história institucional do Campus Amajari do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima: memória e arquivo. 2018. 47 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ. 2018. |
Resumen: | Este trabalho surgiu a partir da percepção de que a história do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR) está baseada fundamentalmente na história do seu primeiro e mais antigo campus, o Boa Vista, e, por essa razão, não se conhece a história dos demais campi que o constituem. Com o propósito de resgatar a história institucional de um dos seus campi mais importantes, que é referência na educação agrícola na região norte do estado de Roraima, esta pesquisa tem como foco principal o processo de implantação do Campus Amajari, a partir da análise dos seus primeiros registros arquivísticos e complementada com a memória dos servidores envolvidos nesse processo. Podemos caracterizar esta pesquisa como de abordagem qualitativa, de natureza aplicada, descritiva, quanto aos seus objetivos, e documental quanto aos procedimentos utilizados. As respostas dos entrevistados foram categorizadas com base na análise de conteúdo, representadas a partir de gráficos e nuvens de palavras, que possibilitaram complementar a narrativa histórica do Campus Amajari, descritas nos documentos e, assim, possibilitaram vislumbrar o contexto econômico, político e social, sob a ótica da história do tempo presente, haja vista que nossos principais atores vivenciaram e ainda se encontram, em sua grande maioria, atuando no IFRR. Diante dos dados obtidos, concluímos que o Campus Amajari representa não somente a chegada de uma instituição de elevado padrão educacional a um pequeno município do interior do estado, mas a possibilidade de se levar conhecimento, desenvolvimento, progresso e oportunidades, transformando vidas, integrando culturas e empoderando indivíduos e comunidades. |
Abstract: | This work arose from the perception that the history of the Federal Institute of Vocational, Scientific and Technological Education of Roraima (IFRR) is based fundamentally on the history of its first and oldest campus, Boa Vista, and, for this reason, the history of the other campuses is still unknown. With the purpose of recovering the institutional history of one of its most important campuses, which is a reference in agricultural education in the northern region of Roraima (Brazil), this research has as main focus the process of implantation of Campus Amajari, from the analysis of its archival records and complemented with the memory of the workers involved in this process. We can characterize this research as a qualitative approach, of an applied and descriptive nature, regarding its objectives, and documentary about the procedures adopted. The respondents' responses were categorized based on the content analysis, represented by graphs and word clouds, which made it possible to complement the historical narrative of Campus Amajari, described in the documents and, thus, made it possible to glimpse the economic, political and social context through the view of the history of the present time, given that our main actors have lived and still are, for the most part, working at IFRR. Given the data obtained, we concluded that Campus Amajari represents not only the arrival of a high quality educational institution to a small city in Roraima‘s countryside, but the possibility of providing knowledge, development, progress and opportunities, transforming lives, integrating cultures and empowering individuals and their communities. |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12634 |
Aparece en las colecciones: | Mestrado em Educação Agrícola |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2018 - Gaspar Osorio Henriques.pdf | 1.2 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.