Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12647
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Dias, Carlos Alberto de Oliveira | |
dc.date.accessioned | 2023-12-22T02:15:02Z | - |
dc.date.available | 2023-12-22T02:15:02Z | - |
dc.date.issued | 2017-01-01 | |
dc.identifier.citation | DIAS, Carlos Alberto de Oliveira. Educação de jovens e adultos – “Educar para Emancipar”: estudo sobre a gestão do projeto em áreas rurais do estado do Rio de Janeiro. 65 f. (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2017. | por |
dc.identifier.uri | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12647 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho de pesquisa teve por objeto de estudo a gestão do projeto de educação de jovens e adultos “Educar para Emancipar”, desenvolvido em parceria da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) com o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e a Federação dos Trabalhadores na Agricultura (FETAG), através do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA). O estudo objetivou analisar as conjecturas para a descontinuidade do Projeto “Educar para Emancipar”. Caracterizou-se a educação de jovens e adultos no Brasil, buscando compreender suas especificidades e as políticas públicas que nortearam os programas direcionados a esta modalidade de ensino. Buscou-se, também, traçar um panorama da educação do campo no país e sua ligação com os movimentos sociais, posicionando a EJA nesse contexto, focalizando as transformações ocorridas e as diretrizes das políticas públicas que fornecem os elementos constitutivos para a práxis educativa voltados para a educação de jovens e adultos no campo. Demonstrou-se a proposta do PRONERA. Na sequência procurou-se analisar a concepção do Projeto “Educar para Emancipar”, a metodologia adotada, os atores envolvidos, a proposta adotada para atender as necessidades e especificidades da população atendida. Partindo desse contexto, a pesquisa se propôs a investigar a percepção das coordenadoras pedagógicas acerca da gestão do projeto. Os sujeitos da pesquisa foram duas coordenadoras pedagógicas integrantes do programa. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados um roteiro de entrevista composto por quatro perguntas semiestruturadas. Objetivou-se determinar os fatores que promoveram o embargo das atividades nos assentamentos/acampamentos rurais das regiões focadas no projeto de alfabetização de jovens e adultos. Ao final da investigação chegou-se ao entendimento de que fatores como falta de infraestrutura básica e gestão financeira ineficiente produzem impactos negativos na execução dos projetos do PRONERA. Constatou-se, ainda, que os projetos do PRONERA possibilitam permanente avaliação, por meio do qual é possível adequar, reformular sua implantação, visando melhorias na sua execução e melhor adequação à realidade dos sujeitos envolvidos. | por |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Educação de Jovens e Adultos | por |
dc.subject | Educação do Campo | por |
dc.subject | PRONERA | por |
dc.subject | Youth and Adult Education | eng |
dc.subject | Field Education | eng |
dc.title | Educação de jovens e adultos – “Educar para Emancipar”: estudo sobre a gestão do projeto em áreas rurais do estado do Rio de Janeiro | por |
dc.title.alternative | Education for young people and adults - "Educate to Emancipate": study on project management in rural areas of the state of Rio de Janeiro | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.abstractOther | This study aimed to study the management of the youth and adult education project “Educate to Emancipate”, developed in partnership with the Federal Rural University of Rio de Janeiro (UFRRJ) with the Landless Workers Movement (MST) and the Federation of Agricultural Workers (FETAG), through the National Education Program in Reform Agrarian (PRONERA). The study aimed to analyze the main elements of discontinuity of the “Educate to Emancipate” project. It was characterized the education of young people and adults in Brazil, seeking to understand their specificities and the public policies that guided the programs directed to this modality of education. It was also sought to outline the field education in the country and its connection with social movements, positioning the EJA in this context, focusing on the transformations that occurred and the guidelines of the public policies that provide the constitutive elements for the educational praxis aimed at the education of young people and adults in the countryside. The proposal of PRONERA was demonstrated. The purpose of the project was to "Educate to Emancipate", the methodology adopted, the actors involved, the proposal adopted to meet the needs and specificities of the population served. From this context, the research proposed to investigate the perception of the pedagogical coordinators about the project management. The research subjects were two pedagogical coordinators of the program. An interview script composed of four semi- structured questions was used as an instrument of data collection. The objective was to determine the factors that promoted the embargo of the activities in the settlements/rural camps of the regions focused on the project of literacy of young people and adults. At the end of the investigation, it was understood that factors such as lack of basic infrastructure and inefficient financial management produce negative impacts on the execution of PRONERA projects. It was also verified that the PRONERA projects allow permanent evaluation, through which it is possible to adapt, reformulate its implementation, aiming at improvements in its execution and better adaptation to the reality of the subjects involved. | eng |
dc.contributor.advisor1 | Santos, Ramofly Bicalho dos | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3815218617988955 | por |
dc.contributor.referee1 | Santos, Ramofly Bicalho dos | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3815218617988955 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3088478012944664 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Instituto de Agronomia | por |
dc.publisher.initials | UFRRJ | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola | por |
dc.relation.references | AFONSO, Almerindo J. Os lugares da Educação. In: SIMSON, Olag R. M. V.; PARK, Margareth B.; FERNANDES, Renata S. (orgs.). Educação não-formal: cenários de criação. Campinas: UNICAMP, 2001. ALVIN, Marcia Cristina de Souza. A educação e a dignidade da pessoa humana. In: FERRAZ, Anna Cândida da Cunha; BITTAR, Eduardo C. B. (Orgs.). Direitos humanos fundamentais: positivação e concretização. São Paulo: EDIFIEO, 2006. AMORIM, Antonio. Gestão escolar e educacional em educação de jovens e adultos: a inovação e a qualidade dos processos gestores, dentro das instituições de ensino. II ALFAEEJA – Encontro Internacional de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos. 2016. Disponível em: https://alfaeejablog.files.wordpress.com/2016/03/gestao-escolar-e- educacional-em-educacao-de-jovens-e-adultos.pdf. Acesso em: 14 mai. 2017. ANDRADE, Márcia Regina; DI PIERRO, Maria Clara. Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária em perspectiva. Dados básicos para uma avaliação. São Paulo: Ação Educativa, 2004. Disponível em: http://www.observatoriodaeducacao.org.br/ebulicao/ebul06/Faisca_4.1.pdf. Acesso em: 14 jul. 2017. ANDRADE, Marcia Regina; DI PIERRO, Maria Clara; MOLINA, Mônica C.; JESUS, Sônia Meire Santos Azevedo de. (Orgs.). A educação na reforma agrária em perspectiva: uma avaliação do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária. São Paulo: Ação Educativa/ Brasília: PRONERA, 2004. ARAÚJO, Márcia Suely de O. Educação de jovens e adultos: gestão democrática e ação participativa dialógica em movimento. Disponível em: http://www.anpae.org.br/simposio2011/cdrom2011/PDFs/trabalhosCompletos/comunicacoes Relatos/0324.pdf. Acesso em: 14 mai. 2017. ARROYO, M, G. Políticas de formação de educadores (as) do campo. Cadernos Cedes, v. 27, n. 72, p. 157-176, mai./ago. 2007. BARREIRO, Iraíde Marque de F. Política de educação no campo: para além da alfabetização (1952-1963). São Paulo: UNESP; Cultura Acadêmica, 2010. BEZERRA NETO, Luiz. Avanços e retrocessos na educação rural no Brasil. 2003. 221 f. Tese (Doutorado) – Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação – Campinas, 2003. BEZERRA NETO, Luiz; SANTOS, Flávio Reis; BEZERRA, Maria Cristina dos Santos. Educação como direito universal: movimentos sociais e políticas públicas de educação para as populações rurais. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, v. 8, n. 2, p. 89-99, dez. 2016. 45 BORDENAVE, Juan E. Dias. Alguns fatores pedagógicos. In: SANTANA, José P.; CASTRO, Janete L. (orgs.). Capacitação em Desenvolvimento de Recursos CADRHU. Natal: Ministério da Saúde/Organização Pan-Americana da Saúde/ Editora da UFRN, 1999. BORGES, Liana da S. O movimento de alfabetização de jovens e adultos do Rio Grande do Sul – MOVA-RS. Alfabetização e cidadania. Revista de Educação de Jovens e Adultos, n. 16, 2003. BRASIL. Decreto no 7.352, de 4 de novembro de 2010. Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária - PRONERA. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/decreto/d7352.htm>. Acesso em: 14 jul. 2013. BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais. Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária/Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária. Pesquisa Nacional da Educação na Reforma Agrária. 2005. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&task=view&id=2408. Acesso em: 16 mai. 2013. BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Conselho Escolar, Gestão Democrática da Escola e Escolha do Diretor. Volume V. Brasília: MEC/SED, 2005 BRASIL. Ministério do Desenvolvimento Agrário. Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). Manual de Operações do PRONERA. Aprovado pela Portaria/Incra/P/No 238, de 31 de maio de 2011. Brasília, 2012. Disponível em: http://www.incra.gov.br/sites/default/files/manual_de_operacoes_do_pronera_2012.pdf. Acesso em: 14 jul. 2017. BRASIL. Ministério do Desenvolvimento Agrário. Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). Manual de Operações do PRONERA. Aprovado pela Portaria/Incra/P/No 282, de 26 de abril de 2004. Brasília, 2004. Disponível em: http://www.incra.gov.br/sites/default/files/programa_nac_educacao_reforma_agraria.pdf. Acesso em: 14 jul. 2017. BRASIL. Ministério do Desenvolvimento Agrário. Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária. Manual de Operações do PRONERA. Aprovado pela Portaria/Incra/P/No 19, de 15 de janeiro de 2016. Disponível em: http://www.incra.gov.br/sites/default/files/uploads/reforma-agraria/projetos-e- programas/pronera/manual_pronera_-_18.01.16.pdf. Acesso em: 14 jul. 2017. CALADO, Alder Júlio Ferreira. Paulo Freire: sua visão de mundo, de home e de sociedade. Caruaru: FAFICA, 2001. CALDART, Roseli Salete. Pedagogia do Movimento Sem Terra. São Paulo: Expressão Popular, 2004. CAMACHO, Rodrigo S. Paradigmas em disputa na educação do campo. 2014. 806f. Tese (Doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia - Presidente Prudente - SP, 2014. 46 CASAGRANDE, Nair. A pedagogia socialista e a formação do educador do campo no século XXI: as contribuições da Pedagogia da Terra. 2007. 293 f. Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Educação – Porto Alegre - RS, 2007. CNBB. Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora no Brasil. São Paulo, 2002. DAMASCENO, Maria Nobre; BESERRA, Bernadete. Estudos sobre educação rural no Brasil: estado da arte e perspectivas. Educ. Pesqui., v. 30, n. 1, p. 73-89, abr. 2004. DEMO, Pedro. Pesquisa: princípio científico e educativo. 14. ed. São Paulo: Cortez, 2011. DI PIERRO, Maria Clara; JOIA; Orlando; RIBEIRO, Vera Masagão. Visões da Educação de Jovens e Adultos no Brasil. Cadernos Cedes, a. XXI, n. 55, novembro/2001. Disponível em: www.scielo.br/pdf/ccedes/v21n55/5541.pdf. Acesso em: 14 mai. 2017. DUARTE, Clarisse Seixas. Direito público subjetivo e políticas educacionais. São Paulo Perspec., v. 18, n. 2, p. 113-118, 2004. DURIGON, Valdemir Lúcio. Concepção e Prática de Projetos Educacionais em Assentamentos Rurais no Estado do Rio de Janeiro: o PRONERA no Zumbi dos Palmares em Campos dos Goytacazes. 2005. 161 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica – RJ, 2005. EVANGELISTA, Abigail Bastos. A universidade e os professores de escolas rurais: suas concepções e sua prática docente. 2005. 113 f. Dissertação (Mestrado) – PUC, Campinas - SP, 2005. FACHIN, Odília. Fundamentos de metodologia. 3. ed. São Paulo: Saraiva, 2001. FÁVERO, Osmar. Educação de Jovens e Adultos. In: RIVERO, José; FÁVERO, Osmar. Educação de Jovens e Adultos na América Latina: direitos e desafios de todos. São Paulo: Moderna, 2009. FERMOSO, Paciano. Pedagogia Social. Fundamentação científica. Barcelona: Herder, 1994. FERNANDES, Bernardo M.; CERIOLI, Paulo R.; CALDART, Roseli S. Primeira Conferência Nacional “Por Uma Educação Básica do Campo”: texto preparatório. In: ARROYO, Miguel Gonzales; CALDART, Roseli; MOLINA, Mônica. Por uma educação do campo. Petrópolis: Vozes, 2004. FERNANDES, Florestan. Educação e sociedade no Brasil. São Paulo: EDUSP, 1998. FERNANDES, Luciane Alves; GOMES, José Mário Matsumura. Relatórios de pesquisa nas ciências sociais: características e modalidades de investigação. Disponível em: http://www.seer.ufrgs.br/index.php/ConTexto/article/download/11638/6840. Acesso em: 14 ago. 2017. 47 FREIRE, Paulo. Ação Cultural para a Liberdade: e outros escritos. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2003. FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2001. FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 45. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2005. FREITAS, M.F.Q. Psicologia na comunidade, psicologia da comunidade e psicologia (social) comunitária: práticas da psicologia em comunidades nas décadas de 60 a 90, no Brasil. In: CAMPOS, R.H.F. (org.). Psicologia social comunitária – da solidariedade à autonomia. Petrópolis: Vozes, 1996. FUENTES, André. Brasil é o 8o país com mais adultos analfabetos do mundo. Veja, 16 fev 2017. Disponível em: http://veja.abril.com.br/blog/impavido-colosso/brasil-e-o-8-pais-com- mais-adultos-analfabetos-do-mundo/. Acesso em: 16 nov. 2017. GIL, Antonio Carlos. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. São Paulo: Atlas, 2014. GOHN, Maria da Glória. Educação não-formal e cultura política: impactos sobre o associativismo do terceiro setor. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2005. GOHN, Maria da Glória. Educação não-formal, participação da sociedade civil e estruturas colegiadas nas escolas. Ensaio: Aval. Pol. Públ. Educ., v.14, n.50, p. 27-38, 2006. GOHN, Maria da Glória. Movimentos Sociais e Educação. São Paulo: Cortez, 2009. GONSAGA, Eliana Aparecida. Pedagogia da Terra – o curso de licenciatura em educação do campo em Minas Gerais. 2009. 119 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal Fluminense, Niterói - RJ, 2009. GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Diretrizes Curriculares da Educação do Campo. Curitiba, 2006. Disponível em: http://diadiaeducacao.pr.gov.br. Acesso em: 14 jul. 2017. HADDAD, Sérgio. A participação da sociedade civil brasileira na educação de jovens e adultos e na CONFINTEA VI. Revista Brasileira de Educação, v. 14, n. 41, p. 355-397, 2009. HADDAD, Sérgio; DI PIERRO, Maria Clara. Escolarização de jovens e adultos. Revista Brasileira de Educação, n. 14, a. 7, p. 108-13, mai./ago. 2000. HAYDT, Regina C. Avaliação do processo ensino-aprendizagem. 6. ed. São Paulo: Ática, 2007. HENRIQUES, Ricardo; MARAGON, Antonio; DELAMORA, Michiele; CHAMUSCA, Adelaide. Educação do Campo: diferenças mudando paradigmas. Cadernos Secad. Brasília: Secad/MEC, 2007. 48 INSTITUTO DE PESQUISA ECONOMICA APLICADA – IPEA. Avaliação da Situação de Assentamentos da Reforma Agrária no Estado de São Paulo. Fatores de sucesso ou insucesso. Relatório de Pesquisa. Brasília, 2013. Disponível em: http://repositorio.ipea.gov.br/bitstream/11058/7635/1/RP_Avalia%C3%A7%C3%A3o_2013. pdf. Acesso em: 14 jul. 2017. LEITE, Sergio C. Escola rural: urbanização e políticas educacionais. São Paulo: Cortez, 2002. LIBÂNEO, José C. Didática. São Paulo: Cortez, 1994. LIBÂNEO, José C. Organização e Gestão da Escola. Teoria e Prática. Goiânia: Alternativa 2004. LIBÂNEO, José C. Pedagogia e Pedagogos, para quê. São Paulo: Cortez, 2005. LIBÂNEO, José C.; OLIVEIRA, João F.; TOSCHI, Mirza Seabra. O sistema de organização e de Gestão da Escola: teoria e prática. In: Educação Escolar: políticas, estrutura e organização. São Paulo: Cortez, 2003. LIMA, Manoel Messias Antônio; SILVA, Cicero. Educação do campo: o descompasso entre a legislação e a realidade educacional para as comunidades camponesas. Revista Lugares de Educação, v. 5, n. 11, p. 241-254, 2015. LIRA, Débora Amélia N.; MELO, Amilka Dayane D. A educação brasileira no meio rural: recortes no tempo e espaço. XVI Seminário de Pesquisa CCSA. Natal - RN, 2010. Disponível em: https://pt.scribd.com/document/310382968/A-Educacao-Brasileira-No-Meio-Rural- Recortes-No-Tempo-e-No-Espaco-PDF. Acesso em: 07 jul. 2017. LOPES, S.P.; SOUSA, L.S. EJA: uma educação possível ou mera utopia?. Disponível em: http://www.cereja.org.br/pdf/revista_v/Revista_SelvaPLopes.pdf. Acesso em: 14 mai. 2017. LUCK, Heloísa. A escola participativa: O trabalho do gestor escolar. Petrópolis: Vozes, 2000. LUDKE, Menga; ANDRÉ, Marli E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 2014. MAIA, Eni Marisa. Educação Rural no Brasil: O que mudou em 60 anos? Em Aberto, a. 1, n. 9, p.27-33, 1982. MARTINS, Edina A. Fagundes. Gestão escolar participativa na EJA. III Seminário Nacional de Educação Profissional e Tecnológica – III SENEPT promovido pelo Mestrado em Educação Tecnológica do CEFET-MG, 2012. Disponível em: https://www.senept.cefetmg.br/galerias/Anais_2012/GT-07/GT07-005.pdf. Acesso em: 14 mai. 2017. MATTAR, Fauze Nagib. Pesquisa de Marketing: metodologia, planejamento. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1999. 49 MEDEIROS, Jovelina M.; SILVA JÚNIOR, Astrogildo Fernandes S. Educação no meio rural brasileiro: algumas considerações. II Semana de História do Pontal, 26, 27 e 28 de junho de 2013 – Ituiutaba, MG, Anais Eletrônicos... Disponível em: http://www.facip.ufu.br/sites/facip.ufu.br/files/Anexos/Bookpage/Jovelina%20Macedo%20de %20Medeiros_0.pdf. Acesso em: 07 jul. 2017. MOLINA, Mônica Castagna. A Constitucionalidade e a Justicibilidade do Direito à Educação dos Povos do Campo. In: SANTOS, C. A. (Org.). Por uma Educação do Campo. Campo- Políticas Públicas-Educação. Brasília: INCRA/MDA, 2008. OLIVEIRA, Mary C. de Paiva. Educação do campo: concepção, contribuições e contradições. Revista Espaço Acadêmico, a. XII, n. 140, p. 43-52, jan. 2013. OSÓRIO, A C. do Nascimento. Projeto pedagógico: alguns marcos referenciais. Texto mimeografado, 1998. Disponível em: http://www.antigomoodle.ufba.br/mod/book/view.php?id=9920&chapterid=9024. Acesso em: 14 mai. 2017. PAIVA, Vanilda. História da educação popular no Brasil - educação popular e educação de adultos. 6. ed. rev. ampl. São Paulo: Loyola 2003. PEREIRA, Antônio A. Pedagogia do Movimento Camponês na Paraíba: das Ligas aos Assentamentos Rurais. João Pessoa: Ideia/Editora Universitária, 2009. PERIUS, Lúcia Celia F. da Silva. Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária – a gestão do PRONERA no estado de Mato Grosso do Sul 1998-2001. 2008. 114 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Católica Dom Bosco, Campo Grande – MS, 2008. PORTILHO, Edilene dos Santos; COUTINHO, Maria Angélica da G. Cabral; FAUSTINO, Sandra Regina de Oliveira. Educar para Emancipar: primeiras impressões do projeto de EJA no meio rural. In: GOUVÊA, Fernando; SANCHEZ, Liliane; BICALHO, Ramofly (orgs.). Formação de professores e EJA: experiências em ação e diálogos em construção. Seropédica – RJ: Edur/UFRRJ, 2013. PRADO, Adonia Antunes. Intelectuais e educação no Estado Novo (1937-1945): o debate sobre a formação do professor primário rural. Revistas Teias. A. 1, n. l, p. 46-55, jan./jun. 2000. RIBEIRO, Marlene. Formação de educadores de jovens e adultos do campo: quase tudo por fazer. Perspectiva, v. 31, n. 2, p. 479-504, mai./ago. 2013. RIBEIRO, Vera Masagão. Analfabetismo e alfabetismo funcional no Brasil. In: Boletim INAF. São Paulo: Instituto Paulo Montenegro, jul.-ago. 2006. RODRIGUES, Caroline Leite. Educação no meio rural: um estudo sobre salas multisseriadas. 2009. 209 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte – MG, 2009. SANTOMÉ, Jurjo T. As culturas negadas e silenciadas no currículo. IN: SILVA, Tomás T. (org.). Alienígenas na sala de aula: uma introdução aos estudos culturais em educação. Petrópolis: Vozes, 1995. 50 SANTOS, Dayna M. SANCHES; MIRANDA, Rayanne Dias. Educação do campo e políticas públicas. Disponível em: http://coral.ufsm.br/sifedocregional/images/Anais/Eixo%2006/Dayna%20Mara%20Sanches% 20Santos.pdf. Acesso em: 07 jul. 2017. SANTOS, Javan Sami A.; LIMA, Eliclaudia Nunes; PRADO, Edna C. A educação de jovens e adultos e o processo de democratização da gestão escolar em uma escola da rede pública municipal de Maceió/AL. Revista Educação Popular, v. 10, p. 155-165, jan./dez. 2011. SCHWARTZ, Suzana. Alfabetização de Jovens e Adultos: teoria e prática. Petrópolis: Vozes, 2010. SILVA, Lourdes Helena; COSTA, Vânia Aparecida; ROSA, Walquíria Miranda. A educação de jovens e adultos em áreas de reforma agrária: desafios da formação de educadores do campo. Revista Brasileira de Educação, v. 16, n. 46, p. 149-166, abr. 2011. SILVA, Lourdes Helena; MORAIS, Teresinha Cristiane; BOF, Alvana Maria. A educação no meio rural do Brasil: revisão de literatura. In: BOF, Alvana Maria (org.). A Educação no Brasil Rural. Brasília: INEP/MEC, 2006. SOARES, Ana Maria Dantas. Política Educacional e Configurações dos Currículos de Formação de Técnicos em Agropecuária, nos anos 90: regulação ou emancipação? 2003. 29 f. Tese (Doutorado) – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica – RJ, 2003. SOUSA, Ivânia Paula Freitas de; REIS, Edmerson dos Santos Reis. Educação para a convivência com o Semi-árido: reencantando a educação a partir das experiências de Canudos, Uauá e Curaçá. São Paulo: Petrópolis, 2003. SOUSA, João Paulo Aguiar de. Analfabetismo no Brasil: história, realidade e preconceito. XVIII Encontro Nacional de Estudos Populacionais, ABEP, Águas de Lindóia/SP – Brasil, 20 a 24 de novembro de 2012, Anais... Disponível em: http://www.abep.nepo.unicamp.br/xviii/anais/files/POSTER[834]ABEP2012.pdf. Acesso em: 14 mai. 2017. SOUZA, Marcelo Medeiros Coelho de. O analfabetismo no Brasil sob o enfoque demográfico. Cadernos de Pesquisa, n. 107, p. 169-186, jul. 1999. SOUZA, Sandra Zákia Lean de. Revisando a teoria da avaliação da aprendizagem. In: SOUSA, Clarilza Prado de (org.). Avaliação do rendimento escolar. 13. ed. Campinas, SP: Papirus, 2005. STEPHANOU, Maria; BASTOS, Maria Helena C. (orgs). Histórias e Memórias da Educação no Brasil. v. III. Petrópolis: Vozes, 2005. STRELHOW, Thyeles Bocarte. Breve história sobre a Educação de Jovens e Adultos no Brasil. Revista HISTEDBR On-line, n. 38, p. 49-59, 2010. Disponível em: http://www.histedbr.fe.unicamp.br/revista/edicoes/38/art05_38.pdf. Acesso em: 14 mai. 2017. 51 UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO. Projeto Educação de Jovens e Adultos em assentamentos rurais do Rio de Janeiro: educar para emancipar. Seropédica – RJ: UFRRJ, 2010. VERGARA, Sylvia Constant. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2000. VIANNA, Carlos Eduardo S. Evolução histórica do conceito de educação e os objetivos constitucionais da educação brasileira. Janus, a. 3, n. 4, p. 128-138, 2006. Disponível em: http://publicacoes.fatea.br/index.php/janus/article/viewFile/41/44. Acesso em: 14 mai. 2017. | por |
dc.subject.cnpq | Educação | por |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufrrj.br/retrieve/68061/%282017%29%20Carlos%20Alberto%20de%20Oliveira%20Dias.pdf.jpg | * |
dc.originais.uri | https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/5360 | |
dc.originais.provenance | Submitted by Leticia Schettini (leticia@ufrrj.br) on 2022-02-10T15:30:59Z No. of bitstreams: 1 (2017) Carlos Alberto de Oliveira Dias.pdf: 3135174 bytes, checksum: f03653247cd35efd2f032da167db6724 (MD5) | eng |
dc.originais.provenance | Made available in DSpace on 2022-02-10T15:31:00Z (GMT). No. of bitstreams: 1 (2017) Carlos Alberto de Oliveira Dias.pdf: 3135174 bytes, checksum: f03653247cd35efd2f032da167db6724 (MD5) Previous issue date: 2014-01-01 | eng |
Appears in Collections: | Mestrado em Educação Agrícola |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
(2017) Carlos Alberto de Oliveira Dias.pdf | 2017 - Carlos Alberto de Oliveira Dias | 3.06 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.