Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12707
Tipo do documento: Dissertação
Título: Escrita e reescrita de textos: uma experiência no PROEJA do Instituto Federal do Amapá - Campus Laranjal do Jari
Título(s) alternativo(s): Writing and rewriting of texts in Portuguese language teaching in the classes of the Technical Course in Commerce - PROEJA, Federal Institute of Amapá - Campus Laranjal do Jari
Autor(es): Silva, Givanilce Socorro Dias da
Orientador(a): Silva, Simone Batista da
Primeiro membro da banca: Bahia, Bruno Cardoso de Menezes
Segundo membro da banca: Gomes, Renata de Souza
Palavras-chave: Escrita;Reescrita;Produção de Sentido;Writing;Rewriting;Production Sense
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Data do documento: 28-Mai-2019
Editor: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citação: SILVA, Givanilce Socorro Dias da. Escrita e reescrita de textos: uma experiência no PROEJA do Instituto Federal do Amapá - Campus Laranjal do Jari. 2019.53f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2019.
Resumo: Esta dissertação versa sobre uma pesquisa que teve como objetivo investigar o crescimento de conhecimentos e habilidades de prática textual e a autonomia dos alunos do PROEJA em relação aos seus próprios textos, a fim de levá-los refletirem sobre sua (re)escrita no processo de ensino aprendizagem. Os sujeitos da pesquisa foram os alunos do Curso Técnico em Comércio, do Programa de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos – PROEJA, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá – IFAP, Campus Laranjal do Jari. As discussões e reflexões usualmente levantadas pelos professores sobre as dificuldades que os alunos do PROEJA têm durante as práticas de leitura e escrita apontaram aspectos relevantes para a viabilidade da pesquisa. Para realizar a pesquisa, baseai-me em autores como BAKHTIN (2004), KLEIMAN e MORAES (2007), que contribuíram para a compreensão do processo de escrita como sendo um processo de construção de sentidos. A pesquisa teve como foco o processo de escrita e reescrita de textos, por considerar que por meio dessa atividade o aluno tem a possibilidade de fazer modificações, reelaborar períodos, dar novas posições aos elementos dos parágrafos, a fim de que o texto alcance o objetivo desejado. Essa prática oferece ao aluno a possibilidade de construir e reconstruir os sentidos que compõem o texto e apontar que além das questões gramaticais, suas experiências de mundo podem ser relevantes no ato de produção textual. Para interpretar os fenômenos e os recursos de significação que os alunos utilizam ao escreverem e reescreverem, foi utilizada a pesquisa com um método qualitativo interpretativo. Ao longo desta investigação, tanto o pesquisador quanto os participantes da situação estiveram envolvidos de modo cooperativo e participativo. A partir da análise, compreendemos que a prática da reescrita é indispensável nas atividades de produção textual, pois possibilita ao aluno o desenvolvimento do senso crítico e a aprendizagem das possibilidades de sua própria língua.
Abstract: This dissertation is about a research that aimed to investigate the growth of knowledge and skills of textual practice, and the students' autonomy in relation to their own texts, in order to lead the PROEJA students to reflect on their (re) wrting with their own text. The subjects of the research were students of the Technical Course in Commerce, the Program of Integration of Professional Education with Basic Education in the Mode of Education of Young and Adults – PROEJA of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Amapá - IFAP, Campus Laranjal do Jari. The discussions and reflections commonly raised by the teachers about the difficulties that PROEJA students have during their reading and writing practices pointed to relevant aspects to the viability of the research. In this sense, authors such as BAKHTIN (2004), KLEIMAN and MORAES (2007) contributed to the understanding of the writing process as a process of meaning construction. Therefore, the research focused on the rewriting of these texts, considering that through this activity the student has the possibility to make modifications, rework periods, give new positions to the elements of paragraphs, so that the text reaches the appropriate goal. It is necessary to offer the student the possibility of constructing and reconstructing the senses that compose the text and pointing out that besides the grammatical questions, their world experiences may be relevant in the act of textual production. To interpret the phenomena and the resources of signification that the students use when writing and rewriting, the research used a qualitative interpretive method. Throughout this research, both the researcher and the participants are involved in a cooperative or participatory way. The analyzes were made through comparative tables, in order to demonstrate the students' autonomy in the rewriting process. From the analysis, we understand that the practice of rewriting is indispensable in the activities of textual production, since it enables the student to develop a critical sense and learn the possibilities of the Portuguese language.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12707
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019 - Givanilce Socorro Dias da Silva.pdf2019 - Givanilce Socorro Dias da Silva850.56 kBAdobe PDFThumbnail
Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.