Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12922
Tipo do documento: | Dissertação |
Title: | A formação do técnico subsequente em meio ambiente do IFAM Campus Tabatinga em relação à educação ambiental |
Other Titles: | The training of the subsequent technician in the environment of the IFAM Campus Tabatinga in relation to environmental education |
Authors: | Alves, Antônia Marinês Goes |
Orientador(a): | Mizuguchi, Nedda Garcia Rosa |
Primeiro membro da banca: | Pereira, Isabel Brasil |
Segundo membro da banca: | Gonçalves, Lenício |
Keywords: | Educação Ambiental;Environmental Education;Technical Training;Interdisciplinary;Formação Técnica;Interdisciplinaridade |
Área(s) do CNPq: | Ciências Humanas |
Idioma: | por |
Issue Date: | 24-Nov-2016 |
Publisher: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto de Agronomia |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola |
Citation: | Alves, Antônia Marinês Goes. A formação do técnico subsequente em meio ambiente do IFAM Campus Tabatinga em relação à educação ambiental. 2016. [115 f.]. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica-RJ. |
Abstract: | Esta pesquisa foi realizada no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas – Campus Tabatinga. Sob a metodologia da análise quali-quantitativa está constituída da análise documental do documento norteador do Curso (Plano de Curso) e análise de questionário semiestruturado aplicado aos alunos da turma de Meio Ambiente Subsequente III módulo (turma única de finalistas do curso). A análise do Plano de Curso foi feita observando seus aspectos principais: Justificativa, Objetivos, Perfil do profissional de conclusão e Matriz curricular do curso em relação à uma proposta interdisciplinar e em relação à E.A. No documento foi observada uma desatualização em relação ao disposto em documentos oficiais (PCN: Meio Ambiente e CNCT). O questionário aplicado aos alunos finalistas, composto de perguntas abertas e fechadas, buscou que o aluno deixasse à mostra sua percepção ambiental como técnico ambiental em final de formação. A análise dos resultados obtidos traz à tona a necessidade de uma reflexão mais profunda acerca do curso ofertado, desde a sua concepção no papel até a sua prática em sala de aula, dada a desatualização do mesmo em relação às concepções transdisciplinares e interdisciplinares recomendadas nos documentos oficiais. A análise dos questionários nos apresenta uma formação técnica que se tendencia a uma prática profissional cartesiana e superficial evidenciando-se uma percepção ambiental restrita e voltada ao uso do meio ambiente em benefício do homem. |
Abstract: | This research was carried out at the Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas – Campus Tabatinga. Under the qualitative-quantitative analyse methodology is constituted of documentary analysis of the guiding Course Plan and the analysis of the questionnaire applied to the Subsequent Environment students from the second training module (the last term single class). The analysis of the Course Plan was done observing its main aspects: Background, Objectives, Justification, Objectives, Professional Profile of the students who completed the course and the Course Study Programme in an interdisciplinary proposal and in relation to the Environmental Education. In the document were observed an outdate when compared to official documents (PCN: Environment and CNCT). The questionnaire applied to the graduated students, comprised of open and closed questions, sought to make the students show their environmental perception as an environmental technician. The analysis of the results bringing to the spotlight the necessity of a deeper reflection about the course offered, since its inception until its classroom practice, such its outdating with regard to transdisciplinary and interdisciplinary conceptions recommended in the official documents. The analysis of the questionnaires presents a technical training tended to a Cartesian and superficial professional practice evidencing a restricted environmental perception, focused on the use of the environment for man benefit |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12922 |
Appears in Collections: | Mestrado em Educação Agrícola |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2016 - Antonia Marines Goes Alves.pdf | Antonia Marines Goes Alves | 1.44 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.