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https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12936
Tipo do documento: | Dissertação |
Title: | Interfaces entre educação ambiental e educação especial: horta pedagógica como ferramenta inclusiva |
Other Titles: | Interfaces between environmental education and special education: pedagogical garden as an inclusive tool Interfaces entre la educación ambiental y la educación especial: el jardín pedagógico como herramienta inclusiva |
Authors: | Oliveira, Virgínia Scheidegger da Costa |
Orientador(a): | Soares, Ana Maria Dantas |
Primeiro membro da banca: | Soares, Ana Maria Dantas |
Segundo membro da banca: | Araújo, Fabiana de Carvalho Dias |
Terceiro membro da banca: | Cordeiro, Fabiana |
Keywords: | Inclusão Educacional;Interdisciplinaridade;Ferramentas Educacionais;Educational Inclusion;Interdisciplinarity;Educational Tools;Inclusión Educativa;interdisciplinariedad;Herramientas Educativas |
Área(s) do CNPq: | Educação |
Idioma: | por |
Issue Date: | 2-Mar-2023 |
Publisher: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto de Agronomia |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola |
Citation: | OLIVEIRA, Virgínia Scheidegger da Costa. Interfaces entre educação ambiental e educação especial: horta pedagógica como ferramenta inclusiva. 2023. 73 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ. 2023. |
Abstract: | A Educação Ambiental (EA) tem sido considerada uma forma de minimizar os impactos causados pelo ser humano ao planeta, muitas políticas públicas foram criadas para fortalecer a EA no país, principalmente no âmbito das escolas. O movimento pela Educação Inclusiva surge a partir da necessidade de criação de escolas que sejam fundamentadas na perspectiva dos direitos humanos, garantindo as mesmas oportunidades de aprendizado para todos os cidadãos. Percebendo-se a sintonia entre a Educação Ambiental e a Educação Inclusiva, já que as duas se complementam, de forma a criar um ensino que quebre paradigmas e sejam pautadas nos direitos humanos, na diversidade e formadoras de sujeitos conscientes e críticos de suas realidades, a pesquisa procurou investigar a Horta Pedagógica como proposta educativa, buscando entender se, integrada a atividades de educação ambiental, poderia auxiliar no processo de ensino aprendizagem e no desenvolvimento social e psicomotor dos educandos, criando oportunidades de todos os educandos aprenderem juntos, de forma colaborativa e assim, contribuir com o processo de inclusão escolar. Buscou-se trabalhar com o aporte da pesquisa qualitativa, em duas dimensões: num primeiro momento uma pesquisa exploratória, constando de levantamento bibliográfico e documental e de rodas de conversa com os educandos e professores. Num segundo momento utilizou-se trabalhar com os pressupostos da pesquisa participante, utilizando-se a horta escolar como o espaço de trocas e de aprendizado. A pesquisa foi realizada no CIEP-158 Professora Margarida Thompson, localizado no município de Piraí, RJ, a partir de uma parceria entre as Secretarias Municipais de Meio Ambiente, de Agricultura e de Educação, a escola, os educandos, os professores de ciências e a própria pesquisadora. A horta foi implantada para realização de atividades pedagógicas, criando um espaço de aprendizagem, fora das salas de aula tradicionais, um verdadeiro laboratório vivo com potencial de uso coletivo ou individual por todas as disciplinas. Através dela foram desenvolvidas atividades junto aos educandos que buscaram aprofundar os conhecimentos e técnicas de cultivo agrícola e, para além disso, outros aspectos que visam a formação integral do indivíduo puderam ser trabalhados com sucesso. A pesquisa proporcionou o reconhecimento e um consequente aprofundamento na utilização de outras possibilidades metodológicas, capazes de apoiar o processo ensino-aprendizagem, a partir de atividades que desenvolvam a percepção da relação ser humano – natureza, numa perspectiva interdisciplinar, socialmente inclusiva e com a construção coletiva de ferramentas pedagógicas, envolvendo educandos e professores de diferentes áreas de conhecimento. Pode-se constatar que a horta escolar é um potencial centro gerador de conhecimentos, de aprendizagens múltiplas, dinâmicas e capazes de contribuir para o desenvolvimento psicomotor dos educandos, bem como se constitui um elemento potencializador do envolvimento do conjunto da comunidade escolar. |
Abstract: | Environmental Education (EA) has been considered a way to minimize the impacts caused by human beings on the planet, many public policies were created to strengthen EE in the country, mainly within schools. The movement for Inclusive Education arises from the need to create schools that are based on the perspective of human rights, guaranteeing the same learning opportunities for all citizens. Realizing the harmony between Environmental Education and Inclusive Education, since the two complement each other, in order to create a teaching that breaks paradigms and is based on human rights, diversity and trainers of conscious and critical subjects of their realities, The research sought to investigate the Pedagogical Garden as an educational proposal, seeking to understand whether, integrated with environmental education activities, it could help in the teaching-learning process and in the social and psychomotor development of students, creating opportunities for all students to learn together, in a collaborative way and thus contribute to the school inclusion process. We sought to work with the contribution of qualitative research, in two dimensions: at first, an exploratory research, consisting of a bibliographical and documentary survey and conversation circles with students and teachers. In a second moment, working with the assumptions of participant research was used, using the school garden as a space for exchanges and learning. The research was carried out at CIEP-158 Professora Margarida Thompson, located in the municipality of Piraí, RJ, based on a partnership between the Municipal Secretariats of the Environment, Agriculture and Education, the school, the students, the science teachers and the researcher herself. The garden was implanted to carry out pedagogical activities, creating a learning space, outside the traditional classrooms, a true living laboratory with potential for collective or individual use by all disciplines. Through it, activities were developed with the students who sought to deepen their knowledge and techniques of agricultural cultivation and, in addition, other aspects aimed at the integral formation of the individual could be successfully worked on. The research provided recognition and a consequent deepening in the use of other methodological possibilities, capable of supporting the teaching-learning process, based on activities that develop the perception of the human being - nature relationship, in an interdisciplinary, socially inclusive perspective and with the construction group of pedagogical tools, involving students and professors from different areas of knowledge. It can be seen that the school garden is a potential center for generating knowledge, multiple learning, dynamic and capable of contributing to the psychomotor development of students, as well as constituting an element that enhances the involvement of the whole school community. La Educación Ambiental (EA) ha sido considerada una forma de minimizar los impactos que provoca el ser humano en el planeta, muchas políticas públicas fueron creadas para fortalecer la EA en el país, principalmente al interior de las escuelas. El movimiento por la Educación Inclusiva surge de la necesidad de crear escuelas que se basen en la perspectiva de los derechos humanos, garantizando las mismas oportunidades de aprendizaje para todos los ciudadanos. Dándose cuenta de la armonía entre la Educación Ambiental y la Educación Inclusiva, ya que ambas se complementan, con el fin de crear una enseñanza que rompa paradigmas y se base en los derechos humanos, la diversidad y formadores de sujetos conscientes y críticos de sus realidades, la investigación buscó indagar el Jardín Pedagógico como una propuesta educativa, buscando comprender si, integrado con actividades de educación ambiental, podría ayudar en el proceso de enseñanza-aprendizaje y en el desarrollo social y psicomotor de los estudiantes, creando oportunidades para que todos los estudiantes aprendan juntos, en forma colaborativa. y así contribuir al proceso de inclusión escolar. Se buscó trabajar con el aporte de la investigación cualitativa, en dos dimensiones: en un principio, una investigación exploratoria, consistente en un levantamiento bibliográfico, documental y círculos de conversación con estudiantes y docentes. En un segundo momento, se trabajó con los supuestos de la investigación participante, utilizando el huerto escolar como espacio de intercambio y aprendizaje. La investigación fue realizada en el CIEP-158 Profesora Margarida Thompson, ubicada en el municipio de Piraí, RJ, a partir de una asociación entre las Secretarías Municipales de Medio Ambiente, Agricultura y Educación, la escuela, los estudiantes, los profesores de ciencias y la investigadora. sí misma. El jardín se implantó para realizar actividades pedagógicas, creando un espacio de aprendizaje, fuera de las aulas tradicionales, un verdadero laboratorio vivo con potencial para el uso colectivo o individual de todas las disciplinas. A través de ella se desarrollaron actividades con los alumnos que buscaron profundizar en sus conocimientos y técnicas de cultivo agrícola y, además, se pudieron trabajar con éxito otros aspectos encaminados a la formación integral del individuo. La investigación brindó reconocimiento y consecuente profundización en el uso de otras posibilidades metodológicas, capaces de apoyar el proceso de enseñanza-aprendizaje, a partir de actividades que desarrollen la percepción de la relación ser humano - naturaleza, en una perspectiva interdisciplinaria, socialmente incluyente y con la grupo de construcción de herramientas pedagógicas, involucrando a estudiantes y profesores de diferentes áreas del conocimiento. Se puede apreciar que el huerto escolar es un centro potencial de generación de conocimientos, aprendizajes múltiples, dinámico y capaz de contribuir al desarrollo psicomotor de los estudiantes, además de constituir un elemento que potencia el involucramiento de toda la comunidad escolar. |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12936 |
Appears in Collections: | Mestrado em Educação Agrícola |
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