Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12765
Tipo do documento: | Dissertação |
Title: | Sustentabilidade e usos de plantas medicinais em uma visão integrada à educação indígena e à educação escolar indígena |
Other Titles: | Sustainability and uses of medicinal plants in an integrated view of indigenous education and indigenous school education |
Authors: | Oliveira, Keila Ferreira de |
Orientador(a): | Mattos, Sandra Maria Nascimento de |
Primeiro membro da banca: | Mattos, Sandra Maria Nascimento de |
Segundo membro da banca: | Nascimento, Eulina Coutinho Silva do |
Terceiro membro da banca: | Mattos, José Roberto Linhares de |
Quarto membro da banca: | Tostas, Rogério Gomes de Lima |
Keywords: | interdisciplinaridade;plantas medicinais;sustentabilidade;educação escolar indígena;interdisciplinarity;medicinal plants;sustainability;indigenous school education |
Área(s) do CNPq: | Educação |
Idioma: | por |
Issue Date: | 2-Oct-2020 |
Publisher: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto de Agronomia |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola |
Citation: | OLIVEIRA, Keila Ferreira de. Sustentabilidade e usos de plantas medicinais em uma visão integrada à educação indígena e à educação escolar indígena. 2020. 55 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2020. |
Abstract: | Esta pesquisa relaciona a educação indígena, educação escolar indígena, sustentabilidade e o uso de plantas medicinais na Aldeia Paiter Linha 09, Cacoal – RO da etnia Paiter Suruí, localizada na Terra Indígena Sete de Setembro, que ocupa área dos Estados de Rondônia e Mato Grosso. Tem como objetivo analisar a integração da sustentabilidade e do uso de plantas medicinais praticados na educação indígena e utilizados na educação escolar indígena Paiter, buscando identificar o uso de conhecimentos tradicionais e práticas de sustentabilidade na contextualização de conteúdos escolares de diferentes disciplinas, atuando de maneira interdisciplinar. A abordagem metodológica corresponde a um estudo de caso, utilizando como instrumentos a entrevista semiestruturada, visitas, diário de campo e captação de imagens e vídeos. Constatamos a possibilidade de utilizar a interdisciplinaridade como uma maneira de inter-relacionar as disciplinas, justapostas aos saberes e fazeres tradicionais da etnia Paiter Suruí, valorizando o etnoconhecimento e as práticas docentes. |
Abstract: | This research relates indigenous education, indigenous school education, sustainability and the use of medicinal plants in Paiter Village Line 09, Cacoal – RO of the Paiter Suruí ethnicgroup, located in the Sete de Setembro Indigenous Land, which occupies an area of the States of Rondônia and Mato Grosso. It aims to analyze the integration of sustainability and the use of medicinal plants practiced in indigenous education and used in paiter indigenous school education, seeking to identify the use of traditional knowledge and sustainability practices in the contextualization of school contents from different disciplines, acting in an interdisciplinary manner. The methodological approach corresponds to a case study, using as instruments the semi-structured interview, visits, field diary and capture of images and videos. We found the possibility of using interdisciplinarity as a way of interrelating disciplines, juxtaposed to traditional knowledge and practices of the Paiter Suruí ethnicgroup, valuing ethnoknowledge and teaching practices. |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12765 |
Appears in Collections: | Mestrado em Educação Agrícola |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2020 - Keila Ferreira de Oliveira.pdf | 2.18 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.