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dc.contributor.authorPinho, Camila Silva
dc.date.accessioned2023-12-22T02:28:22Z-
dc.date.available2023-12-22T02:28:22Z-
dc.date.issued2022-06-13
dc.identifier.citationPINHO, Camila Silva. A reforma do ensino médio e suas possíveis consequências nos cursos técnicos integrados ao ensino médio da rede federal de educação profissional e tecnológica. 2022. 130 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2022.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12897-
dc.description.abstractEste trabalho apresenta elementos para discussão sobre o processo de reformulação curricular e seus desdobramentos, em especial para a Educação Profissional e Tecnológica no Brasil, estabelecido na Lei no 13.415 de fevereiro de 2017 que reforma o Ensino Médio, a partir da análise dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio do campus Valença do Cefet/ RJ. Partindo da minha experiência profissional com os cursos técnicos integrados ao Ensino Médio em um uma Instituição da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica e de diversas dúvidas suscitadas pela Lei da Reforma, compreendi a necessidade de estudar mais a fundo o tema, ao presumir impactos no papel das instituições federais de Educação Profissional. Ao propor pesquisar os impactos da Reforma do Ensino Médio nos currículos dos cursos técnicos integrados ao ensino médio, pretendemos compreender se é possível reformular o currículo destes cursos de acordo com a Lei 13.415/2017 de forma a manter a relação de integração curricular, a indissociabilidade entre Educação Básica e Educação Profissional e sua função de formação humana. Consequentemente, nosso objetivo é analisar as Reformas da Educação Profissional no Brasil, com foco nos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. Para atingir tal objetivo, descrevemos as Reformas de Educação Profissional no Brasil, através do detalhamento da relação entre educação e trabalho, os conceitos de politécnica, omnilateralidade e a formação integrada; realizamos um resgate histórico das Políticas de Educação Profissional no Brasil com ênfase na Reforma da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica; debatemos a proposta legal da Reforma do Ensino Médio de 2017 do Ministério da Educação (MEC), esmiuçando sua concepção, contexto e proposta educacional na realidade do Cefet/RJ e do campus Valença, salientando as intervenções da reforma na educação integrada de nível médio. Realizamos revisão bibliográfica e analisamos sob o referencial teórico-metodológico histórico-crítico e os pressupostos da pesquisa qualitativa de caráter explicativo e descritivo. Buscamos dialogar com os elementos analisados considerando as relações que se estabelecem no cenário sócio- histórico-político-educacional a fim de enunciar possíveis resultados e compreensão do objeto de estudo. Nessa perspectiva, damos ênfase à prática social e, assim, sinalizamos caminhos para uma educação transformadora crítica, concebendo a educação como mediadora no seio da prática social global. Ademais, por meio da historicização, apontamos rumos, ações e reações possíveis dos implicados no processo da atual reforma do Ensino Médio. Demonstramos a potência que é o ensino médio integrado, trazendo suas possibilidades e compatibilidades com a educação democrática voltada para uma formação emancipatória para classe trabalhadora, como forma de resistir ao Novo Ensino Médio e fortalecer a educação profissional e tecnológica.por
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectHistória da educação profissional no Brasilpor
dc.subjectEducação e trabalhopor
dc.subjectReforma do ensino médiopor
dc.subjectHistory of professional education in Brazileng
dc.subjectEducation and workeng
dc.subjectHigh school reformeng
dc.titleA reforma do ensino médio e suas possíveis consequências nos cursos técnicos integrados ao ensino médio da rede federal de educação profissional e tecnológicapor
dc.title.alternativeThe reform of high school and its possible consequences on the federal network of vocational and technological education's integrated technical high school courseseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThis work presents elements for discussion about the process of curriculum reform and its consequences, especially for Professional and Technological Education in Brazil, established in Law no 13.415 of February 2017, which reforms High School, based on the analysis of integrated technical courses to High School at the Valença campus of Cefet/RJ. Based on my professional experience with the technical courses integrated to High School in an Institution of the Federal Network of Professional and Technological Education and of several doubts raised by the Reform Law, I understood the need to study the subject in more depth, by assuming impacts on the role of federal institutions of Professional Education. By proposing to research the impacts of the High School Reform on the curriculum of technical courses integrated into high school, we intend to understand whether it is possible to reformulate the curriculum of these courses in accordance with Law 13.415/2017 in order to maintain the relationship of curricular integration, inseparability between Basic Education and Professional Education and its function of human formation. Consequently, our objective is to analyze the Reforms of Professional Education in Brazil, focusing on the Technical Courses Integrated to High School of the Federal Network of Professional and Technological Education.To achieve this objective, we describe the Professional Education Reforms in Brazil, through the details of the relationship between education and work, the concepts of polytechnics, omnilaterality and integrated training; we carried out a historical review of Professional Education Policies in Brazil, with emphasis on the Reform of the Federal Network of Professional, Scientific and Technological Education; We discussed the legal proposal of the MEC's 2017 High School Reform, detailing its conception, context and educational proposal in the reality of Cefet/RJ and the Valença campus, highlighting the interventions of the reform in integrated secondary education. We carried out a bibliographic review and analyzed under the historical-critical theoretical-methodological framework and the assumptions of qualitative research of an explanatory and descriptive nature. We seek to dialogue with the collected data considering the relationships that are established in the socio-historical-political-educational scenario in order to enunciate possible results and understanding of the object of study. From this perspective, we emphasize social practice and, thus, point out ways for a critical transformative education, conceiving education as a mediator within the global social practice. Furthermore, through historicization, we point out possible directions, actions and reactions of those involved in the process of the current reform of High School. We demonstrate the power of integrated high school, bringing its possibilities and compatibilities with democratic education aimed at an emancipatory training for the working class, as a way of resisting the New High School and strengthening professional and technological education.eng
dc.contributor.advisor1Souza, Nádia Maria Pereira de
dc.contributor.advisor1ID739.514.557-72por
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-6001-8275por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3482614478463727por
dc.contributor.referee1Souza, Nádia Maria Pereira de
dc.contributor.referee1ID739.514.557-72por
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-6001-8275por
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3482614478463727por
dc.contributor.referee2Paiva, Liz Denize Carvalho
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0003-4116-2674por
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9816342888670620por
dc.contributor.referee3Castro, Jeimis Nogueira de
dc.contributor.referee3ID090.001.817-80por
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2698750353284406por
dc.creator.ID083.244.536-36por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0392406924418033por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
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