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Tipo do documento: Dissertação
Title: Função do estágio curricular obrigatório no IFET Ceará - Campus Crato, na perspectiva discente
Other Titles: Analysis of the function of the mandatory curricular training period in the farming technician course in Instituto Federal do Ceará - Campus Crato, Ceará, Brazil, in the learning perspective
Authors: Santos, Jucier Gonçalves dos
Orientador(a): Cupolillo, Amparo Villa
Primeiro membro da banca: Cupolillo, Amparo Villa
Segundo membro da banca: Oliveira, Lia Maria Teixeira de
Terceiro membro da banca: Freire, Eliane Fazolo
Quarto membro da banca: Fernandes, Cláudia de Oliveira
Keywords: mandatory curricular training period;learner;training practice;job market;Estágio Curricular Obrigatório;Discente;Prática de Estágio;Mundo do Trabalho
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Issue Date: 30-May-2012
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citation: SANTOS, Jucier Gonçalves dos. Função do estágio curricular obrigatório no IFET Ceará - Campus Crato, na perspectiva discente. 2012. 54 f. (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2012.
Abstract: Esta pesquisa teve como objetivo investigar o papel que o estágio curricular obrigatório (ECO) vem desempenhando na formação do Técnico em Agropecuária do Instituto Federal de Educação do Ceará, Campus Crato, a partir da perspectiva dos discentes. Como se sabe, o estágio Curricular Obrigatório é uma etapa de complementaridade do processo de aprendizagem e envolve uma estrutura pedagógica que vai desde currículos adequados até pequenas ações no âmbito do ambiente escolar, a fim de que se possa fazer dessa atividade uma ação reflexiva com vista a desenvolver de forma coesa a relação entre teoria e prática. Para melhor interpretação e atribuir significados aos fenômenos analisados, fizemos opção por uma abordagem qualitativa. Os instrumentos utilizados para coleta de dados foram questionários com perguntas abertas que tiveram como alvo os alunos egressos do Curso Integrado de Técnico em Agropecuária (CITA), do ano de 2010. Esses instrumentos nos possibilitaram identificar algumas discrepâncias em relação à articulação entre escola, estágio e mundo do trabalho, as quais vêm comprometendo a função do Técnico em Agropecuária na sua área de inserção. É importante registrar que além desses aspectos, procuramos elencar leis e decretos específicos que influenciaram o desenvolvimento dessa atividade no Brasil. Buscamos, também, abordar a prática do estágio numa perspectiva de aproximação entre ensino propedêutico e técnico, entendidos como capazes de potencializar ao educando uma formação para enfrentamento das incertezas do mundo do trabalho.
Abstract: The goal of this research was to investigate the role that the required period of training performs in the formation of a farming technician of Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – Campus Crato, from the perspective of the students. As we know, the mandatory training period is a complementary stage of the learning process and involves a pedagogical structure, from a suitable curriculum to small actions in the school environment, so that we can turn this activity into a reflexive action to develop a coherent relation between practice and theory. We chose the qualitative approach aiming to achieve a better comprehension and to give meanings to the analyzed phenomena. The instruments used to collect the data were questionnaires with open questions. The target of this research was the former students of the Integrated Technician Course who finished in 2010. These instruments enabled us to identify some discrepancies related to the articulation between school, training, and the job market, which have been compromising the role of the farming technician in his/her area of insertion. It's important to highlight that, in addition to these aspects, we aimed to gather specific laws and decrees which influenced the development of this work in Brazil. We endeavored, also, to approach the training practice in a perspective of approximation between propaedeutic and technical teaching, taken as able to provide the student with education to face the challenges of the world of work.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12794
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

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