Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12932
Tipo do documento: | Dissertação |
Title: | No tabuleiro: educação do campo x políticas públicas |
Other Titles: | On the board: rural education x public policies |
Authors: | Barros, Danielle Christian Ribeiro |
Orientador(a): | Soares, Ana Maria Dantas |
Primeiro coorientador: | Oliveira, Lia Maria Teixeira de |
Primeiro membro da banca: | Soares, Ana Maria Dantas |
Segundo membro da banca: | Santos, Ramofly Bicalho dos |
Terceiro membro da banca: | Jesus, Vanessa Pereira de |
Keywords: | Escola do Campo;Políticas Públicas;Baixada Fluminense;Agricultura Familiar;Field Education;Public Policies;Baixada Fluminense;Family Agriculture |
Área(s) do CNPq: | Educação |
Idioma: | por |
Issue Date: | 5-Aug-2022 |
Publisher: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto de Agronomia |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola |
Citation: | BARROS, Danielle Christian Ribeiro. No tabuleiro: educação do campo x políticas públicas. 2022. 76 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2022. |
Abstract: | Esta pesquisa é uma análise de como a educação do campo se relaciona com as políticas nacionais voltadas para o agricultor familiar no ambiente da Creche - Escola Bairro Tabuleiro, na Baixada Fluminense, situado em uma área rural da cidade de Duque de Caxias no distrito de Xerém. No âmbito das políticas públicas, menciona-se a DAP (Declaração de Aptidão ao PRONAF) e o PRONAF (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar), como também se investiga as políticas instituídas de compras institucionais do PAA (Programa de Aquisição de Alimentos), o PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar) e o PRONATER (Programa Nacional de Assistência Técnica). Na unidade escolar, todo cotidiano é observado, entretanto o Projeto Político Pedagógico e a diretora da unidade escolar são os elementos norteadores do trabalho, que foi adaptado para atender a necessidade temporal de um momento de enfrentamento à crise sanitária da covid-19. A pesquisa se ancora na concepção de educação do campo ampliada – defendida por Roseli Salete Caldart, em textos oficiais do governo federal e em vasta bibliografia que apresenta a trajetória do movimento de transição da educação rural para educação do campo. |
Abstract: | This research is an analysis of how the field education relates to national policies aimed at the family farmer in the environment of the Creche - Escola do Bairro Tabuleiro, in Baixada Fluminense, located in a rural area of the city of Duque de Caxias in the district of Xerem. Within the scope of public policies, mention is made of the DAP (Declaration of Aptitude for PRONAF) and PRONAF (National Program for Strengthening Family Agriculture), as well as investigating the institutional purchasing policies of the PAA (Food Acquisition Program), PNAE (National School Feeding Program) and PRONATER (National Technical Assistance Program). At the school unit, every day is observed, however the Political Pedagogical Project and the director of the school unit are the guiding elements of this work, which was adapted to meet the temporal need of a moment of facing the health crisis of covid-19. The research is anchored in the concept of expanded field education – defended by Roseli Salete Caldart, in official texts from the federal government and in a vast bibliography that presents the trajectory of the transition movement from rural education to field education. |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12932 |
Appears in Collections: | Mestrado em Educação Agrícola |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2022 - Danielle Christian Ribeiro Barros.pdf | 2022 - Danielle Christian Ribeiro Barros | 5.35 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.