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https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12714
Tipo do documento: | Dissertação |
Title: | A abordagem da legislação ambiental no curso técnico em Agropecuária do Instituto Federal de Minas Gerais - campus São João Evangelista. |
Other Titles: | The approach of the environmental legislation in the technical course in Agriculture of the Federal Institute of Minas Gerais - São João Evangelista. |
Authors: | Oliveira, Renato Rechieri de |
Orientador(a): | Carvalho, Igor Simoni Homem de |
Primeiro membro da banca: | Carvalho, Igor Simoni Homem de |
Segundo membro da banca: | Pereira, Tatiana Cotta Goncalves |
Terceiro membro da banca: | Silva, Willerson Custodio da |
Keywords: | Legislação Ambiental;Formação Profissional;Educação Ambiental;Environmental law;Vocational training;Environmental education |
Área(s) do CNPq: | Agronomia Educação |
Idioma: | por |
Issue Date: | 13-Aug-2019 |
Publisher: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto de Agronomia |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola |
Citation: | OLIVEIRA, Renato Rechieri de. A abordagem da legislação ambiental no curso técnico em Agropecuária do Instituto Federal de Minas Gerais - campus São João Evangelista. 2019. 94 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2019. |
Abstract: | A manutenção da qualidade de vida de todos os seres vivos, depende do intricado e frágil equilíbrio do ecossistema. A preservação do meio ambiente é fator crucial para que a vida permaneça e se desenvolva, livre dos impactos negativos da intervenção antrópica. O estudo da legislação ambiental como ferramenta de educação é de extrema importância para a formação profissional do indivíduo, com destaque ao Técnico em Agropecuária, objeto de estudo deste trabalho. O Instituto Federal de Minas Gerais oferece o curso Técnico em Agropecuária no campus São João Evangelista, onde, em linhas gerais, o profissional é habilitado para manejar de forma sustentável os recursos naturais, produzindo sementes e insumos, desenvolvendo a gestão rural e tratos culturais, observando a legislação ambiental. Todo o conhecimento técnico e prático obtido contribui para a educação ambiental, levando aos produtores rurais toda bagagem que adquiriu ao longo do curso. Nada obstante, numa análise do projeto pedagógico do curso, observamos a ausência de uma disciplina que aborda a legislação ambiental, vez que as demais competências e saberes da profissão estão previstos no projeto pedagógico. Assim, surge a seguinte problemática: o discente do curso Técnico em Agropecuária está sendo orientado quanto as questões legais que envolvem o meio ambiente? Ainda, se a temática ambiental é tratada de forma interdisciplinar, podemos afirmar que o egresso é capaz de aplicar seu conhecimento nos rigores da legislação ambiental? Tais questionamentos nascem, uma vez que, a aplicação do conhecimento pode não ser eficaz, tendo em vista que, por mais que o discente execute técnicas sustentáveis e avançadas de produção, as previsões legais podem não estar sendo observadas. Assim, este trabalho tem o objetivo de realizar uma análise do quanto a legislação ambiental é abordada no curso Técnico em Agropecuária do campus São João Evangelista, bem como avaliar como a temática pode ser melhor aplicada, contribuindo como disciplina ou de maneira interdisciplinar no itinerário formativo do aluno. A metodologia proposta para a pesquisa enquadra-se no modelo qualitativo de dados, utilizando como técnicas de investigação: análise documental, pesquisa bibliográfica e estudo de caso através de questionários aplicados a discentes do último ano do curso, e entrevistas aos docentes do curso. Ao final do trabalho, conclui-se que a ausência da abordagem acerca da legislação ambiental no decorrer do curso pode resultar numa carência na atuação profissional do egresso, podendo culminar em prejuízo em situações que envolvam a aplicação da lei ambiental. |
Abstract: | Maintaining the quality of life of all living beings depends on the intricate and fragile balance of the ecosystem. The preservation of the environment is crucial for life to remain and develop, free from the negative impacts of human intervention. The study of environmental legislation as an education tool is extremely important for the professional training of the individual who is interested in the environmental sciences, especially the agricultural technician, who is the subject of this study. In this sense, the Federal Institute of Minas Gerais offers a technical course in agriculture and livestock, offered at the São João Evangelista campus, where in general terms this professional manages the natural resources in a sustainable manner, producing seeds and inputs, developing rural management and cultural, observing the environmental legislation. All the technical and practical knowledge obtained contributes to the environmental education, taking to the rural producers all the baggage that it acquired during the course. Nevertheless, in an analysis of the pedagogical project of the course, we observe the absence of a discipline that deals with environmental legislation, since the other skills and knowledge of the profession are foreseen in the pedagogical project. Thus, the following problem arises: The student of the technical course in agriculture is being guided as to the legal issues that involve the environment? Also, if the environmental theme is treated in an interdisciplinary way, can we affirm that the egress is able to apply its knowledge in the rigors of environmental legislation? Such questioning arises, since the application of knowledge may not be effective, since even though the student implements sustainable and advanced techniques of production, legal predictions may not be observed. The objective of this work is to analyze how environmental legislation is approached in the agricultural technical course of the São João Evangelista campus, as well as to evaluate how the theme can best be applied, contributing as a discipline or in an interdisciplinary way in the itinerary of the student. The methodology proposed for the research fits the qualitative data model, using as research techniques: documentary analysis, bibliographic research and case study through questionnaires applied to students, and interviews to the teachers of the course. At the end of the study, it is concluded that the absence of the approach regarding environmental legislation during the course can result in a lack of professional performance of the student, culminated in situations where the development of the activity may be detrimental as far as the occasions involving application of environmental law. |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12714 |
Appears in Collections: | Mestrado em Educação Agrícola |
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