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Tipo do documento: Dissertação
Title: A Pedagogia de projetos na práxis da educação ambiental, no ensino técnico em agropecuária no IFTM – Campus Uberlândia
Other Titles: The pedagogy of projects in the environmental education praxis, in the farming teacher at IFTM – Campus Uberlândia
Authors: Vilela, João Antônio de Lima
Orientador(a): Gonçalves, Lenicio
Primeiro membro da banca: Frangiorge, Lenicio
Segundo membro da banca: Zaú, André Scarambone
Keywords: Ensino Profissional;Professional study;Pedagogy of Projects;Pedagogia de Projetos;Meio Ambiente;Environment
Área(s) do CNPq: Ciências Humanas
Idioma: por
Issue Date: 10-Oct-2011
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citation: VILELA, João Antônio de Lima. A Pedagogia de projetos na práxis da educação ambiental, no ensino técnico em agropecuária no IFTM - Campus Uberlândia. 2011. 74 f. Dissertação (Programação de Pós-Graduação em Educação Agrícola) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica.
Abstract: A pesquisa com a temática Educação Ambiental aliada à pedagogia de projetos surgiu da necessidade de desenvolver um trabalho pedagógico que valorizasse a participação de educando e do educador no processo de ensino-aprendizagem. Este trabalho teve como objetivos estudar a contribuição da pedagogia de projetos na práxis da Educação Ambiental para a formação de Técnicos em Agropecuária do IFTM - Campus Uberlândia; verificar de que forma a proposta de trabalhos com projetos de Educação Ambiental determina um caráter transformador nas práticas dos estudantes, em relação à comunidade escolar. Utilizamos a pesquisa-ação para desenvolver os projetos de Educação Ambiental, pois essa metodologia estabelece estreita associação com uma ação ou com a resolução de problemas de modo cooperativo ou participativo. Participaram da pesquisa 120 estudantes - 60 das 2ª séries e 60 das 3ª séries do curso de agropecuária do IFTM, os quais desenvolveram seis projetos, sendo eles: Tratamento de Água e esgoto, Reflorestamento de APP (Área de Proteção Permanente), Problemas Ambientais no IFTM, Sustentabilidade, Desperdício, e Proposta de Implantação de Gerenciamento dos Resíduos Sólidos. Os conhecimentos adquiridos com a aplicação da pedagogia de projetos na práxis da Educação Ambiental no IFTM contribuíram para desenvolver na comunidade escolar uma tomada de consciência sobre a importância da sustentabilidade na utilização dos recursos naturais. Esta pesquisa proporcionou uma nova forma de ensinar, possibilitando a construção de um novo olhar sobre a maneira de trabalhar os conteúdos, rompendo os paradigmas da pedagogia tradicional, por meio da criatividade e autonomia dos estudantes.
Abstract: The research concerning Environmental Education in association with the Pedagogy of Projects originated from the necessity of developing a pedagogical work which valued the participation of the student and teacher in the teaching-learning process. This work was aimed to study the contribution of the application of Pedagogy of Projects in the praxis of Environmental Education for the formation in Farming Technicians at IFTM – Campus Uberlândia under the focus of sustainable dimension; verify in which way the proposal of works with projects of Environmental Education determines a transforming character in the practice of students, in relation to the scholar community. Action-research was used in order to develop the Environmental Education projects, because this methodoly has strong relations with an action or with the resolution of problems in a cooperative or participative way. Participated in the research 120 students – 60 from 2nd high school and 60 from 3rd high school of the Farming course of IFTM, who developed 6 projects: Water and Sewage treatment, PEPA (Permanent Environmental Protection Area) Reforesting project, the Environmental problems at IFTM, Sustainability at IFTM, Disposal at IFTM, and of proposal of Solid residue Management at IFTM. The knowledge gained with the application of Pedagogy of Projects in the praxis of Environmental Education at IFTM contributed to develop in the scholar community an awareness process about the importance of sustainability in the use of natural resources. This research has prompted a new way of teaching, enabling the construction of a new look on the way of working the subjects, breaking up the paradigms of traditional pedagogy, through creativity and autonomy of students.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12831
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

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