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Tipo do documento: Dissertação
Title: Relações de gênero na agricultura familiar: uma experiência pedagógica no curso Técnico em Agropecuária do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará
Other Titles: Gender relations in family agriculture: a pedagogical experience in the Technical Course in Agriculture of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Ceará
Authors: Fernandes, Francisete Pereira
Orientador(a): Benevenuto, Monica Aparecida Del Rio
Primeiro membro da banca: Benevenuto, Monica Aparecida Del Rio
Segundo membro da banca: Oliveira, Lia Maria Teixeira de
Terceiro membro da banca: Freitas, Patrícia Oliveira de
Quarto membro da banca: Rocha, Sérgio Luiz Alves da
Keywords: agricultura familiar;relações de gênero;técnico em agropecuária;family agriculture;gender relations;agricultural technician
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Issue Date: 14-Dec-2018
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citation: FERNANDES, Francisete Pereira. Relações de gênero na agricultura familiar: uma experiência pedagógica no curso Técnico em Agropecuária do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará. 2018. 80 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2018.
Abstract: O presente estudo buscou avaliar os impactos de um projeto de ensino que parte das relações de gênero na agricultura familiar para refletir a formação de estudantes do curso Técnico em Agropecuária do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, campus de Crato, a cerca das relações de gênero. Devido às particularidades desse trabalho, utilizamos uma abordagem quali-quantitativa, em função de possibilitar uma melhor análise e interpretação das impressões registradas pelos(as) participantes a partir das suas concepções e avaliar os impactos que ocorreram nas suas ideias a partir de um projeto de ensino. Considerando que a pesquisa envolveu uma atividade de ensino, constituída de visitas técnicas em propriedades rurais, com estudantes do referido curso, tanto na forma integrada ao ensino médio como subsequente, o estudo se aproxima de uma pesquisa ação. Entretanto, também é caracterizado como pesquisa documental, pois, investigamos o Projeto Pedagógico do curso Técnico em Agropecuária. Utilizamos questionário para a investigação das concepções dos (as) participantes, aplicados à estudantes do referido curso. Dando continuidade ao projeto de ensino e buscando averiguar os impactos do mesmo, que ocorreram, após as visitas técnicas às propriedades rurais e por meio de discussões com os (as) participantes. Analisamos os dados obtidos na pesquisa tomando como base a teoria da Análise de Conteúdo de Bardin (2016). Apresentamos os resultados através de tabelas e discussões que reafirmaram considerações realizadas ao longo desse estudo, as quais enfatizam que ainda está presente, nas concepções dos (as) participantes, um pensamento permeado de preconceito de gênero, principalmente em relação ao trabalho da mulher no meio rural. No entanto, ao serem objetos de discussão e reflexão através de uma ação sistemática, essas ideias perdem a ênfase de uma desigualdade naturalizada, ancorada nas diferenças sexuais para assumirem o tom de desigualdades construídas socialmente, as quais ainda se sustentam no princípio da força física para resguardar na agricultura, certos destaques a figura masculina.
Abstract: The present study sought to evaluate the impact of a teaching project that starts from gender relations in family agriculture to reflect the training of students in the Agricultural Technical Course of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Ceará, Campus Crato, of gender relations. Due to the particularities of this work, we use a qualitative-quantitative approach, in order to allow a better analysis and interpretation of the impressions registered by the participants from their conceptions and to evaluate the impacts that occurred in their ideas from a project of teaching. Considering that the research involved a teaching activity, consisting of technical visits on rural properties, with students of said course, both in the integrated form to high school and subsequent, the study approaches an action research. However, it is also characterized as documentary research, therefore, we investigated the Pedagogical Project of the Agricultural Technical Course. We used a questionnaire to investigate the conceptions of the participants, applied to the students of that course. Continuing the teaching project and seeking to ascertain the impacts of the same, which occurred after the technical visits to the rural properties and through discussions with the participants. We analyze the data obtained in the research based on the theory of Content Analysis of Bardin (2016). We present the results through tables and discussions that reaffirmed the considerations made throughout this study, which emphasize that the ideas of the participants are still present in a thought permeated by gender bias, especially in relation to women's work in the environment rural. However, as they are objects of discussion and reflection through systematic action, these ideas lose the emphasis of a naturalized inequality, anchored in sexual differences to take the tone of socially constructed inequalities, which are still based on the principle of physical strength to preserve in agriculture, certain highlights the male figure.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12662
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

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