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Tipo do documento: Dissertação
Title: Letramentos críticos, ensino de língua inglesa e formação integral no curso técnico em agropecuária integrado ao ensino médio
Other Titles: Critical writing, teaching of English language and integral training in the technical course in agriculture integrated with the secondary education
Authors: Feitoza, Veronica Damasceno de Souza
Orientador(a): Silva, Simone Batista da
Primeiro membro da banca: Gomes, Renata de Souza
Segundo membro da banca: Zacchi, Vanderlei José
Keywords: Formação integral;Letramentos Críticos;Ensino de Língua Inglesa;Integral formation;Critical Literacies;English Language Teaching
Área(s) do CNPq: Ciências Humanas
Idioma: por
Issue Date: 26-Jun-2017
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citation: FEITOZA, Veronica Damasceno de Souza. Letramentos críticos, ensino de língua inglesa e formação integral no curso técnico em agropecuária integrado ao ensino médio. 2017. [88 f.]. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, [Seropédica-RJ] .
Abstract: Os projetos de Educação Profissional Técnica no Brasil sempre estiveram voltados para atender aos interesses do mercado econômico e destinados aos trabalhadores como uma formação compensatória para aqueles que não teriam acesso ao ensino superior, sem levar em conta suas necessidades enquanto sujeitos e cidadãos. O Decreto 5.154/04, enquanto legislação mais recente voltada para essa etapa da educação Básica, apesar de também sofrer influências de interesses econômicos, avança no sentido de permitir que a Educação Profissional Técnica seja ofertada na modalidade Integrada ao Ensino Médio sob a articulação dos eixos Trabalho, Ciência, Tecnologia e Cultura (BRASIL, 2007). Dessa forma, objetiva-se que as práticas pedagógicas dos componentes curriculares para essa modalidade de ensino superem os conhecimentos puramente técnicos para uma prática com vistas à formação ampla dos sujeitos. As Orientações Curriculares para o Ensino Médio – OCEM –, na seção destinada às Línguas Estrangeiras sugerem que as práticas de ensino desse componente curricular sejam embasadas nas Teorias dos Letramentos Críticos com a finalidade de que tais práticas tornemse meios para o desenvolvimento de senso de cidadania, mente aberta, criativa e crítica (BRASIL, 2006), enfim, conhecimentos que equipem os sujeitos para lidarem com o contexto atual de mudanças constantes e sujeitos diversificados. Dessa forma, esta pesquisa buscou investigar de que modos, ao serem balizadas nas teorias dos Letramentos Críticos, as práticas docentes em aulas de língua inglesa – LI – do Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio podem melhor contribuir para a formação integral dos alunos do IFPA – Campus Castanhal, como preconizam as legislações pertinentes. Os dados coletados provêm de observação participante e gravação de áudio das aulas de LI durante a execução de uma sequência didática elaborada por mim, enquanto professora pesquisadora, com base nesses princípios teóricos e utilizando textos multimodais autênticos. Os estudos teóricos e a investigação demonstraram que práticas pedagógicas direcionadas por princípios dos Letramentos Críticos podem contribuir com uma formação para além da instrumentação linguística e a preparação para o mercado de trabalho por estimularem os alunos a lerem a si mesmos e ao mundo criticamente
Abstract: Technical Professional Education projects in Brazil have always been focused on meeting the interests of economic market and aimed at workers as a compensatory training for those who would not have access to higher education, without taking into account their needs as subjects and citizens. Decree 5,154 / 04, while more recent legislation aimed at this stage of Basic Education, despite also being influenced by economic interests, advances in the sense of allowing Technical Professional Education to be offered in the modality Integrated to High School under the articulation of the axes Work, Science, Technology and Culture (BRASIL, 2007). Thus, it is intended that the pedagogical practices of the curricular components for this modality of education surpass the purely technical knowledge for a practice with sights to the broad formation of the subjects. The Curriculum Guidelines for Higher Education (CGHE) in the section on Foreign Languages suggest that the teaching practices of this curricular component should be based on Critical Literacies Theories in order that such practices become the means for the development of a sense of citizenship, creative, critical and open mind (BRAZIL, 2006), in short, knowledge that equips subjects to deal with the current context of constant change and diverse subjects. In this way, this research has sought to investigate in what ways, when they are based on theories of Critical Literacies, the teaching practices in English Language classes - EL - of the Technical Course in Farming Integrated to High School can better contribute to the integral formation of the students of the IFPA – Castanhal Campus, as advocated by the pertinent legislation. The data collected comes from participant observation and audio recording of EL classes during the execution of a didactic sequence elaborated by me as a researcher teacher, based on these theoretical principles and using authentic multimodal texts. Theoretical studies and research have shown that pedagogical practices guided by Critical Literacies principles can contribute to an education beyond linguistic instrumentation and job market preparation by encouraging students to read themselves and the world critically
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12746
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

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