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Tipo do documento: Dissertação
Title: Educação de jovens e adultos – “Educar para Emancipar”: estudo sobre a gestão do projeto em áreas rurais do estado do Rio de Janeiro
Other Titles: Education for young people and adults - "Educate to Emancipate": study on project management in rural areas of the state of Rio de Janeiro
Authors: Dias, Carlos Alberto de Oliveira
Orientador(a): Santos, Ramofly Bicalho dos
Primeiro membro da banca: Santos, Ramofly Bicalho dos
Keywords: Educação de Jovens e Adultos;Educação do Campo;PRONERA;Youth and Adult Education;Field Education
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Issue Date: 1-Jan-2017
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citation: DIAS, Carlos Alberto de Oliveira. Educação de jovens e adultos – “Educar para Emancipar”: estudo sobre a gestão do projeto em áreas rurais do estado do Rio de Janeiro. 65 f. (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2017.
Abstract: Este trabalho de pesquisa teve por objeto de estudo a gestão do projeto de educação de jovens e adultos “Educar para Emancipar”, desenvolvido em parceria da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) com o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e a Federação dos Trabalhadores na Agricultura (FETAG), através do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA). O estudo objetivou analisar as conjecturas para a descontinuidade do Projeto “Educar para Emancipar”. Caracterizou-se a educação de jovens e adultos no Brasil, buscando compreender suas especificidades e as políticas públicas que nortearam os programas direcionados a esta modalidade de ensino. Buscou-se, também, traçar um panorama da educação do campo no país e sua ligação com os movimentos sociais, posicionando a EJA nesse contexto, focalizando as transformações ocorridas e as diretrizes das políticas públicas que fornecem os elementos constitutivos para a práxis educativa voltados para a educação de jovens e adultos no campo. Demonstrou-se a proposta do PRONERA. Na sequência procurou-se analisar a concepção do Projeto “Educar para Emancipar”, a metodologia adotada, os atores envolvidos, a proposta adotada para atender as necessidades e especificidades da população atendida. Partindo desse contexto, a pesquisa se propôs a investigar a percepção das coordenadoras pedagógicas acerca da gestão do projeto. Os sujeitos da pesquisa foram duas coordenadoras pedagógicas integrantes do programa. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados um roteiro de entrevista composto por quatro perguntas semiestruturadas. Objetivou-se determinar os fatores que promoveram o embargo das atividades nos assentamentos/acampamentos rurais das regiões focadas no projeto de alfabetização de jovens e adultos. Ao final da investigação chegou-se ao entendimento de que fatores como falta de infraestrutura básica e gestão financeira ineficiente produzem impactos negativos na execução dos projetos do PRONERA. Constatou-se, ainda, que os projetos do PRONERA possibilitam permanente avaliação, por meio do qual é possível adequar, reformular sua implantação, visando melhorias na sua execução e melhor adequação à realidade dos sujeitos envolvidos.
Abstract: This study aimed to study the management of the youth and adult education project “Educate to Emancipate”, developed in partnership with the Federal Rural University of Rio de Janeiro (UFRRJ) with the Landless Workers Movement (MST) and the Federation of Agricultural Workers (FETAG), through the National Education Program in Reform Agrarian (PRONERA). The study aimed to analyze the main elements of discontinuity of the “Educate to Emancipate” project. It was characterized the education of young people and adults in Brazil, seeking to understand their specificities and the public policies that guided the programs directed to this modality of education. It was also sought to outline the field education in the country and its connection with social movements, positioning the EJA in this context, focusing on the transformations that occurred and the guidelines of the public policies that provide the constitutive elements for the educational praxis aimed at the education of young people and adults in the countryside. The proposal of PRONERA was demonstrated. The purpose of the project was to "Educate to Emancipate", the methodology adopted, the actors involved, the proposal adopted to meet the needs and specificities of the population served. From this context, the research proposed to investigate the perception of the pedagogical coordinators about the project management. The research subjects were two pedagogical coordinators of the program. An interview script composed of four semi- structured questions was used as an instrument of data collection. The objective was to determine the factors that promoted the embargo of the activities in the settlements/rural camps of the regions focused on the project of literacy of young people and adults. At the end of the investigation, it was understood that factors such as lack of basic infrastructure and inefficient financial management produce negative impacts on the execution of PRONERA projects. It was also verified that the PRONERA projects allow permanent evaluation, through which it is possible to adapt, reformulate its implementation, aiming at improvements in its execution and better adaptation to the reality of the subjects involved.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12647
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

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