Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12665
Tipo do documento: Dissertação
Title: Os eventos culturais de língua espanhola no Instituto federal de Educação do Amazonas Campus Avançado Manacapuru: contribuições para a comunidade discente interna e hispanofalante local
Other Titles: Spanish language cultural events at the Federal Institute of Education of Amazonas Campus Advanced Manacapuru: contributions to the internal student community and local speaker
Authors: Sales, Franciana Ribeiro
Orientador(a): Berenblum, Andrea Sonia
Primeiro membro da banca: Berenblum, Andrea Sonia
Segundo membro da banca: Freire, Eliane Fazolo
Terceiro membro da banca: Martinez, Silvia Alicia
Keywords: Eventos culturais;ensino de língua espanhola;interculturalidade;hispanofalantes;Cultural events;Spanish language teaching;interculturality;Hispanic speakers
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Issue Date: 25-Sep-2019
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citation: SALES, Franciana Ribeiro. Os eventos culturais de língua espanhola no Instituto federal de Educação do Amazonas Campus Avançado Manacapuru: contribuições para a comunidade discente interna e hispanofalante local. 2019. 88 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2019.
Abstract: Este trabalho teve como objetivo apresentar os eventos culturais de extensão na área de língua espanhola desenvolvidos no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Avançado Manacapuru. Ao mesmo tempo visou apontar suas contribuições para o processo de ensino aprendizagem de discentes, e a partir do diálogo intercultural entre alunos e hispanofalante da localidade verificar as possíveis desses eventos contribuições para o exercício da cidadania desses sujeitos. Esse trabalho foi fruto de uma pesquisa descritiva, com enfoque qualitativo que utilizou como instrumento de coleta de dados a entrevista semiestruturada com discentes do Instituto e com membros da comunidade hispanofalante local, participantes dos eventos culturais. Os aportes teóricos consultados giraram em torno da importância de considerar o conceito de interculturalidade no processo de ensino aprendizagem, abordaram-se problemáticas pertinentes e atuais como os processos de imigração no Amazonas, e a importância e os desafios de uma educação direcionada para a cidadania intercultural no contexto escolar atual. Assim, por meio do estudo pôde-se verificar que para os discentes os eventos culturais trouxeram contribuições significativas no que diz respeito ao aprendizado da língua espanhola, ao desenvolvimento de diversas competências, habilidades e valores como a autonomia, a cooperação, a empatia e a solidariedade, ampliou-se a visão de mundo dos discentes, desnaturalizando-se alguns preconceitos e estereótipos e fomentando o respeito e a valorização à diversidade cultural. E para os falantes da língua espanhola, as maiores contribuições apontadas foram a própria interação com os naturais de outros países de fala espanhola e a interação com a comunidade manacapuruense, e se sentirem aceitos e acolhidos por essa comunidade, compartilhando suas expectativas, dificuldades e superações.
Abstract: This research aimed to present the cultural events of extension in the Spanish language area developed by the Federal Institute of Education, Science and Technology of Amazonas, Advanced Campus Manacapuru. At the same time, it focused to point out their contributions in the students’ teaching-learning process, and from the Intercultural dialogue between students and local Hispanic community to verify the possible contributions from these events to the exercise of citizenship of both subjects. This work was the result of a descriptive research with a qualitative approach that used as a data collection instrument the semi-structured interview with students of the Institute and the local members of the Hispanic community, participants of these cultural events. The theoretical contributions consulted revolved around the importance of considering the interculturality concept in the teaching-learning process, approaching relevant and current issues such as immigration in the Amazon, as the importance and challenges of an education directed to intercultural citizenship in the current school context. Thus, through the analysis of the study, it could be, verified that the cultural events brought significant contributions to the students regarding the learning of the Spanish language, the development of competences, skills and values such as autonomy, cooperation, empathy and solidarity. Also, the events expanded the students' worldview, denaturalizing some prejudices and stereotypes as well as promoting respect and appreciation for cultural diversity. Besides, for the Spanish speakers, the greatest contributions they pointed out were their own interaction with other same language speakers residing in Manacapuru town and their interaction with the Manacapuru community, in addition to the feeling of being accepted and welcomed by that community, sharing their expectations, difficulties and overcoming.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12665
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2019 - Franciana Ribeiro Sales.pdf3.67 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.