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dc.contributor.authorSilva, Givanilce Socorro Dias da
dc.date.accessioned2023-12-22T02:17:43Z-
dc.date.available2023-12-22T02:17:43Z-
dc.date.issued2019-05-28
dc.identifier.citationSILVA, Givanilce Socorro Dias da. Escrita e reescrita de textos: uma experiência no PROEJA do Instituto Federal do Amapá - Campus Laranjal do Jari. 2019.53f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2019.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12707-
dc.description.abstractEsta dissertação versa sobre uma pesquisa que teve como objetivo investigar o crescimento de conhecimentos e habilidades de prática textual e a autonomia dos alunos do PROEJA em relação aos seus próprios textos, a fim de levá-los refletirem sobre sua (re)escrita no processo de ensino aprendizagem. Os sujeitos da pesquisa foram os alunos do Curso Técnico em Comércio, do Programa de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos – PROEJA, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá – IFAP, Campus Laranjal do Jari. As discussões e reflexões usualmente levantadas pelos professores sobre as dificuldades que os alunos do PROEJA têm durante as práticas de leitura e escrita apontaram aspectos relevantes para a viabilidade da pesquisa. Para realizar a pesquisa, baseai-me em autores como BAKHTIN (2004), KLEIMAN e MORAES (2007), que contribuíram para a compreensão do processo de escrita como sendo um processo de construção de sentidos. A pesquisa teve como foco o processo de escrita e reescrita de textos, por considerar que por meio dessa atividade o aluno tem a possibilidade de fazer modificações, reelaborar períodos, dar novas posições aos elementos dos parágrafos, a fim de que o texto alcance o objetivo desejado. Essa prática oferece ao aluno a possibilidade de construir e reconstruir os sentidos que compõem o texto e apontar que além das questões gramaticais, suas experiências de mundo podem ser relevantes no ato de produção textual. Para interpretar os fenômenos e os recursos de significação que os alunos utilizam ao escreverem e reescreverem, foi utilizada a pesquisa com um método qualitativo interpretativo. Ao longo desta investigação, tanto o pesquisador quanto os participantes da situação estiveram envolvidos de modo cooperativo e participativo. A partir da análise, compreendemos que a prática da reescrita é indispensável nas atividades de produção textual, pois possibilita ao aluno o desenvolvimento do senso crítico e a aprendizagem das possibilidades de sua própria língua.por
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEscritapor
dc.subjectReescritapor
dc.subjectProdução de Sentidopor
dc.subjectWritingeng
dc.subjectRewritingeng
dc.subjectProduction Senseeng
dc.titleEscrita e reescrita de textos: uma experiência no PROEJA do Instituto Federal do Amapá - Campus Laranjal do Jaripor
dc.title.alternativeWriting and rewriting of texts in Portuguese language teaching in the classes of the Technical Course in Commerce - PROEJA, Federal Institute of Amapá - Campus Laranjal do Jarieng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThis dissertation is about a research that aimed to investigate the growth of knowledge and skills of textual practice, and the students' autonomy in relation to their own texts, in order to lead the PROEJA students to reflect on their (re) wrting with their own text. The subjects of the research were students of the Technical Course in Commerce, the Program of Integration of Professional Education with Basic Education in the Mode of Education of Young and Adults – PROEJA of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Amapá - IFAP, Campus Laranjal do Jari. The discussions and reflections commonly raised by the teachers about the difficulties that PROEJA students have during their reading and writing practices pointed to relevant aspects to the viability of the research. In this sense, authors such as BAKHTIN (2004), KLEIMAN and MORAES (2007) contributed to the understanding of the writing process as a process of meaning construction. Therefore, the research focused on the rewriting of these texts, considering that through this activity the student has the possibility to make modifications, rework periods, give new positions to the elements of paragraphs, so that the text reaches the appropriate goal. It is necessary to offer the student the possibility of constructing and reconstructing the senses that compose the text and pointing out that besides the grammatical questions, their world experiences may be relevant in the act of textual production. To interpret the phenomena and the resources of signification that the students use when writing and rewriting, the research used a qualitative interpretive method. Throughout this research, both the researcher and the participants are involved in a cooperative or participatory way. The analyzes were made through comparative tables, in order to demonstrate the students' autonomy in the rewriting process. From the analysis, we understand that the practice of rewriting is indispensable in the activities of textual production, since it enables the student to develop a critical sense and learn the possibilities of the Portuguese language.eng
dc.contributor.advisor1Silva, Simone Batista da
dc.contributor.advisor1IDCPF: 011.522.477-78por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1985424809328384por
dc.contributor.referee1Bahia, Bruno Cardoso de Menezes
dc.contributor.referee1ID0728241677912831por
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0728241677912831por
dc.contributor.referee2Gomes, Renata de Souza
dc.contributor.referee2ID8748307451008074por
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8748307451008074por
dc.creator.IDCPF: 512.817.242-20por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5389290621161290por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
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dc.subject.cnpqEducaçãopor
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