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Tipo do documento: Dissertação
Title: Ensino de língua portuguesa e gêneros textuais: para além dos parâmetros curriculares nacionais - uma experiência possível
Other Titles: Portuguese language teaching and text genre: beyond the national curriculum parameters - an experiment possible
Authors: Gonçalves, Tatiana da Conceição
Orientador(a): Berenblum, Andrea Sonia
Primeiro membro da banca: Freire, Eliane Fazolo
Segundo membro da banca: Gomes, Ana Lucia Sampaio Ferreira
Keywords: Portuguese Language Teaching;Textual Linguistics;Text Genre;Interacionism;Ensino de Língua Portuguesa;PCN;Linguística Textual;Gêneros Textuais;Interacionismo;Práticas Didático-Pedagógicas;Transformações Tecnológicas;Letramento(s) - Multiletramentos;Transposição Didática;Instituto Federal do Amapá;Aprendizado pluridiscursivo;Didactic;Pedagogical Practices;Technological transformations;Letramento(s);multiliteracies;Didactic Transposition;Federal Institute of Amapá;Aprendizado pluridiscursivo
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Issue Date: 28-Apr-2015
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citation: GONÇALVES, Tatiana da Conceição. Ensino de língua portuguesa e gêneros textuais: para além dos parâmetros curriculares nacionais - uma experiência possível. 2015. 138 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2015.
Abstract: O ensino de Língua Portuguesa ministrado pelo professor da contemporaneidade não pode prescindir das orientações e influências dos Parâmetros Curriculares Nacionais e dos postulados teóricos da Linguística Textual, os quais são ancorados nos princípios teóricos de Mikhail Bakhtin. Ao mesmo tempo, é importante que esse profissional organize sua prática, a partir de orientações didático-pedagógicas de ensino com gêneros textuais, as quais perpassam pelo viés das sequências didáticas de Bernard Schneuwly e Joaquim Dolz, bem como pela vertente teórica interacionista de Levi Vygotsky. É necessário, também, buscar compreender abordagens que abranjam o universo multimodal das distintas formas comunicativas emergentes, em que se consolidam diversos sistemas de signos. Isso implica referirmo-nos ao conceito de Letramento(s) e/ou de Multiletramentos, uma vez que a multimodalidade é um traço constitutivo das distintas formas sociocomunicativas que circulam em sociedade, em função do desenvolvimento tecnológico. Por conseguinte, sabe-se que, nesse contexto de transformações constantes, surgem novos meios de estruturação dos conhecimentos científicos; destacando, aqui, apenas aqueles voltados para área de linguagens, os quais suscitam uma transposição didático-pedagógica flexível aos contextos culturais diversificados, tendo em vista que, a todo instante, são instauradas novas maneiras de ler, interpretar e produzir textos. A partir desses pressupostos, este trabalho tem como objetivo principal apresentar resultados de uma pesquisa realizada no âmbito do Programa de Pós- Graduação em Educação Agrícola da (UFRRJ), em uma instituição Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do estado do Amapá. Dessa maneira, esse estudo intencionou constatar que o ensino de língua portuguesa com uma prática didático-pedagógico alicerçada na teoria dos gêneros textuais, orientada, a princípio, pelos Parâmetros Curriculares Nacionais, pode favorecer o aprendizado pluridiscursivo da língua, indo além do que é proposto e esperado por esse documento, alcançando uma formação cidadã vinculada ao contexto das transformações tecnológicas, em que distintos gêneros emergem, conforme a necessidade sociocomunicativa dos indivíduos nas situações de interação social
Abstract: The teaching of Portuguese language applied by the contemporary teacher cannot be dissociated from the guidance and influences of The National Curricular Parameters and from the theoretical postulates of the textual linguistic, which are premised on the doctrinal basis of Mikhail Bakhtin. At the same time, it is important that this teacher organizes his practice from didactical and pedagogical guidelines of teaching through textual genres, which crosses the bias of the didactical sequences of Bernard Scheneuwly and Joaquim Dolz as well as the theoretical interactionist idea of Levy Vygotsky. It is also necessary trying to understand approaches that comprise the multimodal universe of various emerging communication forms, which consolidates several sign systems that interweaves each other in order to establish language uses, and thus the result of human relations expressed by ways of several languages. This implies to mention literacy and multi-literacy, once multimodality is a constitutive characteristic of social communicative forms, which are found in society in accordance with technological development. Not only this emphasizes oral and written interactions, but also includes every communicative technology. Once that new means of organization for academic knowledge are created as a result of this context of continuous changes and that new means of reading, interpreting and producing texts are constantly being produced, this paper presents only those ones focused on the study of languages, which stimulates a didactic and pedagogical transposition flexible to several cultural contexts. From this assumption, this paper aims to present results from a research conducted on the program of post-degree in Agricultural Education (UFRRJ), which intends to create a summary and analyze critically the knowledge and didactical and pedagogical practice of Portuguese Language Teachers of The Federal Institute of Amapá. Thus, this study purposed to see that the Portuguese-speaking school with a didactic and pedagogical practice rooted in the theory of genres , guided at first by the National Curriculum Standards , can help pluridiscursivo language learning , going beyond what is proposed and waiting for this document , achieving citizenship education linked to the context of technological change , in which different genres emerge as the sociocomunicativa needs of individuals in situations of social interaction
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12816
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

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