Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12783
Tipo do documento: Dissertação
Título: Mediações da biblioteca para enfrentar fake news: um estudo no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano - Campos Belos (GO)
Título(s) alternativo(s): Library mediations to face fake news: a study at the Federal Institute of Education, Science and Technology Goiano - Campos Belos (GO)
Autor(es): Carmo, Michelle Souza do
Orientador(a): Silva, Simone Batista da
Primeiro membro da banca: Silva, Simone Batista da
Segundo membro da banca: Takaki, Nara Hiroko
Terceiro membro da banca: Juca, Leina Claudia Viana
Palavras-chave: Avaliação de notícias;Mediação da Biblioteca;Instituto Federal Goiano - Campos Belos (GO);News assessment;Library Mediation;Federal Goiano Institute - Campos Belos (GO)
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Data do documento: 2-Jul-2020
Editor: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citação: CARMO, Michelle Souza do. Mediações da biblioteca para enfrentar fake news: um estudo no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano - Campos Belos (GO). 2020. 210 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2020.
Resumo: As fake news ganham terreno fértil, em especial, com as mídias sociais que acabam por afetar negativamente diversos setores da nossa sociedade O objetivo desta pesquisa é investigar de que maneiras as mediações realizadas pela biblioteca do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – campus Campos Belos (GO) junto aos alunos desse Instituto podem contribuir para a construção de uma atitude crítica frente às notícias que circulam, especificamente em relação à identificação e à recepção de fake news. O caminho metodológico se constituiu por meio das técnicas de pesquisa-ação, que tem seu cunho social ao integrar pesquisador e participantes de forma empírica e interventiva na problemática para refletir e melhorar as práticas sociais e educacionais. A pesquisa contou com a participação de dez alunos frequentadores da biblioteca do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do campus Campos Belos (GO), onde foram realizadas 4 (quatro) mediações. A análise dos dados gerados nas mediações teve cunho interpretativo, e foi fundamentada na base teórica da pesquisa, que discute os conceitos de verdade, informação, fraude e crítica. Nesse contexto teórico, busquei prezar esta pesquisa sob a vertente que defende a educação como fator primordial ao estímulo de mediações e o uso dos recursos tecnológicos que visem a construção de um sujeito criticamente letrado. Pude concluir que os alunos apresentaram desenvolvimento crítico a partir das mediações realizadas para produção de dados. Outra conclusão relevante a se pontuar é a importância da biblioteca como espaço ativo de formação que tem informação e que pode contribuir para a construção de conhecimentos.
Abstract: Fake news has gained fertile ground, especially with social media that end up negatively affecting different sectors in our society. This research aims at investigating in which ways mediations carried out by the library of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Goiás - Campos campus Belos (GO) with the students of this Institute can contribute to the construction of a critical attitude towards the news that circulates, specifically in relation to identifying and consuming fake news. The methodological path was constituted by means of action-research techniques, which have their social character when integrating researcher and researched in an empirical and interventional way, in the problem, to reflect and improve social and educational practices. The research was developed with ten students frequent visitors at the library of the Federal Institute of Education, Science and Technology - Campus Campos Belos (GO), where 4 (four) mediation meetings took place. Data analysis had an interpretive nature and was based on the theoretical basis of the research, which discusses the concepts of truth, information, fraud and criticism. Upon this theoretical context, I value this research from the perspective that defends education as a primary factor in stimulating mediations and the use of technological resources for the development of critical literacies. I was able to conclude that the mediations caused the students to develop their critical literacy. Another relevant conclusion to be pointed out is the importance of the library as an active education site at school which can contribute to the construction of knowledge.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12783
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020 - Michelle Souza do Carmo.Pdf6.84 MBAdobe PDFThumbnail
Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.