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Tipo do documento: Dissertação
Título: A participação e a democracia no processo de mudança de esfera administrativa do atual Campus Planaltina do Instituto Federal de Brasília (2007 – 2009)
Título(s) alternativo(s): Participation and democracy in the process of changing the administrative level of the current Campus Planaltina - Federal Institute of Brasilia (2007 - 2009)
Autor(es): Mendes, Abiana Campos
Orientador(a): Yukizaki, Suemy
Primeiro membro da banca: Ramos, Marise Nogueira
Segundo membro da banca: Arruda, Maria da Conceição Calmon
Palavras-chave: Agricultural Technical Education;Ensino Técnico Agrícola;Gestão Democrática;Educação e Poder;Participação.;Dmanagement;Education and Power;Participation
Área(s) do CNPq: Ciências Humanas
Idioma: por
Data do documento: 13-Mai-2011
Editor: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citação: Mendes, Abiana Campos. A participação e a democracia no processo de mudança de esfera administrativa do atual Campus Planaltina do Instituto Federal de Brasília (2007 – 2009). 2011. [66 f.]. Dissertação( PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO AGRÍCOLA) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, [Seropédica-RJ] .
Resumo: Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa que teve como objetivo analisar o processo de transição quando da mudança de esfera administrativa no atual Campus Planaltina, do Instituto Federal de Brasília – IFB. Este foi o momento em que esta escola saiu da esfera administrativa do governo do Distrito Federal, onde esteve por mais de duas décadas, e voltou a pertencer à União, devido ao plano de expansão da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica – Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica/Ministério da Educação, ocorrido no governo do presidente Lula da Silva, a partir de 2005. Buscou-se verificar se houve acatamento à legislação vigente – a Constituição Federal e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, no que se refere à gestão democrática da escola pública. A análise foi feita com base na confecção, pela comunidade acadêmica, dos documentos institucionais quais sejam: a Matriz Curricular do Campus Planaltina, o Estatuto e o Plano de Desenvolvimento Institucional do IFB. Educação, poder e participação foram temas em destaque devido ao seu interrelacionamento com a democracia. Os instrumentos de pesquisa utilizados foram entrevistas semiestruturadas realizadas com docentes, técnicos administrativos e discentes envolvidos no processo de transição. A partir da análise qualitativa dos dados comprovou-se que as ações consideradas antidemocráticas realizadas pela gestão do IFB, possam ter se dado pela dificuldade que ainda seja para um povo que viveu mais de vinte anos sob uma cruel ditadura militar agir democraticamente, quer seja dialogando com seus pares (participação) quer seja esclarecendo pontos que por motivos quaisquer necessitem de explicação (transparência), e/ou talvez porque nossa legislação ainda deixe brechas para que o poder de mando de alguns para obter qualquer benefício próprio se sobreponha à vontade da coletividade. A pesquisa mostrou a importância da luta por uma escola democrática, que une e reúne cidadãos em torno de princípios como justiça e igualdade, que contribuem para termos uma sociedade mais fraterna; mostrou também que esta luta deve continuar para que se consiga uma educação baseada em princípios éticos que possam nortear a conduta humana equilibradamente e com bom funcionamento social.
Abstract: This paper presents the results of a survey that aimed to analyze the transition process when change the administrative level in the current Campus Planaltina/Federal Institute of Brasilia - IFB. This was the time when that school came out of the administrative government of the Federal District, where he spent more than two decades, and returned to the Union, because of the expansion plan of the Federal Network of Professional and Technical Education - Office of Professional Education and Technology / Ministry of Education, held in the government of President Lula da Silva, from 2005. We sought to determine whether there was compliance with current legislation - the Federal Constitution and the Law of Directives and Bases of National Education, with regard to democratic management of public schools. The analysis was based on cooking by the academic community, of institutional documents namely: Curriculum of the Campus Planaltina, the Statute and Institutional Development Plan of the IFB. Education, power and participation issues were highlighted because of its interrelationship with democracy. The research instruments used were structured interviews conducted with teachers, technicians and students involved in the transition process. From the qualitative data analysis proved that the considered undemocratic actions taken by management of the IFB, may have been given the difficulty that still is to a people who lived more than twenty years under a ruthless military dictatorship act democratically, whether talking with peers (participation) stating whether any points for reasons that require explanation (transparency), and / or perhaps because our laws still leave gaps for the power to send some to obtain any personal benefit to override the will of the collective . The research showed the importance of the struggle for a democratic school, which brings together and unites people around principles such as justice and equality, which contribute to have a more fraternal society, showed that this fight must continue so as to achieve an education based on ethical principles that can guide human conduct and balanced with good social functioning.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12797
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação Agrícola

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