Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12654
Tipo do documento: | Dissertação |
Title: | Dimensões política e pedagógica da Etnomatemática na Escola do Distrito Praça Rica no Município de Vila Pavão - ES |
Other Titles: | Political and pedagogical dimensions of Ethnomathematics at school of Praça Rica district in the municipality of Vila Pavão - ES |
Authors: | Silva, Edinilson dos Anjos |
Orientador(a): | Mattos, José Roberto Linhares de |
Primeiro membro da banca: | Mattos, José Roberto Linhares de |
Segundo membro da banca: | Mattos, Sandra Maria Nascimento de |
Terceiro membro da banca: | Vianna, Márcio de Albuquerque |
Quarto membro da banca: | Bandeira, Francisco de Assis |
Keywords: | Etnomatemática;Ensino Fundamental;Produtores Rurais;Dimensão Política;Dimensão Pedagógica;Ethnomathematics;Fundamental Teaching;Rural Workers;Political Dimension;Pedagogical Dimension |
Área(s) do CNPq: | Educação |
Idioma: | por |
Issue Date: | 27-Apr-2021 |
Publisher: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto de Agronomia |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola |
Citation: | SILVA, Edinilson dos Anjos Silva. Dimensões política e pedagógica da Etnomatemática na Escola do Distrito Praça Rica no Município de Vila Pavão - ES. 2021. 97 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2021. |
Abstract: | Esta dissertação é um trabalho de pesquisa desenvolvido no Centro Municipal de Educação Agroecológica Artur Pagung localizada no distrito de Praça Rica, município de Vila Pavão, no Estado do Espírito Santo, no Brasil. A pesquisa nos levou a refletir, vivenciar a ETNO-MATEMA-TICA em suas dimensões. A pesquisa teve como objetivo principal analisar a relação da matemática escolar com os conhecimentos cotidianos dos trabalhadores rurais com vistas às dimensões política e pedagógica da etnomatemática. A metodologia que orienta a investigação é a pesquisa qualitativa, os procedimentos utilizados, foram: entrevistas semiestruturadas, questionários, diário de campo, observação participante, vídeos, fotografias e rodas de conversas. Entrevistamos, alunos, ex-alunos, professores, direção escolar e produtores rurais (pais ou responsáveis de alunos da instituição de ensino), com os quais destacamos objetos do conhecimento de matemática. Os resultados das etapas da pesquisa apresentado pelos colaboradores nos remete aos ideais de valores, da evolução na caminhada educativa, da importância e compreensões de objetos do conhecimento de matemática, que sustenta e enaltece as práticas, as vivências humanas, em contexto de dentro (escola) para fora (família e comunidade) e de fora (família e comunidade) para dentro (escola). |
Abstract: | This dissertation is a research work developed at the Artur Pagung Municipal Center for Agroecological Education located in Praça Rica district, municipality of Vila Pavão, in the Espírito Santo State, Brazil. The research led us to reflect, to experience ETHNO-MATHEMA-TICS in its dimensions. The main goal of the research was to analyze the relationship between school mathematics and the daily knowledge of rural workers with a view to the political and pedagogical dimensions of ethnomathematics. The methodology that guides the investigation is qualitative research, and were used the following procedures: semi-structured interviews, questionnaires, field diary, participant observation, videos, photographs and conversation circles. We interviewed students, former students, teachers, school direction and rural workers (parents or guardians of students from educational institution), with whom we highlighted mathematical knowledge objects. The results of the research stages presented by the collaborators lead us to the ideals of values, of the evolution in the educational journey, of the importance and understandings of objects of the knowledge of mathematics, which sustain and praise the practices, the human experiences, in the context from inside (school) to outside (family and community) and from outside (family and community) to inside (school). |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12654 |
Appears in Collections: | Mestrado em Educação Agrícola |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2021 - Edinilson dos Anjos Silva.Pdf | 4.24 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.