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dc.contributor.authorMendes, Abiana Campos
dc.date.accessioned2023-12-22T02:22:24Z-
dc.date.available2023-12-22T02:22:24Z-
dc.date.issued2011-05-13
dc.identifier.citationMendes, Abiana Campos. A participação e a democracia no processo de mudança de esfera administrativa do atual Campus Planaltina do Instituto Federal de Brasília (2007 – 2009). 2011. [66 f.]. Dissertação( PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO AGRÍCOLA) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, [Seropédica-RJ] .por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12797-
dc.description.abstractEste trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa que teve como objetivo analisar o processo de transição quando da mudança de esfera administrativa no atual Campus Planaltina, do Instituto Federal de Brasília – IFB. Este foi o momento em que esta escola saiu da esfera administrativa do governo do Distrito Federal, onde esteve por mais de duas décadas, e voltou a pertencer à União, devido ao plano de expansão da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica – Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica/Ministério da Educação, ocorrido no governo do presidente Lula da Silva, a partir de 2005. Buscou-se verificar se houve acatamento à legislação vigente – a Constituição Federal e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, no que se refere à gestão democrática da escola pública. A análise foi feita com base na confecção, pela comunidade acadêmica, dos documentos institucionais quais sejam: a Matriz Curricular do Campus Planaltina, o Estatuto e o Plano de Desenvolvimento Institucional do IFB. Educação, poder e participação foram temas em destaque devido ao seu interrelacionamento com a democracia. Os instrumentos de pesquisa utilizados foram entrevistas semiestruturadas realizadas com docentes, técnicos administrativos e discentes envolvidos no processo de transição. A partir da análise qualitativa dos dados comprovou-se que as ações consideradas antidemocráticas realizadas pela gestão do IFB, possam ter se dado pela dificuldade que ainda seja para um povo que viveu mais de vinte anos sob uma cruel ditadura militar agir democraticamente, quer seja dialogando com seus pares (participação) quer seja esclarecendo pontos que por motivos quaisquer necessitem de explicação (transparência), e/ou talvez porque nossa legislação ainda deixe brechas para que o poder de mando de alguns para obter qualquer benefício próprio se sobreponha à vontade da coletividade. A pesquisa mostrou a importância da luta por uma escola democrática, que une e reúne cidadãos em torno de princípios como justiça e igualdade, que contribuem para termos uma sociedade mais fraterna; mostrou também que esta luta deve continuar para que se consiga uma educação baseada em princípios éticos que possam nortear a conduta humana equilibradamente e com bom funcionamento social.por
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAgricultural Technical Educationeng
dc.subjectEnsino Técnico Agrícolapor
dc.subjectGestão Democráticapor
dc.subjectEducação e Poderpor
dc.subjectParticipação.por
dc.subjectDmanagementpor
dc.subjectEducation and Powerpor
dc.subjectParticipationpor
dc.titleA participação e a democracia no processo de mudança de esfera administrativa do atual Campus Planaltina do Instituto Federal de Brasília (2007 – 2009)por
dc.title.alternativeParticipation and democracy in the process of changing the administrative level of the current Campus Planaltina - Federal Institute of Brasilia (2007 - 2009)eng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThis paper presents the results of a survey that aimed to analyze the transition process when change the administrative level in the current Campus Planaltina/Federal Institute of Brasilia - IFB. This was the time when that school came out of the administrative government of the Federal District, where he spent more than two decades, and returned to the Union, because of the expansion plan of the Federal Network of Professional and Technical Education - Office of Professional Education and Technology / Ministry of Education, held in the government of President Lula da Silva, from 2005. We sought to determine whether there was compliance with current legislation - the Federal Constitution and the Law of Directives and Bases of National Education, with regard to democratic management of public schools. The analysis was based on cooking by the academic community, of institutional documents namely: Curriculum of the Campus Planaltina, the Statute and Institutional Development Plan of the IFB. Education, power and participation issues were highlighted because of its interrelationship with democracy. The research instruments used were structured interviews conducted with teachers, technicians and students involved in the transition process. From the qualitative data analysis proved that the considered undemocratic actions taken by management of the IFB, may have been given the difficulty that still is to a people who lived more than twenty years under a ruthless military dictatorship act democratically, whether talking with peers (participation) stating whether any points for reasons that require explanation (transparency), and / or perhaps because our laws still leave gaps for the power to send some to obtain any personal benefit to override the will of the collective . The research showed the importance of the struggle for a democratic school, which brings together and unites people around principles such as justice and equality, which contribute to have a more fraternal society, showed that this fight must continue so as to achieve an education based on ethical principles that can guide human conduct and balanced with good social functioning.eng
dc.contributor.advisor1Yukizaki, Suemy
dc.contributor.advisor1ID27556964787por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2122375026816115por
dc.contributor.referee1Ramos, Marise Nogueira
dc.contributor.referee2Arruda, Maria da Conceição Calmon
dc.creator.ID18698697372por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0705489497945670por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
dc.relation.references5 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS AQUINO, R. et al. História das Sociedades: das sociedades modernas às sociedades atuais 37ª ed – Rio de Janeiro : Record, 1999, p.177). Arquivo Público do Distrito Federal. Planaltina: um referenciamento de fontes. Brasília : ArPDF, 1999. BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa, Portugal: Edições 70, 2010. BOBBIO, Norberto. Dicionário de Política. Brasília: UnB, 2009. BORDENAVE, Juan E. Díaz. O que é Participação. São Paulo: Brasiliense, 1986. BRASIL. Decreto nº 4.494, de 18 de janeiro de 1922. Determina o assentamento da Pedra Fundamental. BRASIL. Decreto nº 5.773, de 09 de maio de 2006. Dispõe sobre o exercício das funções de regulação, supervisão e avaliação de instituições de educação superior e cursos superiores de graduação e seqüenciais no sistema federal de ensino. BRASIL. Decreto nº 53.558, de 13 de fevereiro de 1964. Altera a denominação de Escola de Iniciação Agrícola, agrícolas e agrotécnicas. BRASIL. Decreto nº 6.095, de 24 de abril de 2007. Estabelece diretrizes para o processo de integração de instituições federais de educação tecnológica, para fins de constituição dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia – IFET, no âmbito da Rede Federal de Educação Tecnológica. BRASIL. Decreto nº 60.731, de 19 de maio de 1967. Transfere para o Ministério da Educação e Cultura os Órgãos de Ensino do Ministério da Agricultura e dá outras Providências. BRASIL. Decreto nº 456, de 21 de outubro de 1965. Regulamenta o sistema de administração regional do Distrito Federal e estabelece sua numeração. BRASIL. Decreto nº 82.711, de 23 de novembro de 1978. Dispõe sobre a transferência do Colégio Agrícola de Brasília para o Distrito Federal e dá outras providências. BRASIL. Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. BRASIL. Lei nº 3.751, de 13 de abril de 1960. Dispõe sobre a organização administrativa do Distrito Federal. BRASIL. Lei nº 5.692, de 11 de agosto de 1971. Fixa Diretrizes e Bases para o ensino de 1° e 2º graus, e dá outras providências. BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. BRASIL. Parecer CNE/CEB nº 15, de 1 de junho de 1998. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. 48 BRASIL. Parecer CNE/CEB nº 39/2004. Aplicação do decreto nº 5.154 na Educação Profissional Técnica de Nível Médio e no Ensino Médio. BRASIL. Termo de Cooperação Técnica nº 001/2007 – DOU nº 239, Seção 3, de 13 de dezembro de 2007. Compromisso dos partícipes (MEC/GDF), por meio de mútua e ampla cooperação, em implementar ações somando e convergindo esforços, mobilizando recursos, agentes e trabalhos, com vistas à implantação da Unidade de Ensino de Planaltina – DF, vinculada à ETF, mediante incorporação do atual CEP/CAB, unidade integrante da estrutura da SEE-DF, nos termos delineados no Projeto Básico que acompanha este Termo de Cooperação Técnica. BRASIL. Termo de Cooperação Técnica nº 001/2008 – DOU nº 10, Seção 3, de 15 de janeiro de 2008. Termo de cooperação técnica que celebram entre si a Escola Técnica Federal de Brasília e o Distrito Federal, por intermédio da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal para o compromisso dos partícipes, por meio de mútua e ampla colaboração, em dar continuidade aos atos de implementação da ETF de Brasília, Unidade Agrotécnica de Planaltina, no tocante ao quadro de pessoal docente e técnico administrativo vinculado à Secretaria de Educação do Distrito Federal, que permanece atuando em Planaltina. BRASIL.Constituição Federal, 1988. BRASIL.Lei nº 11.534, de 25 de outubro de 2007. Dispõe sobre a criação de Escolas Técnicas e Agrotécnicas Federais e dá outras providências. BRASIL.Lei nº 4.024, de 20 de dezembro de 1961. Fixa as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. BRASIL.Lei nº 8.670, de 30 de junho de 1993. Dispõe sobre a criação de escolas técnicas e agropecuárias federais, e dá outras providências. BRASIL.Portaria Ministerial nº 389, de 22 de junho de 1976. 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Decreto nº 5.506, de 26 de dezembro de 1978. O CAB é incorporado à Rede de Ensino Oficial do DF. GDF. Lei Complementar nº 630, de 29 de julho de 2002. Transforma a área que integra o CEP/CAB em Parque Ambiental. GDF. Lei nº 1.648, de 16 de setembro de 1997. Dispõe sobre as Regiões administrativas do Distrito Federal. Aprova a revisão do Plano Diretor de Ordenamento Territorial do Distrito Federal – PDOT e dá outras providências. GDF. Lei nº 3.153, de 06 de maio de 2003. Cria as Regiões Administrativas que especifica e dá outras providências. GDF. Lei nº 4.545, de 10 de dezembro 1964. Dispõe sôbre a reestruturação administrativa do Distrito Federal, e dá outras providências. GDF. Lei nº 49, de 25 de outubro de 1989. Alterou a estrutura da Administração do Distrito Federal, bem como alterou de oito para doze as Regiões Administrativas. KUBITSCHECK, Juscelino. Por que construí Brasília. Senado federal, Conselho Editorial, 2000. LEBRAN, Gérard. O que é Poder. 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Nomeia o Diretor de Relações Institucionais, Marcelo Silva Leite, para responder interinamente pela Direção da UnED Planaltina. Portaria nº 003, de 12 de janeiro de 2004. Crendencia as instituições educacionais, em funcionamento, mantidas pelo Poder Público do DF. 50 Portaria nº 1.203, de 12 de dezembro de 2007/MEC. Nomeia Francisco Moreira de Meneses para exercer o cargo de Diretor-Geral da Escola Técnica Federal de Brasília - DOU nº 239, de 13/12/2007, Seção 2, p.7. Portaria nº 102, de 17 de março de 2008. Nomeia para o Quadro de Pessoal da Escola Técnica Federal de Brasília os candidatos aprovados em concurso público, homologado através do Edital nº 023/2007, publicado no DOU de 06/03/2008. Portaria nº 103, de 17 de março de 2008. Nomeia para o Quadro de Pessoal da Escola Técnica Federal de Brasília, no cargo de professor de 1º e 2º graus, os candidatos aprovados em concurso público, homologado através do Edital nº 023/2007, publicado no DOU de 06/03/2008. Portaria nº 129, de 18 de julho de 2000. O CAB passa a se denominar CEP/CAB. Portaria nº 17, de 7 de julho de 1980. Reconhecimento de incorporação do CAB à Rede de Ensino Oficial do DF. Portaria nº 173, de 29 de abril de 2008/CEFET-GO. Nomeia Ivan Antonio de Freitas, Diretor da Unidade de Ensino Descentralizada de Planaltina da Escola Técnica Federal de Brasília. Portaria nº 203, de 7 de fevereiro de 2008. Aprova o Regimento Interno da Escola Técnica Federal de Brasília. Portaria nº 233, de 28 de maio de 2008/CEFET-GO. Exonera, a pedido, Ivan Antônio de Freitas, do Cargo de Diretor da Unidade de Ensino Descentralizada de Planaltina da Escola Técnica Federal de Brasília. Portaria nº 356, de 30 de julho de 2008/ETF. Nomeia Marcelo Silva Leite, Diretor da UnED Planaltina. Portaria nº 365, de 14 de março de 2008. Autoriza a Escola Técnica Federal de Brasília a promover o funcionamento de sua UnED de Planaltina-DF. Portaria nº 397, de 16 de agosto de 2007/CEFET-GO. Nomeia Ivan Antônio de Freitas para exercer o cargo de Diretor de Unidade de Ensino, Código CD-3, com a incumbência de adotar as medidas necessárias com vistas à implantação da Unidade de Ensino Descentralizada de Planaltina-DF, UORG 118. Portaria nº 44, de 31 de março de 2009/IFB. Institui a Comissão de Elaboração do PDI. Portaria Ministerial nº 389, de 22 de junho de 1976. Transforma a Escola de Economia Rural em Curso Técnico de Economia Doméstica. Portaria Normativa nº 28, de 13 de julho de 2007. O Ministro de Estado da Educação, Interino, (...) resolve atribuir ao Centro Federal de Educação Tecnológica de Goiás, encargo de adotar as medidas necessárias à implantação da Escola Técnica Federal de Brasília. Ruas de Planaltina: Inventário do Patrimônio Cultural de Planaltina. Brasília : Departamento do patrimônio Histórico e Artístico do DF. 1998. SOARES, Rosemary Dore. Gramsci, o Estado e a Escola. Ijuí, RS: Ed.Unijuí, 2000.por
dc.subject.cnpqCiências Humanaspor
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Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

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