Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12783
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorCarmo, Michelle Souza do
dc.date.accessioned2023-12-22T02:21:39Z-
dc.date.available2023-12-22T02:21:39Z-
dc.date.issued2020-07-02
dc.identifier.citationCARMO, Michelle Souza do. Mediações da biblioteca para enfrentar fake news: um estudo no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano - Campos Belos (GO). 2020. 210 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2020.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12783-
dc.description.abstractAs fake news ganham terreno fértil, em especial, com as mídias sociais que acabam por afetar negativamente diversos setores da nossa sociedade O objetivo desta pesquisa é investigar de que maneiras as mediações realizadas pela biblioteca do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – campus Campos Belos (GO) junto aos alunos desse Instituto podem contribuir para a construção de uma atitude crítica frente às notícias que circulam, especificamente em relação à identificação e à recepção de fake news. O caminho metodológico se constituiu por meio das técnicas de pesquisa-ação, que tem seu cunho social ao integrar pesquisador e participantes de forma empírica e interventiva na problemática para refletir e melhorar as práticas sociais e educacionais. A pesquisa contou com a participação de dez alunos frequentadores da biblioteca do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do campus Campos Belos (GO), onde foram realizadas 4 (quatro) mediações. A análise dos dados gerados nas mediações teve cunho interpretativo, e foi fundamentada na base teórica da pesquisa, que discute os conceitos de verdade, informação, fraude e crítica. Nesse contexto teórico, busquei prezar esta pesquisa sob a vertente que defende a educação como fator primordial ao estímulo de mediações e o uso dos recursos tecnológicos que visem a construção de um sujeito criticamente letrado. Pude concluir que os alunos apresentaram desenvolvimento crítico a partir das mediações realizadas para produção de dados. Outra conclusão relevante a se pontuar é a importância da biblioteca como espaço ativo de formação que tem informação e que pode contribuir para a construção de conhecimentos.por
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAvaliação de notíciaspor
dc.subjectMediação da Bibliotecapor
dc.subjectInstituto Federal Goiano - Campos Belos (GO)por
dc.subjectNews assessmentpor
dc.subjectLibrary Mediationpor
dc.subjectFederal Goiano Institute - Campos Belos (GO)por
dc.titleMediações da biblioteca para enfrentar fake news: um estudo no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano - Campos Belos (GO)por
dc.title.alternativeLibrary mediations to face fake news: a study at the Federal Institute of Education, Science and Technology Goiano - Campos Belos (GO)eng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherFake news has gained fertile ground, especially with social media that end up negatively affecting different sectors in our society. This research aims at investigating in which ways mediations carried out by the library of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Goiás - Campos campus Belos (GO) with the students of this Institute can contribute to the construction of a critical attitude towards the news that circulates, specifically in relation to identifying and consuming fake news. The methodological path was constituted by means of action-research techniques, which have their social character when integrating researcher and researched in an empirical and interventional way, in the problem, to reflect and improve social and educational practices. The research was developed with ten students frequent visitors at the library of the Federal Institute of Education, Science and Technology - Campus Campos Belos (GO), where 4 (four) mediation meetings took place. Data analysis had an interpretive nature and was based on the theoretical basis of the research, which discusses the concepts of truth, information, fraud and criticism. Upon this theoretical context, I value this research from the perspective that defends education as a primary factor in stimulating mediations and the use of technological resources for the development of critical literacies. I was able to conclude that the mediations caused the students to develop their critical literacy. Another relevant conclusion to be pointed out is the importance of the library as an active education site at school which can contribute to the construction of knowledge.eng
dc.contributor.advisor1Silva, Simone Batista da
dc.contributor.advisor1ID011.522.477-78por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1985424809328384por
dc.contributor.referee1Silva, Simone Batista da
dc.contributor.referee2Takaki, Nara Hiroko
dc.contributor.referee3Juca, Leina Claudia Viana
dc.creator.ID023.917.313-96por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5576667834932643por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
dc.relation.referencesAGÊNCIA DE NOTÍCIAS DA UFPB. Reportagem do Fantástico mostra experimento do Lavid/UFPB. João Pessoa, PB: UFPB/ASCOM, 2018. Disponível em: https://www.ufpb.br/ufpb/contents/noticias/reportagem-do-fantastico-mostra-experimento-dolavid- ufpb. Acesso em: 22 set. 2019. AGÊNCIA LUPA. Mas de onde vem o fact-checking?. Rio de Janeiro, RJ: Folha de São Paulo/Uol, 2015a. Disponível em: https://piaui.folha.uol.com.br/lupa/2015/10/15/de-ondevem- o-fact-checking/. Acesso em: 17 out. 2019. AGÊNCIA LUPA. O que é a Agência Lupa?. Rio de Janeiro, RJ: Folha de São Paulo/Uol, 2015b. Disponível em: https://piaui.folha.uol.com.br/lupa/2015/10/15/como-selecionamos-asfrases- que-serao-checadas/. Acesso em: 18 out. 2019. AGÊNCIA SAÚDE. 12 mil dúvidas em um ano de combate às Fake News Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2019. Disponível em: http://www.saude.gov.br/noticias/agencia-saude/45719-12-mil-duvidas-em-um-ano-decombate- as-fake-news.Acesso em: 26 set. 2019. AGÊNCIA SENADO. Debatedores apontam relação das fake news com política e tecnologia. Brasília, DF: Senado notícias/Senado Federal, 2019. Disponível em: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2019/10/22/debatedores-apontam-relacao-dasfake- news-com-politica-e-tecnologia. Acesso em: 23 out. 2019. ARANHA, M. L. de A.; MARTINS, M. H. P. Filosofando: introdução à filosofia. 6. ed. São Paulo, SP: Moderna, 2016. ARAÚJO, Carlos Alberto Ávila. Ciência da informação e Biblioteconomia contra a pósverdade. [S.], 2020. 1 vídeo (1h:03min:44s). Publicado pelo canal Webconcib. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=ejHhBVJ1B3M. Acesso em: 28 abr. 2020. ARAÚJO, V. M. R. H. Informação: instrumento de dominação e de submissão. Ciência da Informação, v. 20, n. 1, p. 37-44, jan./jun. 1991. Disponível em: http://revista.ibict.br/ciinf/article/view/414/414. Acesso em: 13 jan. 2020. BARBOSA, Marina. Congresso derruba veto e impõe pena ao crime de fake news. Brasília, DF: UOL: Congresso em foco: respeitamos as diferenças, 2019. Disponível em: https://congressoemfoco.uol.com.br/especial/noticias/congresso-derruba-veto-e-impoe-penaao- crime-de-fake-news/. Acesso em: 25 set. 2019. BAUDRILLARD, Jean. Simulacros e simulação. Lisboa, PT: Relógio d'Água, 1991 BAUMAN, Zygmunt. Vida para consumo. Rio de Janeiro, RJ: Jorge Zahar, 2008. BAUMAN, Zygmunt. Modernidade líquida. Rio de Janeiro, RJ: Jorge Zahar, 2001. BAUMAN, Zygmunt.O Mal-estar da pós-modernidade. Rio de Janeiro, RJ: Jorge Zahar, 1998. BAZARIAN, J. O problema da verdade: teoria do conhecimento. 4.ed. São Paulo, SP: Alfa- Omega, 1994. BBC NEWS BRASIL. Como Trump e o Brexit ajudaram a cunhar a 'palavra do ano' escolhida pelo dicionário Oxford. 2016. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/internacional-37998165. Acesso em: 20 mar. 2019. BBC NEWS BRASIL. Veja as fotos que fizeram Trump acusar imprensa de ser 'desonesta'. 2017. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/internacional-38684407. Acesso em: 15 out. 2019. BBC NEWS BRASIL. Entenda o escândalo de uso político de dados que derrubou valor do Facebook e o colocou na mira de autoridades. Portal G1: economia/tecnologia, 2018. https://g1.globo.com/economia/tecnologia/noticia/entenda-o-escandalo-de-uso-politico-dedados- que-derrubou-valor-do-facebook-e-o-colocou-na-mira-de-autoridades.ghtml. Acesso em: 15 out. 2019. BELLUZZO, Regina Célia Baptista. As competências do profissional da informação nas organizações contemporâneas. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, Nova Série, São Paulo, v.7, n.1, p. 58-73, jan./jun.2011.Disponível em: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/180. Acesso em: 20 dez. 2019. BERNARDES, A. S.; FERNANDES, O. P. A pesquisa escolar em tempos de internet. Teias: Rio de Janeiro (RJ), ano 3, nº 5, jan/jun 2002. Disponível em:http://www.epublicacoes. uerj.br/index.php/revistateias/article/view/23911/16884. Acesso em: 10 out. 2018. BERTOLOTO, José Serafim; Paulo Vitor Marque, BERNARDINO. A liberdade e o poder dos signos uma discussão contemporânea. RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade, v. 3, 2017. Disponível em: http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/856. Acesso em: 14 set. 2019. BIESTA, Gert. O dever de resistir: sobre escolas, professores e sociedade. Educação (Porto Alegre, RS), v. 41, n. 1, p. 21-29, jan.-abr. 2018. Disponível em: http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/29749. Acesso em: 20 set. 2019. BRANCO, Sérgio. Fake news e os caminhos para fora da bolha. Interesse Nacional, São Paulo, ano 10, n. 38 , p. 51-61, ago./out. 2017. Disponível em: http://bibliotecadigital.tse.jus.br/xmlui/handle/bdtse/4758. Acesso em: 13 ago. 2019. BRASIL. Câmara dos Deputados. Projeto de Lei 1978/2011. Altera a Lei nº 4.737, de 15 de julho de 1965 - Código Eleitoral, para tipificar o crime de denunciação caluniosa com finalidade eleitoral. 2011. Disponível em: https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=514939. Acesso em: 25 nov. 2019. BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Orientações curriculares para o ensino médio - OCEM: linguagens, códigos e suas tecnologias. Brasília, DF: Ministério da Educação; Secretaria de Educação Básica, 2006. BRASIL. Ministério da Saúde. Sobre a doença. Brasília, DF, 2020. Disponível em: https://coronavirus.saude.gov.br/sobre-a-doenca#o-que-e-covid. Acesso em: 04 jun. 2020. BUSH, Vannevar. Como podemos pensar. Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental, v.14, n.1 São Paulo, SP, mar. 2011. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-47142011000100002. Acesso em: 15 set. 2019. BRESSER-PEREIRA, Luiz Carlos. Interesse, Neoliberalismo e cinismo político. Em Debate, Belo Horizonte, v.10, n.1, p.53-61, abril 2018. Disponível em: http://www.opiniaopublica.ufmg.br/site/files/artigo/10Interesse-neoliberalismo-e-cinismopolitico- Dossie.pdf. Acesso em: 17 maio 2019. CAJÚ, Léo Dimmy Chaar. As fake news e o panoptismo de Michel Foucault. In.:Congresso Internacional de Ciberjornalismo, 2017, Mato Grosso do Sul (MS). CIBERJOR8 - UFMS, Mato Grosso do Sul (MS), setembro, 2017. Disponível em: http://www.ciberjor.ufms.br/ciberjor8/files/2017/08/As-fake-news-e-o-panoptismo-de- Michel-Foucault.pdf. Acesso em: 12 ago. 2019. CAMPELLO, Bernadete. A biblioteca escolar: temas para uma prática pedagógica. 2.ed. Belo Horizonte, MG: Autêntica, 2008. CERVO, Amado Luiz; BERVIAN, Pedro Alcino. Metodologia Científica. 5.ed. São Paulo, SP: Prentince Hall, 2002. CHIZZOTTI, A. Pesquisa qualitativa em ciências humanas e sociais. 2. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008. CLEMENTI, Juliana Augusto, et al. Mídias sociais e redes sociais: conceitos e características. In.: Seminário Universidades Corporativas e Escolas de Governo, 2017, Florianópolis, SC. Anais do I SUCEG. Florianópolis, SC, dezembro 2017. Disponível em: http://anais.suceg.ufsc.br/index.php/suceg/article/view/80/33. Acesso em 10 out. 2019. COLLINS. Definição de fake News. Dicionário inglês, [2017?]. Disponível em: https://www.collinsdictionary.com/pt/dictionary/english/fake-news. Acesso em: 18 set. 2019. COSTA, Mariana Timóteo da. Fake news tiveram influência na vacinação contra a febre amarela no Brasil, diz chefe da OMS. Portal G1: Bem estar, 2018. Disponível em: https://g1.globo.com/bemestar/noticia/fake-news-tiveram-influencia-na-vacinacao-contra-afebre- amarela-no-brasil-diz-chefe-da-oms.ghtml. Acesso em: 24 set. 2019. COSTA, Eugênio Pacceli; POLITANO, Paulo Rogério; PEREIRA, Néocles Alves. Exemplo de aplicação do método de Pesquisa-ação para a solução de um problema de sistema de informação em uma empresa produtora de cana-de-açúcar. Gest. Prod., vol.21, n.4, São Carlos, SP, out./dez. 2014.. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2014000400017. Acesso em: 20 jul. 2019. COTRIM, G.; FERNANDES, M.. Fundamentos de filosofia. 2. ed. São Paulo, SP: Saraiva, 2013. CUNHA, Murilo Bastos da; CAVALCANTI, Cordélia Robalinho de Oliveira. Dicionário de Biblioteconomia e Arquivologia. Brasília: Briquet de Lemos, 2008. CORRÊA, Elisa Cristina Delfini; CUSTODIO, Marcela Gaspar. A informação enfurecida e a missão do bibliotecário em tempos de pós-verdade: uma releitura com base em ortega y gasset. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, 2018. Disponível em: <http://www.brapci.inf.br/v/a/29466>. Acesso em: 17 dez. 2019. D’ANCONA, Matthew. Pós-Verdade: a nova guerra contra os fatos em tempos de fake news. Barueri, SP: Faro Editorial, 2018. DARNTON, Robert. A verdadeira história das notícias falsas: séculos antes das redes sociais, os boatos e as mentiras alimentavam pasquins e gazetas na Europa. El País, 2017. Disponível em: https://brasil.elpais.com/brasil/2017/04/28/cultura/1493389536_863123.html. Acesso em: 20 set. 2018. DELORENZO, Dri.Medidas de combate às fake news podem levar à censura e preveem até prisão. Santos (SP): Revista Fórum, 2018. Disponível em: https://revistaforum.com.br/forumweek/medidas-de-combate-as-fake-news-podem-levar-acensura- e-preveem-ate-prisao/. Acesso em: 25 set. 2019. DUDZIAK, Elisabeth Adriana. A information literacy e o papel educacional das bibliotecas. 2001. Dissertação (Mestrado em Ciências da Comunicação) - Escola de Comunicação e Artes - Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, 2001. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27143/tde-30112004- 151029/publico/Dudziak2.pdf. Acesso em: 25 ago. 2019. ECO, Umberto. O nome da Rosa (Der Name Der Rose). Direção de Jean Jacques Annaud. São Paulo, SP: Globo Filmes e Produções, 1986. 1 DVD (114 min.), son., color. ECO, Umberto. O nome da Rosa. Rio de Janeiro, RJ: Record, 2009. ECO, Umberto. Viagem na irrealidade cotidiana. Rio de Janeiro, RJ: Nova Fronteira, 1984. FGV/DAPP. Robôs, redes sociais e política: estudo da FGV/DAPP aponta interferências ilegítimas no debate público na web. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 2017. Disponível em: http://dapp.fgv.br/robos-redes-sociais-e-politica-estudo-da-fgvdapp-apontainterferencias- ilegitimas-no-debate-publico-na-web/. Acesso em: 01 out. 2019. FABER, Jean. Viés cognitivo: quando ser racional não é o bastante. Revista Ciências em Saúde, v. 4, n. 4, out-dez, 2014. Disponível em: Acesso em: 06 set. 2019. FAKE news baseado em fatos reais. Direção de André Fran, Rodrigo Cebrian e Felipe UFO. [S.l.]: Globo News Documentários, 2017. 1 filme [Documentário] (50 min.). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=b6aejEuM_nE. Acesso em: 18 jun. 2019. FAKE NEWS: não faça parte dessa mentira. Direção de Rede Globo. [S.l.]: Criança Esperança, [2019]. 1 vídeo (5:07 min). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=5uTv3WUTMgE. Acesso em: 20 out. 2019. FARIAS FILHO, Otavio. O que é falso sobre fake News. Revista USP, 116: (2018): Dossiê Pós-Verdade e Jornalismo. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/revusp/article/view/146576. Acesso em: 20 out. 2019. FIEDLER, R. C. do P. A teoria da ação comunicativa de Habermas e uma nova proposta de desenvolvimento e emancipação do humano. Revista da Educação, (1): 93-100, 2006. Disponível em: revistas.ung.br/index.php/educacao/article/download/24/17. Acesso em: 15 maio 2019. FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso. 5. ed. São Paulo, SP: Edições Loyola, 1999. FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo, SP: Paz e Terra, 1996. FREIRE, Paulo. Cartas a Cristina: reflexões sobre minha vida e minha práxis. 2ª ed. São Paulo: UNESP, 2012. FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ. Por que a doença causada pelo novo vírus recebeu o nome de Covid-19?. Rio de Janeiro, RJ: FIOCRUZ, 2020. Disponível em: https://portal.fiocruz.br/pergunta/por-que-doenca-causada-pelo-novo-virus-recebeu-o-nomede- covid-19. Acesso em: 08 jun. 2020. GADOTTI, Moacir. Qualidade na educação: uma nova abordagem. Congresso de Educação básica: qualidade na aprendizagem, COEB 2013. Florianópolis, SC, Rede Municipal de Ensino de Florianópolis, 2013. Disponível em: http://www.pmf.sc.gov.br/arquivos/arquivos/pdf/14_02_2013_16.22.16.85d3681692786726a a2c7daa4389040f.pdf. Acesso em: 02 nov. 2019. GASQUE, Kelley Cristine Gonçalves Dias. Arcabouço conceitual do letramento informacional. Ci. Inf., Brasília, DF, v. 39 n. 3, p.83-92, set./dez., 2010. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ci/v39n3/v39n3a07.pdf. Acesso em: 25 jun. 2019. GASQUE, K. G.. Letramento informacional: pesquisa, reflexão e aprendizagem. Brasília: FCI/UnB, 2012. E-book. Disponível em: http://repositorio.unb.br/handle/10482/13025?locale=es. Acesso em: 20 jun. 2019. GAZETA DO POVO. CPI das Fake News irá investigar perfis falsos nas eleições 2018 e crimes de ódio. 2019. Disponível em: https://www.gazetadopovo.com.br/republica/breves/cpi-fake-news-cpmi-perfis-falsos/. Acesso em: 23 out. 2019. GENESINI, Silvio. A pós-verdade é uma notícia falsa. Revista USP, n. 116: (20018): Dossiê Pós-Verdade e Jornalismo. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/revusp/article/view/146577. Acesso em: 20 out. 2019. GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo, SP: Atlas, 2002. GONÇALVES, M. A. S. Teoria da ação comunicativa de Habermas: Possibilidades de uma ação educativa de cunho interdisciplinar na escola. Educação & Sociedade, ano XX, nº 66, Abril/1999. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/es/v20n66/v20n66a6.pdf. Acesso em: 17 maio 2019. GUTIERREZ, Francisco; PRIETO, Daniel. Mediação pedagógica: educação à distância alternativa. Campinas (SP): Papirus, 1994. GUZZO, Guilherme Brambatti; LIMA, Valderez Marina do Rosário. O exercício do pensamento crítico em face dos vieses cognitivos. In.: X CIDU CONGRESSO IBEROAMERICANO DE DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIO: “o envolvimento estudantil”, 2018, Porto Alegre, RS. Anais do X CIDU. Porto Alegre, RS: PUCRS, 2018. Disponível em: http://repositorio.pucrs.br/dspace/handle/10923/15072. Acesso em: 15 ago. 2019. HABERMAS, Jürgen. The theory of communicative action: reason and the rationalization of society. Boston: Beacon Press, 1984. v. 1. HABERMAS, Jürgen. Pensamento pós-metafísico: estudos filosóficos. Rio de Janeiro, RJ: Tempos Brasileiros, 1990. HABERMAS, Jürgen. Consciência moral e agir comunicativo. Rio de Janeiro, RJ: Tempo Brasileiro, 2003. HALPERN, D. F. Thought & knowledge: an introduction to critical thinking. Mahwah: Lawrence Erlbaum Associates, 2003. HAMLYN, David. Uma história da filosofia ocidental. [S.l.] Jorge Zahar Editor, 1990. HARRES, Jaqueline da Silva; PAIM, Greice Mara; EINLOFT, Norma Lai Von Muhlen. O lúdico e a prática pedagógica. In.: SANTOS, Santa Marli Pires dos (Org.). A ludicidade como ciência. Petrópolis (RJ): Vozes, 2001. IFLA. Declaração da IFLA sobre notícias falsas. atual. em set. 2018. Disponível em: https://www.ifla.org/publications/node/67341?og=7407. Acesso em: 13 jan. 2020. IFLA. Sobre a IFLA. atual. em set. 2019.. Disponível em: https://www.ifla.org/ES/about. Acesso em: 23 set. 2019. IFLA. Como identificar notícias falsas. atual. em jan. 2020. Disponível em: https://www.ifla.org/publications/node/11174. Acesso em 13 jan. 2020. INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA GOIANO. Conselho Superior. Resolução Nº 010/2014 de 21 de fevereiro de 2014. Aprova o Regulamento do Sistema Integrado de Bibliotecas (SIBI) no âmbito do IF Goiano. Campos Belos (GO): Conselho Superior, 2014. Disponível em: https://www.ifgoiano.edu.br/home/images/RV/Biblioteca/Regulamento-Sistema-Integradode- Bibliotecas-SIBI_4_1.pdf. Acesso em: 03 maio 2019. INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA GOIANO. Site oficial: histórico. 2017. Disponível em: https://www.ifgoiano.edu.br/home/index.php/historico-campos-belos.html. Acesso em: 03 maio 2019. KAKUTANI, Michiko. A morte da verdade. Rio de Janeiro, RJ: Intrínseca, 2018. KANTAR. Barômetro COVID-19: atitudes do consumidor, hábitos e expectativas da mídia. Londres, RU, 2020. Disponível em: https://www.kantar.com/Inspiration/Coronavirus/COVID-19-Barometer-Consumer-attitudesmedia- habits-and-expectations. Acesso em: 08 jun. 2020. KEMP, Simon. Digital In 2017 Global Overview. We are social, New York, NY, jan. 2017. Disponível em: https://wearesocial.com/special-reports/digital-in-2017-global-overview. Acesso em: 12 fev. 2019. KLEBIS, Daniela. China é o país que produz mais artigos científicos no mundo. Brasil é o 12º. Jornal da Ciência, 2018. Disponível em: http://www.jornaldaciencia.org.br/china-e-opais- que-produz-mais-artigos-cientificos-no-mundo-brasil-e-o-12o/. Acesso em 19 out. 2019. LANGIN, Katie. Fake news spreads faster than true news on Twitter—thanks to people, not bots. Science. mar., 2018. Disponível em: https://www.sciencemag.org/news/2018/03/fakenews- spreads-faster-true-news-twitter-thanks-people-not-bots. Acesso em: 25 fev. 2019. LANKSHEAR, Colin; KNOBEL, Michele. New literacies: everyday practices and classroom learning. 2. ed. New York, NW: Open University Press, 2006. LE COADIC, Yves- François. A ciência da informação. 2.ed. Brasília: Briquet de lemos, 2004. LEMOS, Guido. Fake news: como viramos propagadores de mentiras? João Pessoa, PB, 2019. 1 vídeo (14min: 36s). Publicado pelo canal TEDx Talk. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=bC7edeMKWTE. Acesso em: 21 out. 2019. LIBÂNEO, José Carlos. Adeus professor, adeus professora: novas exigências educacionais e profissão docente. 13. ed. São Paulo, SP: Cortês, 2015. LIPMAN, M. Critical thinking – what can it be? Educational Leadership, v. 46, n. 1, p. 38- 43, set. 1988. Disponível em: http://www.ascd.org/ASCD/pdf/journals/ed_lead/el_198809_lipman.pdf. Acesso em: 10 mar. 2020. LLORENTE, José Antônio. A era da pós-verdade: realidade versus percepção In.: A era da pós-verdade: realidade versus percepção. Uno, n. 27, p. 9-10, 2017. Disponível em: https://www.revista-uno.com.br/wp-content/uploads/2017/03/UNO_27_BR_baja.pdf. Acesso em: 30 jan. 2019. MARCONI, M. de A.; LAKATOS, Eva Maria. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisa, amostragens e técnicas de pesquisa, elaboração, análise e interpretação de dados. 8. ed. São Paulo (SP): Atlas, 2017. MARTHA, Janaína Ferreira Fialho, et al. Bibliotecário escolar e fake nws: evidências da contribuição da biblioteca escolar. Biblionline, João Pessoa, PB, v. 15, n. 1, p. 122-135, 2019. Disponível em: https://ri.ufs.br/bitstream/riufs/11839/2/BibliotecarioEscolarFakeNews.pdf. Acesso em: 10 out. 2019. MEDEIROS, Armando. Os perigos da indiferença à verdade. In.: A era da pós-verdade: realidade versus percepção. Uno, n. 27, p. 23 - 25, 2017. Disponível em: https://www.revistauno. com.br/wp-content/uploads/2017/03/UNO_27_BR_baja.pdf. Acesso em: 30 jan. 2019. MELO, Karine. Covid-19: saiba a diferença entre quarentena e isolamento: Um é medida administrativa para manter serviços, outro é recomendação. Brasília, DF: Agência Brasil, 2020. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2020-03/covid-19-saibadiferenca- entre-quarentena-e-isolamento. Acesso em: 19 mar. 2020. MENDONÇA, Patrícia. O Trump serve de exemplo para mim', diz Bolsonaro em visita aos EUA. Portal Gazetaweb / Portal G1, 2017. Disponível em: http://gazetaweb.globo.com/portal/noticia/2017/10/o-trump-serve-de-exemplo-para-mim-dizbolsonaro- em-visita-aos-eua_41952.php. Acesso em: 16 out. 2019. METRÓPOLES. Política é principal assunto das fake news no WhatsApp. Metrópole: ciência e tecnologia, 2019. Disponível em: https://www.metropoles.com/brasil/ciencia-etecnologia- br/politica-e-principal-assunto-das-fake-news-no-whatsapp. Acesso em: 12 out. 2019. MIDGLEY, Neil. Word of the year 2016 is... English Oxford living dictionaries, [2017?]. Disponível em: https://en.oxforddictionaries.com/word-of-the-year/word-of-the-year-2016. Acesso em: 15 fev. 2019. MONTE MÓR, W. Sobre rupturas e expansão na visão de mundo: seguindo as pegadas e os rastros da formação crítica. In: PESSOA, R. R.; SILVESTRE, V. P. V.; MONTE MÓR, W. (org.). Perspectivas críticas de educação linguística no Brasil. São Paulo: Pá de Palavras, 2018. MOUTINHO, S. O. M. Práticas de leitura na cultura digital de alunos do ensino técnico integrado do IFPI – Campus Teresina Zona Sul. 2014. 183 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, 2014. Disponível em: http://www.repositorio.jesuita.org.br/bitstream/handle/UNISINOS/3075/00000A51.pdf?seque nce=1&isAllowed=y. Acesso em: 07 dez. 2019. NAÇÕES UNIDAS BRASIL. UNESCO: acesso à informação é vital para construção de sociedades mais inclusivas, 2017. Disponível em: https://nacoesunidas.org/unesco-acesso-ainformacao- e-vital-para-construcao-de-sociedades-mais-inclusivas/. Acesso em: 21 dez. 2019. OECD. Brazil - Country Note - PISA 2018 Results. Programme for international student assessment (PISA) results from PISA 2018. Paris (FRA): OECD Publishing, 2019. Disponível em: https://www.oecd.org/pisa/publications/PISA2018_CN_BRA.pdf. Acesso em: 05 dez. 2019. O GLOBO. Campanhas de desinformação na internet crescem no mundo. Mundo, 2019. OLIVEIRA, Maria Marly de. Como fazer pesquisa qualitativa. 2. ed. Petrópolis (RJ): Vozes, 2008. OXFORD DICTIONARIES. Why was this chosen? 2016. Disponível em: https://languages.oup.com/word-of-the-year/word-of-the-year-2016. Acesso em: 18 mar. 2019. PLATÃO. A República. Brasília, DF: Editora Kiron, 2012. PAGANOTTI, Ivan. Fake news são notícias fraudulentas. Entrevista cedida a Ana Claúdia Peres. Radis Comunicação e Saúde, Rio de Janeiro, RJ, julho 2018. Disponível em: https://radis.ensp.fiocruz.br/index.php/home/entrevista/fake-news-sao-noticias-fraudulentas. Acesso em: 30 maio 2020. PINTO, J. M de R. A teoria da ação comunicativa de Jürgen Habermas: conceitos básicos e possibilidades de aplicação à administração escolar. Paidéia, FFCLRP-USP, Rib. Preto, Fev/Ago 95. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103- 863X1995000100007. Acesso em: 17 maio 2019. PORTAL G1. Bolsonaro volta a chamar manifestante de 'idiota útil' e diz que imprensa vive de desinformar e deturpar. Brasília, DF: Portal G1, 2019. Disponível em: https://g1.globo.com/politica/noticia/2019/05/18/bolsonaro-volta-a-chamar-manifestante-deidiota- util-e-diz-que-alguns-professores-oferecem-facilidade-a-quem-vai-a-protesto.ghtml. Acesso em: 19 maio 2019. PRIVACIDADE HACKEADA. [S. l.: s. n.], 2019. 1 filme [documentário] (110 min). Publicado na Netflix. Acesso em: 15 ago. 2019. PROJETO ELEIÇÕES SEM FAKE. Projeto eleições sem fake. Minas Gerais, MG: Departamento de Ciência da Computação (DCC); UFMG, 2018. Disponível em: http://www.eleicoes-sem-fake.dcc.ufmg.br/?sction=home#members. Acesso em: 23 set. 2019. QUIRÓS, Eduardo A. Fake news versus jornalismo livre e independente. In.: A era da pósverdade: realidade versus percepção. Uno, n. 27, p. 36-37, 2017. Disponível em: https://www.revista-uno.com.br/wp-content/uploads/2017/03/UNO_27_BR_baja.pdf. Acesso em: 30 jan. 2019. REVISTA FÓRUM. Bolsonaro incorpora Trump: “Not today, fake news media”. 2019. Disponível em: https://revistaforum.com.br/politica/bolsonaro/bolsonaro-incorpora-trumpnot- today-fake-news-media/. Acesso em: 16 out. 2019. RIBEIRO, Aline. A massa de ‘idiotas úteis’ que fez a grande primeira manifestação do governo Bolsonaro. Época, 2019. Disponível em: https://epoca.globo.com/a-massa-deidiotas- uteis-que-fez-primeira-grande-manifestacao-do-governo-bolsonaro-23669876. Acesso em: 27 ago. 2019. ROCHA, Gabriela. Ministério da Saúde lança serviço de combate à Fake News. Brasília, DF: Ministério da Saúde: Agência Saúde, 2018. Disponível em: https://www.saude.gov.br/noticias/agencia-saude/44139-ministerio-da-saude-lanca-servicode- combate-a-fake-news. Acesso em: 09 mar. 2020. ROSALES, Francisco. Pós-verdade, uma nova forma da mentira. In.: A era da pós-verdade: realidade versus percepção. Uno, n. 27, p. 49-50, 2017. Disponível em: https://www.revistauno. com.br/wp-content/uploads/2017/03/UNO_27_BR_baja.pdf. Acesso em: 30 jan. 2019. ROSSI, Mariane. Mulher espancada após boatos em rede social morre em Guarujá, SP. Santos, SP: Portal G1 Santos, 2014. Disponível em: http://g1.globo.com/sp/santosregiao/ noticia/2014/05/mulher-espancada-apos-boatos-em-rede-social-morre-em-guarujasp. html. Acesso em: 28 ago. 2019. SANCEVERINO, Adriana Regina. Mediação pedagógica na educação de jovens e adultos: exigência existencial e política do diálogo como fundamento da prática. Revista Brasileira de Educação, v. 21 n. 65 abr.-jun. 2016. Disponível em:http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v21n65/1413-2478-rbedu-21-65-0455.pdf. Acesso em: 07 maio 2019. SANTA ANNA, Jorge. O bibliotecário em face das transformações sociais: de guardião a um profissional desinstitucionalizado. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis, v. 20, n. 1, p. 138-157, jan./abr., 2015. Disponível em: https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/985. Acesso em: 15 dez 2019. SANTOS, Boaventura de Sousa. Um discurso sobre as Ciências na transição para uma ciência pós-moderna. Estudos Avançados, v.2, n.2, São Paulo, SP, 1988. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40141988000200007. Acesso em: 15 jun. 2019. SANTOS, Boaventura de Sousa. A crítica da razão indolente: contra o desperdício da experiência para um novo senso comum, a ciência, o direito e a política na transição paradigmática. 7. ed. São Paulo, SP: Cortez, 2009. SANTOS, Boaventura de Sousa. O fim do império cognitivo: a afirmação das epistemologias. Belo Horizonte, MG: Autêntica, 2019. SANTOS, R. R.; DUARTE, E. N.; LIMA, I. F. O papel do bibliotecário como mediador da informação no processo de inclusão social e digital. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, v. 10, n. 1, p. 36-53, 2014. Disponível em: <http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/3261>. Acesso em: 14 dez. 2019. SANTOS, Thais Helen do Nascimento; MEDEIROS, José Washington de Morais. Acesso e uso da informação em arquivos sob a perspectiva dos serviços de difusão cultural e ações educativas. In: CONGRESSO NACIONAL DE ARQUIVOLOGIA - CNA, 5., Anais... Salvador: CNA, 2012. SCOFIELD Jr.,Gilberto. Ciclo IEAT: Big data, crise epistêmica, pós-verdade. Minas Gerais, MG, 2019. 1 vídeo (4h: 24min: 15s). Publicado pelo canal IEAT/UFMG. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=1mxD_wTKWaE&t=6301s. Acesso em: 19 set. 2019. SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 23. ed. São Paulo, SP: Cortez, 2015. SIEGEL, H. Educating reason: rationality, critical thinking and education. New York: Routledge, 1990. SILVA, Simone Batista da. As contribuições da teoria dos multiletramentos na formação do professor de língua inglesa do ensino básico: reflexões iniciais. Revista X, v o l u m e 1, 2012. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/revistax/article/view/28275. Acesso em: 05 jan. 2020. SILVA, Simone Batista da.Educação linguística crítica, protagonismo e mobilidade: caminhos para viver a língua inglesa. In: PESSOA, R. R.; SILVESTRE, V. P. V.; MONTE MÓR, W. (org.). Perspectivas críticas de educação linguística no Brasil. São Paulo: Pá de Palavras, 2018. SILVEIRA, Daniel. Brasil ganha 10 milhões de internautas em 1 ano, aponta IBGE. Portal G1: Economia/tecnologia, 2018. Disponível em: https://g1.globo.com/economia/tecnologia/noticia/2018/12/20/numero-de-internautas-cresceem- cerca-de-10-milhoes-em-um-ano-no-brasil-aponta-ibge.ghtml. Acesso em: 10 out. 2019. SIQUEIRA, André. Pioneiro das ‘deepfakes’ é ameaçado após satirizar Bolsonaro e cloroquina. Revista Veja, 2020. Disponível em: https://veja.abril.com.br/politica/pioneirodas- deepfakes-e-ameacado-apos-satirizar-bolsonaro-e-cloroquina/. Aceso em: 25 abr. 2020. SISTEMA NACIONAL DE BIBLIOTECAS PÚBLICAS: SNBP. Tipos de bibliotecas. Secretaria Especial da Cultura, [s.d.]. Disponível em: http://snbp.cultura.gov.br/tiposdebibliotecas/. Acesso em: 04 mar. 2020. SOUSA, Daywson Adler Freires de. et al. Fake News: um estudo inicial acerca da propagação, disseminação e impacto nas redes sociais digitais. In.: CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO NORDESTE, 20, 2018, Juazeiro, BA. Anais… Juazeiro, BA: Intercom: Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, 2018. Disponível em: http://portalintercom.org.br/anais/nordeste2018/resumos/R62-0877-1.pdf. Acesso em: 23 set. 2019. SPINELLI, Egle Müller; SANTOS, Jéssica de Almeida. Jornalismo na era da pós-verdade: fact-checking como ferramenta de combate às fake news. Revista Observatório, Palmas, TO, v. 4, n. 3, p. 759-782, maio. 2018. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/4629. Acesso em: 15 ago. 2019. SUDRÉ, Lu. A intolerância sai do armário, chega às ruas e se propaga na internet. Unifesp, Entre Teses, nov. 2016. Disponível em: https://www.unifesp.br/reitoria/dci/images/DCI/revistas/Entreteses/EntreTeses_07_2016.pdf. Acesso em: 31 out. 2019. TARAPANOFF, Kira; SUAIDEN, Emir; OLIVEIRA, Cecília Leite. Funções Sociais e Oportunidades para Profissionais da Informação. DataGramaZero - Revista de Ciência da Informação - v.3 n.5 out/02. Disponível em: https://repositorio.unb.br/bitstream/10482/884/1/ARTIGO_FuncoesSociaisOportunidadesProf issionais.pdf. Acesso em: 18 dez. 2019. THE ECONOMIST. Política pós-verdade: a arte da mentira. 2016. Disponível em: https://www.economist.com/leaders/2016/09/10/art-of-thelie? fsrc=scn/tw/te/pe/ed/artofthelie. Acesso em: 09 out. 2019. THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. 18.ed. São Paulo (SP): Cortez, 2011. TOBIAS, Mirela Souza.O fenômeno da pós-verdade no Facebook: análise das fake News relacionadas aos candidatos à Presidência do Brasil no primeiro turno das eleições de 2018. 2018. Dissertação (Mestrado em Gestão da Informação) - Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação, Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, RS, 2018. TRIGO, Luciano. Jornalista britânico reflete sobre a era da pós-verdade. Portal G1. 2018. Disponível em:https://g1.globo.com/pop-arte/blog/luciano-trigo/post/2018/05/27/jornalistabritanico- reflete-sobre-a-era-da-pos-verdade.ghtml. Acesso em: 09 fev. 2019. UOL NOTÍCIAS. OMS diz que só isolamento controlará covid-19 e anuncia morte de crianças. São Paulo, SP: UOL, 2020. Disponível em: https://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2020/03/16/oms-coronavirus.htm. Acesso em: 17 mar. 2020. VOSOUGHI, Soroush; ROY, Deb; ARAL, Sinan. The spread of true and false news online. Science, vol. 359, Edição 6380, p. 1146-1151. Disponível em: https://science.sciencemag.org/content/359/6380/1146. Acesso em: 12 set. 2019. ZARZALEJO, José Antonio. Comunicação, jornalismo e ‘fact-cheking’. Uno, n. 27, p.11-13, 2017. Disponível em: https://www.revista-uno.com.br/wpcontent/ uploads/2017/03/UNO_27_BR_baja.pdf. Acesso em: 30 jan. 2019.por
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/71944/2020%20-%20Michelle%20Souza%20do%20Carmo.Pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/6270
dc.originais.provenanceSubmitted by Jorge Silva (jorgelmsilva@ufrrj.br) on 2023-01-25T17:33:26Z No. of bitstreams: 1 2020 - Michelle Souza do Carmo.Pdf: 7001566 bytes, checksum: bba9960a3d8580578dadbd3566b42496 (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2023-01-25T17:33:28Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2020 - Michelle Souza do Carmo.Pdf: 7001566 bytes, checksum: bba9960a3d8580578dadbd3566b42496 (MD5) Previous issue date: 2020-07-02eng
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2020 - Michelle Souza do Carmo.Pdf6.84 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.