Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12846
Tipo do documento: | Dissertação |
Title: | A Editoração Eletrônica na Educação: integração ao contexto escolar na formação do Técnico em Agropecuária da Escola Família Agrícola do Pacuí - Macapá/AP |
Other Titles: | The publishing Electronics in Education: integrating the school context in shaping the technician in the Agricultural School of the Agricultural Family Pacuí - Macapá/AP |
Authors: | Santos, Márcio Oliveira dos |
Orientador(a): | Gregório, Sandra Regina |
Primeiro membro da banca: | Gregório, Sandra Regina |
Segundo membro da banca: | Guimarães, Fabiano Waldez Silva |
Terceiro membro da banca: | Moura, Mirian Ribeiro Leite |
Quarto membro da banca: | Stefanuto, Vanderlei Antonio |
Keywords: | Tecnologia da Informação;Aprendizagem;Editoração eletrônica;Information Technology;Learning;Electronic Publishing |
Área(s) do CNPq: | Educação |
Idioma: | por |
Issue Date: | 2-Dec-2014 |
Publisher: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto de Agronomia |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola |
Citation: | SANTOS, Márcio Oliveira dos. A Editoração Eletrônica na Educação: integração ao contexto escolar na formação do Técnico em Agropecuária da Escola Família Agrícola do Pacuí - Macapá/AP. 2014. 50 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola). Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ. 2014. |
Abstract: | O presente avaliou a contribuição da Tecnologia da Informação na formação técnica dos alunos na Escola Família Agrícola do Pacuí de Macapá/AP, usando a editoração eletrônica como proposta pedagógica. Foi realizada uma oficina de Editoração Eletrônica buscando correlações com a disciplina de Informática Básica Aplicada que compõe a matriz Curricular do Curso Técnico em Agropecuária. A oficina de compreendeu uma carga horária de 40 horas, no período de uma semana, com as atividades desenvolvidas em uma sala de aula com a participação de 21 alunos do curso Técnico em Agropecuária. Um questionário semiestruturado foi usado para diagnosticar o conhecimento inicial do aluno sobre Tecnologia da Informação e Editoração Eletrônica bem como a aprendizagem após a oficina. E ainda e para avaliar a aprendizagem foram utilizados os produtos elaborados pelos alunos. Nos resultados foi verificado que a oficina de pedagógica contribuiu para que os alunos percebessem o quanto a editoração eletrônica poderá contribuir na sua formação. E ainda, que as disciplinas específicas do curso técnico em agropecuária como o desenho técnico, a gestão rural, o estágio supervisionado e a construção rural, podem se utilizar, de forma interdisciplinar, dos conhecimentos da disciplina de informática básica promovendo uma melhor formação do aluno, com uma correlação da teoria com a prática, explorando a criatividade através de oficinas pedagógicas. |
Abstract: | This study evaluated the contribution of Information Technology in the technical training of students at the Escola Família Agrícola do Pacuí from Macapá / AP, using electronic publishing as a pedagogical proposal. It was realized a workshop about Electronic Publishing attempt to correlate with the discipline of Applied Basic Computer that composes the matrix syllabuses of the Technical Course in Agriculture. The workshop embraced a workload of 40 hours within a week, with activities developed in a classroom with the participation of 21 students from the Technical Course in Agriculture. A semi-structured questionnaire was used to diagnose the initial student's knowledge on Information Technology and Electronic Publishing and as well as learning after the workshop. And yet, to assess the learning products made by students were used. In the results it was found that the pedagogical workshop helped students realize how electronic publishing can help in their training. And yet, the specific disciplines of technical course in agriculture like technical drawing, rural management, supervised training and rural construction may be used, in an interdisciplinary way, of knowledge of basic computer course promoting better education of students with a correlation of theory and practice, exploring the creativity through educational workshops. |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12846 |
Appears in Collections: | Mestrado em Educação Agrícola |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2014 - Márcio Oliveira dos Santos.pdf | Documento principal | 9.02 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.