Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12791
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Uma pesquisa etnomatemática com familiares e alunos do primeiro ano do ensino fundamental de uma escola agroecológica no município de Águia Branca – ES |
Otros títulos: | An ethnomathematic research with relatives and first year students of the elementary school of an agroecological school in the city of Águia Branca - ES |
Autor: | Destefani, Willian Colares |
Orientador(a): | Nascimento, Eulina Coutinho Silva do |
Primeiro membro da banca: | Nascimento, Eulina Coutinho Silva do |
Segundo membro da banca: | Mattos, Sandra Maria Nascimento de |
Terceiro membro da banca: | Fantinato, Maria Cecilia de Castello Branco |
Palabras clave: | Etnomatemática;Agroecologia;Contextualização;Ensino e aprendizagem;Ethnomathematics;Agroecology;Contextualization;Teaching and learning |
Área(s) do CNPq: | Educação |
Idioma: | por |
Fecha de publicación: | 31-jul-2019 |
Editorial: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto de Agronomia |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola |
Citación: | DESTEFANI, Willian Colares. Uma pesquisa etnomatemática com familiares e alunos do primeiro ano do ensino fundamental de uma escola agroecológica no município de Águia Branca – ES. 2019. 81 f. Dissertação(Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2019. |
Resumen: | Apresentamos resultados de uma pesquisa realizada em uma escola agroecológica da rede municipal de ensino, do município de Águia Branca-ES, com a turma de 1º ano do ensino fundamental e suas famílias. Tivemos como objetivo investigar a geração e difusão de saberes matemáticos numa perspectiva etnomatemática aliados a princípios da agroecologia. Propusemos ações pedagógicas de trabalhar os conteúdos de matemática a partir das relações existentes com a agroecologia no cotidiano dos alunos, valorizando sua cultura e às atividades do campo, refletindo o trabalho colaborativo da escola e das famílias, trazendo situações cotidianas favoráveis que são oferecidas pela educação rural para experiências etnomatemáticas. Também tivemos como proposta incentivar o desenvolvimento de novas metodologias no ensino da matemática, além de enaltecer o trabalho coletivo. Realizamos uma atividade investigativa de cunho qualitativo. Ao analisar o desenvolvimento da pesquisa e estabelecer relações entre as observações, oficina, roda de conversa, relatos, entrevistas, registros fotográficos fornecidos pelos alunos e suas famílias, pudemos perceber que o uso da estratégia de ensino e aprendizagem adotada proporcionou aos alunos o desenvolvimento conceitual matemático de forma mais contextualizada e significativa |
Abstract: | We present results of a research carried out in an agroecological school of the municipal school network, in the municipality of Águia Branca-ES, with the first year of elementary school and their families. We aimed to investigate the generation and diffusion of mathematical knowledge in an ethnomathematical perspective allied to the principles of agroecology. We proposed pedagogical actions to work on mathematics content based on existing relationships with agroecology in the daily life of students, valuing their culture and field activities, reflecting the collaborative work of the school and families, bringing favorable daily situations that are offered by education for ethnomathematical experiences. We also had as proposal to encourage the development of new methodologies in mathematics teaching, besides praising the collective work. We conduct a qualitative research activity. In analyzing the development of the research and establishing relationships between observations, workshop, conversation, reports, interviews, photographic records provided by the students and their families, we could see that the use of the teaching and learning strategy adopted provided the students with the conceptual development in a more contextualized and meaningful way |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12791 |
Aparece en las colecciones: | Mestrado em Educação Agrícola |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2019 - William Colares Destefani.pdf | 2019 - William Colares Destefani | 1.64 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.